Férias 2016: O lindo Marco Zero de Recife!

O Marco Zero, na Praça Rio Branco, no Recife Antigo é referência turística da cidade e conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade.

Reprodução: Antoniotur.

 

Em volta do marco zero encontra-se, pintada no solo pelo pintor Cícero Dias, a Rosa dos Ventos, inspirada na obra do pintor “Eu vi o mundo. Ele começava no Recife”.

Recife Antigo
Reprodução: Antoniotur.

O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval, com a Central do Carnaval. Espaço de apoio aos foliões durante a data festiva que no restante do ano funciona como acervo da memória carnavalesca, com restaurantes e serviços ao turista.

O Marco Zero de Recife. Imagem: Blog dos Pernés

Aproveite também no local o Parque de Esculturas e os edifícios do Centro Cultural da Caixa e da Associação Comercial de Pernambuco, e o Museu Cais do Sertão. Além disso vale a pena visitar o novo Mercado de Artesanato, que traz peças de mestres artesãos e outros artistas reconhecidos de todo o estado.

Thiago Perné Santos, do Marco Zero de Recife para o Brasil. Imagem: Blog dos Pernés

Desde 2000, em homenagem aos “500 anos de Descobrimento do Brasil”, do Marco Zero, olhando para o mar, se vê o Parque das Esculturas: um conjunto de peças de cerâmica produzidas pelo artista plástico Francisco Brennand onde se destaca a Coluna de Cristal. Há um porto no local de onde é possível fazer a travessia de barco para o parque a fim de ver as obras de perto.

Leia também:

Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)

O melhor combo: “Jalapeño Bacon Burguer” e as “Fritas Trufadas” – The Fifties Recife

Responsabilidade Social: Acessibilidade no Shopping Rio Mar Recife

 

Férias 2016 – O Trevo gelado de Fortaleza

Turista que é bom, aproveita as suas viagens para conhecer o que tem de melhor no seu destino.

E eu que não sou bobo, e estive em maio de 2016, em Fortaleza/CE nas minhas últimas férias, aproveitei para conhecer a Trevo Gelateria, no qual já conhecia através das fotos do meu amigo cearense, Rafael. Lugar que eu estava louco para conhecer, desde que comecei a programar minhas férias ao Nordeste.

Lugar legal né? Vamos agora descobrir o que comemos?

Uma super taça, dá pra dividir pra 3. E claro que dividi com mais dois, meus amigos queridos Rafael e Camila (Saudades s2).

É muita coisa, mas é uma delícia. Além disso, fiquei impressionado com a decoração, limpeza e atendimento do local. – Trevo Gelateria, sorte e sabor. Que indico a todos que estiverem indo a Fortaleza. São 3 lojas, e quando estiver indo, verifique se há algum cupom promocional em sites de descontos. Nós pagamos R$ 19,90, pela taça com 3 sabores no site do Peixe Urbano.

Saiba mais no site oficial da Trevo.

Leia também:

Férias 2016 – A praia acessível de Fortaleza

Férias 2016: Iracema Travel Hotel

Destinos divertidos para suas Férias em família!

Férias 2016 – A praia acessível de Fortaleza

Lá em Fortaleza eu fiquei encantando ao encontrar o Programa Praia Acessível, que já tinha visto falar apenas por alto. E foi naPraia de Iracema que esbarrei com o projeto.

Em Fortaleza, o programa tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. O projeto também funciona em outras praias do litoral de SP, RJ e Nordeste.

IMG_3141

IMG_3159

As cadeiras: 

As cadeiras anfíbias são conhecidas como Air Fryb e são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

IMG_3150

A equipe: 

Atualmente (maio/2016), a equipe da Estação “Praia de Iracema” é composta por 6 pessoas da Prefeitura de Fortaleza. E conheci a Jakeline que é fisioterapeuta, e trabalha no projeto desde a criação, em março desse ano. Juntamente com ela, trabalham também 4 pessoas da guarda municipal, e 4 bombeiros. E estes prestam auxilio aos visitantes.

IMG_3143

IMG_3153

IMG_3154

IMG_3155

Um destes, foi o Senhor Raimundo, de 65 anos. E foi acompanhado dos netos André e Denise.

IMG_3145

IMG_3146
Senhor Raimundo, com a equipe. Prestes a tomar banho de mar.

IMG_3147

Conheci também a Gigi, que devido um acidente em 2010 ficou tetraplégica e recentemente teve câncer de mama. Apesar de tudo, não se deixa abater e é funcionária do projeto na Praia de Iracema.

