V de VIAGEM

No meio de tantas frustrações e peças que a vida nos prega é essencial que tenhamos tempo para nós mesmos: um dia, uma hora, 15 minutos. Não importe o tempo que dure, mas sim que usemos este tempo para refletirmos o quão somos afortunados apesar do estresse do dia a dia.

Que tal usar este tempo e meditar também no que deu errado e o que pode fazer de diferente? O aprendizado vem com os erros, e dizem que a partir de erros passados, podemos fazer melhores escolhas e saber o que é prioridade. E se “Antoine de Saint Exupéry” estiver certo e se o essencial for realmente invisível aos que tal investir no melhor uso do tempo e no que realmente te faz feliz?

Bem, minhas férias chegaram e estou de malas prontas rumo ao litoral de Santa Catarina. E eu espero que além de muita paz e sossego eu possa descobrir novos rumos, novos caminhos e até trazer novos temas para vocês aqui no site.

Minha mala está pronta, vamos rumo a diversão, a paz de espírito e ao crescimento emocional?

A vida é dura, mas neste tempo que estiver por lá, quero concentrar no que é belo, e agora sei que isso vai muito além de paisagens naturais, o que é e pode ser belo, está dentro de mim.

Eu estarei de bem com vida e o tempo vai ser cura. E poderei fazer bom uso dele, mas tb sempre que puder estarei no Instagram, com dicas para vocês. Venha comigo nessa aventura e prepare seu coração, que vai ser demais!

Leia também:

Preparar, apontar: Desacelerar – por Dariane Vale

 

Férias 2017 – O projeto Tampart e a Usina do Gasômetro de Porto Alegre

Um dos pontos altos da minha breve passagem em Porto Alegre foi conhecer o projeto Tampart e a Usina do Gasômetro. São 130 mil tampinhas de plástico oriundas de garrafas PET e outros produtos, que formaram uma incrível e linda obra de arte.

De acordo com o site sul21, segundo seu idealizador, o artista visual Ubiratan Fernandes, 57 anos, o objetivo da instalação é chamar a atenção para a degradação e o acúmulo de lixo nos oceanos. “O projeto nasceu por causa da minha preocupação com a degradação dos oceanos”, disse. Ele conta que o primeiro projeto que desenvolveu com essa temática foi em 2011, na praia de Punta del Este, Uruguai. “Lá tinha uma árvore que decorei com o lixo encontrado na praia”, diz, acrescentando que realizou esse trabalho no país vizinho por três anos consecutivos.

Estive lá e aproveitei, pena que perdi algumas fotos, mas segue outras:

Lindo né? Eu amei, e quero voltar para tirar novas fotos.

Todas as tampinhas foram furados e aparafusadas uma a uma. Foto: Reprodução: Guilherme Santos/Sul21

Sobre o Centro Cultural Usina do Gasômetro:

O Centro Cultural Usina do Gasômetro é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. Funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na chamada Praia do Arsenal, projetada para gerar energia à base de carvão mineral. Sua importância histórica é inegável, pois foi palco da industrialização no Brasil.

O complexo arquitetônico recebeu esta denominação devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões, construída em 1874, e que dava nome à região, que era conhecida como “a volta do Gasômetro”.

Em 1974 a Usina encerra suas operações como geradora de energia e é desativada. Em 1982 a Eletrobrás transfere para o município o uso do terreno. Neste mesmo ano, o governo estadual tomba a chaminé e, em 1983, o governo municipal tomba o prédio. Foi aberto à população como Centro Cultural no ano de 1991. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro.

Leia também:

Férias 2017 – O surpreendente Cânion Itaimbezinho

Férias 2017 – O Fantástico “Mini Mundo” de Gramados

Férias 2017 – O surpreendente Cânion Itaimbezinho

Pense estar em Gramados/RS, com aquele friozinho gostoso, ruas lindas e limpas. Chocolates e mais Chocolates, sabe o que tá faltando? Chegar até Cambará do Sul/RS e conhecer os cânions que já foram cenários de fundo para inúmeras novelas globais, com vistas de tirar o fôlego e beleza de sobra.

Pra quem não sabe, os cânions  são encostas, desfiladeiros, quebradas ou gargantas (em inglês, cânion),  e estão situados no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Brasil. Sendo que a parte superior do planalto está localizada no estado do Rio Grande do Sul, sendo que as bordas do cânion são a divisa com o estado Santa Catarina.

No nosso caso, que sempre tínhamos vontade de ir compramos o cupom comprado no site  Tchê ofertas. 

E o ônibus nos pegou pela manhã em Canela, onde estávamos hospedados. E apesar de atrasar um pouco não tivemos problemas com a empresa. Alguns sites contam que quando na entrada do parque devem pagar a entrada, mas nós não pagamos e não sei o motivo. Chegando lá, hora de começar a longa caminhada de 3 km até o Cânion. Bem vindo ao Cânion Itaimbezinho.

Haja pernas, mas o caminho é lindo e dá para ir tranquilo, e ir tirando fotos até perder o fôlego e chegar no cenário mais que perfeito do mundo.

