Férias 2016: Morro Branco, Praia da Fonte e Canoa Quebrada/CE

Um lindo pacote (e bem em conta): Saindo de Fortaleza (e voltando), para uma esticada em Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes. As 3 praias famosas, são um bate e volta indispensável, barato e imperdível.

Os enormes “cataventos” – Energia Eólica e sustentável no Nordeste Brasileiro.

Praia das Fontes/Beberibe-CE: : o cartão-postal da praia das Fontes é o labirinto, um conjunto de falésias coloridas – os tons vermelhos predominam – de onde se retiram areias de colorações variadas. Em meio às formações surgem lagos de água doce, dunas gigantescas e fontes que proporcionam banhos refrescantes. Tome nota: O passeio de Buggy é indispensável, para encontrar as lagoas de água doce, e as grutas, E ahhhh. as bicas d’água.

 

Morro Branco/Beberibe-CE:  Uma beleza rara. A luz forte e duradoura das proximidades da Linha do Equador ressalta o contraste entre o verde do mar e o vermelho das falésias.

O local é conhecido pelas falésias multicoloridas (até 10 tons das cores, amarela, vermelha e branca), O labirinto é formado entre as falésias por erosão eólica e pluvial.

  • Canoa Quebrada/Aracati – CE: é um lugar de magia que surpreende a todos com tanta animação e beleza paradisíaca.
Passeio de Vela ou Jangada, que fiz junto com mais 3 pessoas. Adrenalina com direito a parada para mergulho.
Canoa Quebrada: O abraço e a paz que a gente quer!

 

s2
Sobre o pacote: Comprado no site de cupons Peixe Urbano, no valor de R$ 35 (maio/2016). Incluindo o Transfer de Fortaleza até Morro Branco, Canoa Quebrada, e Praia das Fontes. O passeio é oferecido pela empresa Terra do Sol, no qual super indico. A empresa te busca em seu Hotel ou Pousada, desde que estes sejam com distância de até 10Km do Centro.- Link atual para quem quiser aproveitar agora em 2017..
Obs: O passeio de Buggy (R$ 40) não está incluído no cupom, e deve ser pago diretamente a empresa que faz o serviço, quando em Morro Branco.

Férias 2016: O lindo Marco Zero de Recife!

O Marco Zero, na Praça Rio Branco, no Recife Antigo é referência turística da cidade e conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade.

Reprodução: Antoniotur.

 

Em volta do marco zero encontra-se, pintada no solo pelo pintor Cícero Dias, a Rosa dos Ventos, inspirada na obra do pintor “Eu vi o mundo. Ele começava no Recife”.

Recife Antigo
Reprodução: Antoniotur.

O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval, com a Central do Carnaval. Espaço de apoio aos foliões durante a data festiva que no restante do ano funciona como acervo da memória carnavalesca, com restaurantes e serviços ao turista.

O Marco Zero de Recife. Imagem: Blog dos Pernés

Aproveite também no local o Parque de Esculturas e os edifícios do Centro Cultural da Caixa e da Associação Comercial de Pernambuco, e o Museu Cais do Sertão. Além disso vale a pena visitar o novo Mercado de Artesanato, que traz peças de mestres artesãos e outros artistas reconhecidos de todo o estado.

Thiago Perné Santos, do Marco Zero de Recife para o Brasil. Imagem: Blog dos Pernés

Desde 2000, em homenagem aos “500 anos de Descobrimento do Brasil”, do Marco Zero, olhando para o mar, se vê o Parque das Esculturas: um conjunto de peças de cerâmica produzidas pelo artista plástico Francisco Brennand onde se destaca a Coluna de Cristal. Há um porto no local de onde é possível fazer a travessia de barco para o parque a fim de ver as obras de perto.

Leia também:

Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)

O melhor combo: “Jalapeño Bacon Burguer” e as “Fritas Trufadas” – The Fifties Recife

Responsabilidade Social: Acessibilidade no Shopping Rio Mar Recife

 

Férias 2016 – A praia acessível de Fortaleza

Lá em Fortaleza eu fiquei encantando ao encontrar o Programa Praia Acessível, que já tinha visto falar apenas por alto. E foi naPraia de Iracema que esbarrei com o projeto.