Ela conheceu o projeto em 2014, em São Paulo. Segundo ela a cadeira  importada da marca “Mobi Chair”, é bem confortável, e tem certeza que é a melhor que ela já usou. Acredita que o projeto é excelente, e sem ele não teria a oportunidade de nadar no mar, sem se machucar, se não houvesse essa facilidade e conforto. Olha ela aí, todo sorridente e simpática ao meu lado;

IMG_3156

 

Agradeço a todos pela gentileza e atenção dispensada, que o projeto seja ampliado para outras praias que ainda não as tem.

 

Quando ir: 

Um espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público-alvo ao mar, estará disponível de quarta a domingo, de 9h às 14h, na Praia de Iracema. A área conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança.

Saiba mais:

Em Portugal – Praia para todos.

Leia também:

O maior Cajueiro do Mundo – RN

Hotel Iracema Travel – Fortaleza- CE

O melhor combo – “Jalapeño Bacon Burguer” e as “Fritas Trufadas” – The Fifties Recife

Como fazer Viagens Econômicas

Responsabilidade Social: Acessibilidade no Shopping Rio Mar Recife

Na minha rápida passagem por Recife, conheci o super super lindo e enorme Shopping Rio Mar Recife.

E uma das coisas que mais gostei, foi o monitor acessível. Olha o Hugo gente:

IMG_1365
No shopping Rio Mar Recife, o Hugo é o guia interprete do Shopping.  – Qualquer um que saiba a Língua de Sinais, pode entende-lo. Não é máximo?

Isso mesmo, eles tem o Hand Talk, tecnologia que realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda.

A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. A empresa foi criada em 2012, já foi premiada internacionalmente e é referência no segmento. Além de ser comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo.

IMG_1366
Hugo, o personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão para os surdos.

O personagem é um fofo, e tudo que ele diz, em Língua de Sinais  é bem fácil de entender.

Ainda no assunto, Inclusão e Acessibilidade, o RioMar Recife dispõe de elevadores com acessos a todos os pisos e banheiros adaptados para pessoas com deficiência física (atenção, Shopping Rio Mar Recife, não é portadores), além da cortesia de cadeiras de rodas convencionais e quadriciclos elétricos para que os clientes circulem com mais agilidade pelo Shopping.

Parabéns aos administradores!  Amei estar com vocês e saber que estão sempre se esforçando em tornar o passeio das pessoas com deficiência no Shopping ainda mais prazerosa e confortável, com certeza foi um dos pontos altos da minha viagem a cidade, a grande e linda Recife.

Leia também quando a Daiane falou desse Tradutor de Libras quando ela começou o blog dela, o antigo Daia Make e Tal. Ah, e logo logo teremos ele aqui também.

Até a próxima!

 

Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)

Férias é bom, descansar e poder viajar melhor ainda, não é mesmo?

Nunca tive vontade de conhecer o nordeste, até fazer algumas amizades e resolver visita-los. Natal e Fortaleza , bem como suas redondezas me surpreenderam e são lugares maravilhosos, as cidades lindas, o povo acolhedor e hospitaleiro.

Mas nem todas férias e passeios que fazemos podemos dizer que foram flores, até por que passei em Recife, que também tem ótimas atrações como restaurantes, shoppings e pontos turísticos e praias lindas e badaladas, mas que também tem uma condição que tornou minha estadia um tanto insuportável.

Trata-se do mau cheiro em praticamente em quase todos locais que visitei. Sim, o mau cheiro está impregnado no ar, devido talvez problemas com esgoto, lixo nas ruas e poluição no rios.  E não, não estou exagerando. Muito triste a situação (e mau cheirosa), que na minha humilde opinião está terrível, tanto por ser e cidade turística e linda com um povo tão legal e prestativo. Com toda certeza deveria ser mais bem cuidada pelos nossos governantes.

Infelizmente é a mais pura verdade, o que ocasionou certo desconforto, um pouco de dor de cabeça em alguns momentos e claro muita decepção, pois em momento algum imaginava que fosse assim e estava muito ansioso por conhecer a capital do estado do Pernambuco, que é cheia de praias paradisíacas e destinos inesquecíveis.

Ainda não acreditam? Joguem no Google e verá inúmeras reportagens e comentários de turistas e recifenses sobre esse problema. Mas fiz isso para vocês, para quem quiser ler a respeito, é só clicar nos links: Reclame Aqui: Bueiros e Esgotos com mal CheiroObservatório de Recife: Secretaria do Meio AmbienteFalta de Coleta de LixoMelhores Destinos: Recife.

De fato, não sei o que deve ser feito ou qual realmente é o problema ou se foi uma situação pontual, observada apenas nos dias que eu estive lá. Tomara que sim, não é mesmo? Mas bem, houve outros momentos, alguns deles muito bons.

Que num post futuro contarei tudo: Passeios que fiz em Olinda e no Centro Histórico de Recife (Recife Antigo), e um hambúrguer e batata frit maravilhosos que comi. Vocês não podem perder. Até mais!