Para voltar mais 3 km, e bem cansados e famintos, no cupom além do passeio incluía um piquenique com lanches e frutas. Sorte a nossa! Já no fim da tarde embarcamos de volta no ônibus e fomos deixados na porta do hotel.

Como chegar: Está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o extremo sul do estado de Santa Catarina, o acesso ao parque dá-se tanto através da rodovia RS-020 como da rodovia BR-101, passando por Praia Grande (SC) via serra do Faxinal. 

As cidades mais próximas à unidade são Cambará do Sul e Praia Grande. Cambara do Sul fica a cerca de 190 km de distância da capital gaúcha, Porto Alegre, enquanto Praia Grande está a 294 km da capital catarinense, Florianópolis. A entrada no parque é feita nos Postos de Informações e Controle, que ficam em Praia Grande e Cambará do Sul.

Fauna, Flora e Clima: A área do parque engloba uma região na qual estão presentes os biomas da mata atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho, com campos e penhascos. O parque protege diversas espécies animais, como papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea), lobos-guará (Chrysocyon brachyurus), jaguatiricas (Leopardus pardalis), guaxinims (Procyon lotor) e até mesmo do leão-baio (Felis concolor).

O clima é temperado, com temperatura média anual de 16°C, sendo que o mês mais quente é janeiro e os mais frios são junho e julho.

Veja também:

Férias 2017 – Canela/RS: Foto à Moda Antiga

 

Visitando o Museu da Bíblia

Na minha última vez em  São Paulo, tive a oportunidade de visitar o Museu da Bíblia – MuBi.

Independente da religião, achei bem legal a visita e conta com uma variedade muito grande de Bíblias antigas e um pouco sobre sua história. Sendo áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado.

 

E possui também: 

O MuBi expõe uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450.
Possui um móvel com 144 traduções bíblicas, Papiros, Pergaminhos, O menor livro do mundo, A Bíblia impressa numa única página, A Bíblia em braile, e etc.

Miniatura da Bíblia
Nome de Jeová na Bíblia de 1902, imprensa em Portugal.

 

A Bíblia a prova D’água.

Biblioteca da Bíblia (entrada não permitida para visitantes):

Contém o acerva de mais de 17 mil Bíblias em diversos idiomas.

Com certeza vale a pena para quem está na região e tenha tempo livre.

Serviço:  Museu da Bíblia

Endereço: Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri – SP – CEP: 06414-007

Telefones: (11) 4168-6225 e (11) 4161-6176

Organização: Sociedade Bíblica do Brasil

Funcionamento: De terça a sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h às 17h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h

Entrada Gratuita

Férias 2016 – O Trevo gelado de Fortaleza

Turista que é bom, aproveita as suas viagens para conhecer o que tem de melhor no seu destino.

E eu que não sou bobo, e estive em maio de 2016, em Fortaleza/CE nas minhas últimas férias, aproveitei para conhecer a Trevo Gelateria, no qual já conhecia através das fotos do meu amigo cearense, Rafael. Lugar que eu estava louco para conhecer, desde que comecei a programar minhas férias ao Nordeste.

Lugar legal né? Vamos agora descobrir o que comemos?

Uma super taça, dá pra dividir pra 3. E claro que dividi com mais dois, meus amigos queridos Rafael e Camila (Saudades s2).

É muita coisa, mas é uma delícia. Além disso, fiquei impressionado com a decoração, limpeza e atendimento do local. – Trevo Gelateria, sorte e sabor. Que indico a todos que estiverem indo a Fortaleza. São 3 lojas, e quando estiver indo, verifique se há algum cupom promocional em sites de descontos. Nós pagamos R$ 19,90, pela taça com 3 sabores no site do Peixe Urbano.

Saiba mais no site oficial da Trevo.

Leia também:

Férias 2016 – A praia acessível de Fortaleza

Férias 2016: Iracema Travel Hotel

Destinos divertidos para suas Férias em família!

Férias 2016: Iracema Travel Hotel

Paz, descanso e sossego, tem tudo haver com férias não é mesmo? Já contei sobre minha visita ao Maior Cajueiro do Mundo, que inclusive foi ótimo. E pretendo fazer vários post relacionados a minha visita a Natal, Fortaleza e Recife.

Mas o post de hoje, não é apenas e elogios, pois trata-se também da minha estadia insatisfatória no Iracema Travel Hotel em Fortaleza/CE.

sshot-14
Um dos quartos do hotel, divulgado pelo site Booking: Todo limpo, novo, organizado e lindo. – Uma pena ser bem diferente da realidade.

Localização: O Iracema fica próximo a praia de Iracema, no final do bairro de mesmo nome. A praia de Iracema é que tem uma das vistas mais lindas e disputadas de Fortaleza.

Um ponto positivo, da localização é a Orla da praia que fica a uma quadra do hotel e o Centro Cultural Dragão do Mar, onde acontece vários eventos musicais gratuitos. Tem também Teatro, Museu e Cinema e uma bela passarela vermelha, local muito legal para tirar fotos. Está próximo também, o Mercado de Fortaleza, local ideal para comprar peças de artesanato e lembrancinhas.