Em Fortaleza, o programa tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. O projeto também funciona em outras praias do litoral de SP, RJ e Nordeste.

IMG_3141

IMG_3159

As cadeiras: 

As cadeiras anfíbias são conhecidas como Air Fryb e são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

IMG_3150

A equipe: 

Atualmente (maio/2016), a equipe da Estação “Praia de Iracema” é composta por 6 pessoas da Prefeitura de Fortaleza. E conheci a Jakeline que é fisioterapeuta, e trabalha no projeto desde a criação, em março desse ano. Juntamente com ela, trabalham também 4 pessoas da guarda municipal, e 4 bombeiros. E estes prestam auxilio aos visitantes.

IMG_3143

IMG_3153

IMG_3154

IMG_3155

Um destes, foi o Senhor Raimundo, de 65 anos. E foi acompanhado dos netos André e Denise.

IMG_3145

IMG_3146
Senhor Raimundo, com a equipe. Prestes a tomar banho de mar.

IMG_3147

Conheci também a Gigi, que devido um acidente em 2010 ficou tetraplégica e recentemente teve câncer de mama. Apesar de tudo, não se deixa abater e é funcionária do projeto na Praia de Iracema.

Ela conheceu o projeto em 2014, em São Paulo. Segundo ela a cadeira  importada da marca “Mobi Chair”, é bem confortável, e tem certeza que é a melhor que ela já usou. Acredita que o projeto é excelente, e sem ele não teria a oportunidade de nadar no mar, sem se machucar, se não houvesse essa facilidade e conforto. Olha ela aí, todo sorridente e simpática ao meu lado;

IMG_3156

 

Agradeço a todos pela gentileza e atenção dispensada, que o projeto seja ampliado para outras praias que ainda não as tem.

 

Quando ir: 

Um espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público-alvo ao mar, estará disponível de quarta a domingo, de 9h às 14h, na Praia de Iracema. A área conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança.

Saiba mais:

Em Portugal – Praia para todos.

Leia também:

O maior Cajueiro do Mundo – RN

Hotel Iracema Travel – Fortaleza- CE

O melhor combo – “Jalapeño Bacon Burguer” e as “Fritas Trufadas” – The Fifties Recife

Como fazer Viagens Econômicas

Responsabilidade Social: Acessibilidade no Shopping Rio Mar Recife

Na minha rápida passagem por Recife, conheci o super super lindo e enorme Shopping Rio Mar Recife.

E uma das coisas que mais gostei, foi o monitor acessível. Olha o Hugo gente:

IMG_1365
No shopping Rio Mar Recife, o Hugo é o guia interprete do Shopping.  – Qualquer um que saiba a Língua de Sinais, pode entende-lo. Não é máximo?

Isso mesmo, eles tem o Hand Talk, tecnologia que realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda.

A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. A empresa foi criada em 2012, já foi premiada internacionalmente e é referência no segmento. Além de ser comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo.

IMG_1366
Hugo, o personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão para os surdos.

O personagem é um fofo, e tudo que ele diz, em Língua de Sinais  é bem fácil de entender.

Ainda no assunto, Inclusão e Acessibilidade, o RioMar Recife dispõe de elevadores com acessos a todos os pisos e banheiros adaptados para pessoas com deficiência física (atenção, Shopping Rio Mar Recife, não é portadores), além da cortesia de cadeiras de rodas convencionais e quadriciclos elétricos para que os clientes circulem com mais agilidade pelo Shopping.

Parabéns aos administradores!  Amei estar com vocês e saber que estão sempre se esforçando em tornar o passeio das pessoas com deficiência no Shopping ainda mais prazerosa e confortável, com certeza foi um dos pontos altos da minha viagem a cidade, a grande e linda Recife.

Leia também quando a Daiane falou desse Tradutor de Libras quando ela começou o blog dela, o antigo Daia Make e Tal. Ah, e logo logo teremos ele aqui também.

Até a próxima!

 

Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)

Férias é bom, descansar e poder viajar melhor ainda, não é mesmo?

Nunca tive vontade de conhecer o nordeste, até fazer algumas amizades e resolver visita-los. Natal e Fortaleza , bem como suas redondezas me surpreenderam e são lugares maravilhosos, as cidades lindas, o povo acolhedor e hospitaleiro.