Continue reading “Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)”

Férias 2016: Iracema Travel Hotel

Paz, descanso e sossego, tem tudo haver com férias não é mesmo? Já contei sobre minha visita ao Maior Cajueiro do Mundo, que inclusive foi ótimo. E pretendo fazer vários post relacionados a minha visita a Natal, Fortaleza e Recife.

Mas o post de hoje, não é apenas e elogios, pois trata-se também da minha estadia insatisfatória no Iracema Travel Hotel em Fortaleza/CE.

sshot-14
Um dos quartos do hotel, divulgado pelo site Booking: Todo limpo, novo, organizado e lindo. – Uma pena ser bem diferente da realidade.

Localização: O Iracema fica próximo a praia de Iracema, no final do bairro de mesmo nome. A praia de Iracema é que tem uma das vistas mais lindas e disputadas de Fortaleza.

Um ponto positivo, da localização é a Orla da praia que fica a uma quadra do hotel e o Centro Cultural Dragão do Mar, onde acontece vários eventos musicais gratuitos. Tem também Teatro, Museu e Cinema e uma bela passarela vermelha, local muito legal para tirar fotos. Está próximo também, o Mercado de Fortaleza, local ideal para comprar peças de artesanato e lembrancinhas.

Apesar disso, indico que procurem um hotel mais central ao bairro de Iracema, pois por se localizar no final do bairro, é crítica a falta de segurança em qualquer hora do dia, ficando ainda pior a noite, devido a proximidade de pontos de drogas, prostituição e casas de show. Além disso, é comum esbarrar com um morador de rua e/ou pedinte na região. O que nem sempre pode ser seguro.

sshot-12
O internauta Paulo, escreveu sua opinião sobre a Localização, e deu nota 8,3 para o estabelecimento no Booking.
sshot-5
José, também gostou da Localização, e de acordo com sua opinião o hotel levou nota 6,7.

Recepção: Cheguei no hotel por volta das 13:15, onde já tinha alguns hospedes a serem recepcionados e outros que estavam chegando. Infelizmente a recepção não foi feita por ordem de chegada, havia apenas um atendente para receber várias pessoas, tornando-o um pouco tumultuado e bem demorado.

No momento que atendia outros, percebi falta de cordialidade por parte do mesmo, com os demais. O episódio ocorreu quando um casal questionou da necessidade de preencher um dos formulários, no qual dentre eles estavam os termos responsabilidade de “Uso do Cofre” e também “Proibição de NÃO fumar dentro dos quartos”. O casal acreditava que era proibido fumar se o local estivesse totalmente fechado, momento em que o atendente deu mal resposta dizendo rispidamente que não era assim, e que a lei municipal dizia outras coisa.

sshot-4

Creio que a forma que foi dito e as palavras escolhidas não foram bem pensadas. Inclusive há vários comentários negativos em relação a cortesia dos funcionários, até mesmo destacados acima pelos internautas José e Paulo no site Booking. Mas na minha vez, não houve problemas. Fui bem recepcionado, recebi boas vindas e a reserva estava feita e já paga.

Elevadores e chegada ao quarto e serviço de quarto: O hotel possui três elevadores, sendo um deles de serviço. Todos são antigos e devem ser manutenidos. Além da lentidão, os botões estão com defeito e devem ser friccionados diversas vezes para funcionar. Além disso os visores, que mostram os andares que estamos passando estão com defeito.

qwedwq
Dois hóspedes mencionaram o problema no site booking, mostrando que o problema não é novo.

Tudo bem, enfim cheguei ao 10.º andar, mas tive que voltar na recepção para solicitar outro quarto, pois o mesmo ainda estava sendo limpo por uma das camareiras.

Chegando no quarto, a principio parecia lindo, com vista para o mar e varanda. Porém comecei a perceber a diferença das fotos postadas na internet com a realidade.

sshot-13

Na internet o quarto é impecável de tão lindo com mobília e enxoval novos. Já a realidade, os móveis já estão bem gastos e alguns quebrados ou enferrujados, a cama não é 100% confortável, não há cobertores, travesseiros ou um mínimo um lençol extra para se cobrir a noite, caso queira. Não há pratos e talheres nos quartos e não fui atendido mesmo depois de solicitado. Sorte do primeiro comentário da foto acima, que recebeu pelo menos descartável. Nem isso recebi.

Em relação ao serviço de quarto, fiquei muito insatisfeito em duas ocasiões que meu quarto não foi arrumado, mesmo depois das 15 horas. Na primeira vez, ao chegar bem cansado no hotel reclamei e duas camareiras invadiram meu quarto, e eu estava sem roupa no banheiro. E mesmo que elas batessem e eu não tivesse escutado, perceberiam o cartão chave no local, a energia ligada, a TV, dentre outros itens óbvios que eu estava no quarto. Repugnante esse comportamento, não recebi desculpas e nem explicação. Depois disso, apareceu um copo quebrado, que me foi quebrado o valor de R$ 15 (Quinze reais).

sshot-11
Também quiseram cobrar da mãe da Amanda o valor de R$ 80.

Logo em seguida, na segunda vez que meu quarto não foi arrumado, vieram me cobrar por uma toalha manchada que segundo eles estava no meu quarto e provavelmente manchada de sangue, que eles não sabiam me mostrar a mancha e nem que onde a toalha estava. Para este infortúnio, me cobraram mais R$ 35 (Trinta e Cinco Reais). Totalizando R$ 50 de uma toalha manchada que não manchei e inexistente e de um copo que não quebrei.

Acesso ao quarto por terceiros: De acordo com o hotel, por medidas de segurança a recepção não permite a entrada de visitantes ao quarto do hóspedes. Parece-me que isso é regra na maioria dos hotéis, mas entendo que deveriam liberar acesso, após a autorização do hóspede, pena que mesmo descendo para solicitar pessoalmente, não pude acompanha-lo. Meu amigo Rafael foi barrado. O ruim que verifiquei em algumas ocasiões pessoas estranhas que não eram hospedes adentrando as dependência do hotel, logo a segurança não é feita para todos.

Café da Manhã, Piscina e Sauna: Não tenho costume e nem gosto muito de comer de manhã, mas quando viajo procuro comer. O Café é estilo “Self Service”, há pães, cereal, leite e geléia, e 3 tipos de frutas. Não há grande variedade de um dia para o outro, pelo menos nos dias que que fiquei. O pessoal aborda as pessoas de uma forma muito constrangedora, para saber se é hóspede.

sshot-8A piscina, academia e sauna ficam na cobertura. A piscina é bem pequena, não sendo isso o problema, e sim que ela é bem suja. A academia fica trancada o tempo todo, se quer usar, tem que buscar a chave na recepção, e prometer de pés juntos que cuidará dos esquipamentos, não espera. Todos os equipamentos estavam em manutenção, exceto uma das bicicletas. Já a sauna pode ser usada, mediante o valor de R$ 30 (Trinta reais).

Conclusão: É claro que opiniões se divergem, mas pelo fato de ter pago  R$ 50 de uma toalha manchada que não manchei e de um copo que não quebrei, pela localização, serviço de quarto e mau atendimento de grande parte dos funcionários, não indico o Iracema Travel em Fortaleza. Corram, pois é furada.

Férias 2016: O maior cajueiro do mundo

Desde criança eu amo caju.

Sempre amei esse fruto delicioso e nutritivo. E só tenho boas lembranças dos tempos que subia nos pés de caju nas proximidades de onde ainda moro, para comer.

Estou de férias neste mês (Maio/2016) e escolhi o Nordeste como destino.

E de tantas opções de passeios que já fiz e que ainda vou fazer, visitei o maior pé de caju ou cajueiro do mundo, que também é conhecido como cajueiro de Pirangi.

Trata-se de uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, no Rio Grande do Norte. Detalhe: Ela também é a maior árvore frutífera do mundo.

Como me hospedei na casa de um amigo em Parnamirim, fiquei bem próximo e não pensei duas vezes em visitar este. Foi só pegar a Van número seis (R$ 3,30), com destino a Pirangi, e pedir para descer em frente o cajueiro. Vamos conhecê-lo?

IMG_1782
Boas Vindas, logo na entrada!

IMG_1785

IMG_1790
A origem do maior cajueiro. Sim, tudo começa daqui.

IMG_1797

IMG_1819

IMG_1807

IMG_1787
Tem até Wi-fi!

E tem o Mirante, para ver tudo de cima, olha que máximo:

IMG_1849

IMG_1825
IMG_1826

IMG_1842IMG_1829Gente, fiquei apaixonado por esse passeio, gostei muito mesmo!
E sabe mais o que achei? O Cajueiro é lindo e realmente o tamanho é fascinante.

E vejam como que legal o cuidado que a Prefeitura tem com este patrimônio brasileiro:

IMG_1815
Segurança, nota 10!
IMG_1800
Os galhos são tratados com carinho, pela equipe.
IMG_1862
Veja a sinalização dos banheiros:
IMG_1860
E no final ainda tem um suco de caju grátis! Delicia!

Os funcionários dão um atendimento impecável, pois são super atenciosos. Nota 10.

Gente, fiquei apaixonado por esse passeio, gostei muito mesmo!

E sabe mais o que achei? O Cajueiro é lindo e realmente o tamanho é fascinante. É claro, que super vale a pena a visita!