Mas nem todas férias e passeios que fazemos podemos dizer que foram flores, até por que passei em Recife, que também tem ótimas atrações como restaurantes, shoppings e pontos turísticos e praias lindas e badaladas, mas que também tem uma condição que tornou minha estadia um tanto insuportável.

Trata-se do mau cheiro em praticamente em quase todos locais que visitei. Sim, o mau cheiro está impregnado no ar, devido talvez problemas com esgoto, lixo nas ruas e poluição no rios.  E não, não estou exagerando. Muito triste a situação (e mau cheirosa), que na minha humilde opinião está terrível, tanto por ser e cidade turística e linda com um povo tão legal e prestativo. Com toda certeza deveria ser mais bem cuidada pelos nossos governantes.

Infelizmente é a mais pura verdade, o que ocasionou certo desconforto, um pouco de dor de cabeça em alguns momentos e claro muita decepção, pois em momento algum imaginava que fosse assim e estava muito ansioso por conhecer a capital do estado do Pernambuco, que é cheia de praias paradisíacas e destinos inesquecíveis.

Ainda não acreditam? Joguem no Google e verá inúmeras reportagens e comentários de turistas e recifenses sobre esse problema. Mas fiz isso para vocês, para quem quiser ler a respeito, é só clicar nos links: Reclame Aqui: Bueiros e Esgotos com mal CheiroObservatório de Recife: Secretaria do Meio AmbienteFalta de Coleta de LixoMelhores Destinos: Recife.

De fato, não sei o que deve ser feito ou qual realmente é o problema ou se foi uma situação pontual, observada apenas nos dias que eu estive lá. Tomara que sim, não é mesmo? Mas bem, houve outros momentos, alguns deles muito bons.

Que num post futuro contarei tudo: Passeios que fiz em Olinda e no Centro Histórico de Recife (Recife Antigo), e um hambúrguer e batata frit maravilhosos que comi. Vocês não podem perder. Até mais!

Continue reading “Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)”

Férias 2016: O maior cajueiro do mundo

Desde criança eu amo caju.

Sempre amei esse fruto delicioso e nutritivo. E só tenho boas lembranças dos tempos que subia nos pés de caju nas proximidades de onde ainda moro, para comer.

Estou de férias neste mês (Maio/2016) e escolhi o Nordeste como destino.

E de tantas opções de passeios que já fiz e que ainda vou fazer, visitei o maior pé de caju ou cajueiro do mundo, que também é conhecido como cajueiro de Pirangi.

Trata-se de uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, no Rio Grande do Norte. Detalhe: Ela também é a maior árvore frutífera do mundo.

Como me hospedei na casa de um amigo em Parnamirim, fiquei bem próximo e não pensei duas vezes em visitar este. Foi só pegar a Van número seis (R$ 3,30), com destino a Pirangi, e pedir para descer em frente o cajueiro. Vamos conhecê-lo?

IMG_1782
Boas Vindas, logo na entrada!

IMG_1785

IMG_1790
A origem do maior cajueiro. Sim, tudo começa daqui.

IMG_1797

IMG_1819

IMG_1807

IMG_1787
Tem até Wi-fi!

E tem o Mirante, para ver tudo de cima, olha que máximo:

IMG_1849

IMG_1825
IMG_1826

IMG_1842IMG_1829Gente, fiquei apaixonado por esse passeio, gostei muito mesmo!
E sabe mais o que achei? O Cajueiro é lindo e realmente o tamanho é fascinante.

E vejam como que legal o cuidado que a Prefeitura tem com este patrimônio brasileiro:

IMG_1815
Segurança, nota 10!
IMG_1800
Os galhos são tratados com carinho, pela equipe.
IMG_1862
Veja a sinalização dos banheiros:
IMG_1860
E no final ainda tem um suco de caju grátis! Delicia!

Os funcionários dão um atendimento impecável, pois são super atenciosos. Nota 10.

Gente, fiquei apaixonado por esse passeio, gostei muito mesmo!

E sabe mais o que achei? O Cajueiro é lindo e realmente o tamanho é fascinante. É claro, que super vale a pena a visita!