Apesar disso, indico que procurem um hotel mais central ao bairro de Iracema, pois por se localizar no final do bairro, é crítica a falta de segurança em qualquer hora do dia, ficando ainda pior a noite, devido a proximidade de pontos de drogas, prostituição e casas de show. Além disso, é comum esbarrar com um morador de rua e/ou pedinte na região. O que nem sempre pode ser seguro.

sshot-12
O internauta Paulo, escreveu sua opinião sobre a Localização, e deu nota 8,3 para o estabelecimento no Booking.
sshot-5
José, também gostou da Localização, e de acordo com sua opinião o hotel levou nota 6,7.

Recepção: Cheguei no hotel por volta das 13:15, onde já tinha alguns hospedes a serem recepcionados e outros que estavam chegando. Infelizmente a recepção não foi feita por ordem de chegada, havia apenas um atendente para receber várias pessoas, tornando-o um pouco tumultuado e bem demorado.

No momento que atendia outros, percebi falta de cordialidade por parte do mesmo, com os demais. O episódio ocorreu quando um casal questionou da necessidade de preencher um dos formulários, no qual dentre eles estavam os termos responsabilidade de “Uso do Cofre” e também “Proibição de NÃO fumar dentro dos quartos”. O casal acreditava que era proibido fumar se o local estivesse totalmente fechado, momento em que o atendente deu mal resposta dizendo rispidamente que não era assim, e que a lei municipal dizia outras coisa.

sshot-4

Creio que a forma que foi dito e as palavras escolhidas não foram bem pensadas. Inclusive há vários comentários negativos em relação a cortesia dos funcionários, até mesmo destacados acima pelos internautas José e Paulo no site Booking. Mas na minha vez, não houve problemas. Fui bem recepcionado, recebi boas vindas e a reserva estava feita e já paga.

Elevadores e chegada ao quarto e serviço de quarto: O hotel possui três elevadores, sendo um deles de serviço. Todos são antigos e devem ser manutenidos. Além da lentidão, os botões estão com defeito e devem ser friccionados diversas vezes para funcionar. Além disso os visores, que mostram os andares que estamos passando estão com defeito.

qwedwq
Dois hóspedes mencionaram o problema no site booking, mostrando que o problema não é novo.

Tudo bem, enfim cheguei ao 10.º andar, mas tive que voltar na recepção para solicitar outro quarto, pois o mesmo ainda estava sendo limpo por uma das camareiras.

Chegando no quarto, a principio parecia lindo, com vista para o mar e varanda. Porém comecei a perceber a diferença das fotos postadas na internet com a realidade.

sshot-13

Na internet o quarto é impecável de tão lindo com mobília e enxoval novos. Já a realidade, os móveis já estão bem gastos e alguns quebrados ou enferrujados, a cama não é 100% confortável, não há cobertores, travesseiros ou um mínimo um lençol extra para se cobrir a noite, caso queira. Não há pratos e talheres nos quartos e não fui atendido mesmo depois de solicitado. Sorte do primeiro comentário da foto acima, que recebeu pelo menos descartável. Nem isso recebi.

Em relação ao serviço de quarto, fiquei muito insatisfeito em duas ocasiões que meu quarto não foi arrumado, mesmo depois das 15 horas. Na primeira vez, ao chegar bem cansado no hotel reclamei e duas camareiras invadiram meu quarto, e eu estava sem roupa no banheiro. E mesmo que elas batessem e eu não tivesse escutado, perceberiam o cartão chave no local, a energia ligada, a TV, dentre outros itens óbvios que eu estava no quarto. Repugnante esse comportamento, não recebi desculpas e nem explicação. Depois disso, apareceu um copo quebrado, que me foi quebrado o valor de R$ 15 (Quinze reais).

sshot-11
Também quiseram cobrar da mãe da Amanda o valor de R$ 80.

Logo em seguida, na segunda vez que meu quarto não foi arrumado, vieram me cobrar por uma toalha manchada que segundo eles estava no meu quarto e provavelmente manchada de sangue, que eles não sabiam me mostrar a mancha e nem que onde a toalha estava. Para este infortúnio, me cobraram mais R$ 35 (Trinta e Cinco Reais). Totalizando R$ 50 de uma toalha manchada que não manchei e inexistente e de um copo que não quebrei.

Acesso ao quarto por terceiros: De acordo com o hotel, por medidas de segurança a recepção não permite a entrada de visitantes ao quarto do hóspedes. Parece-me que isso é regra na maioria dos hotéis, mas entendo que deveriam liberar acesso, após a autorização do hóspede, pena que mesmo descendo para solicitar pessoalmente, não pude acompanha-lo. Meu amigo Rafael foi barrado. O ruim que verifiquei em algumas ocasiões pessoas estranhas que não eram hospedes adentrando as dependência do hotel, logo a segurança não é feita para todos.

Café da Manhã, Piscina e Sauna: Não tenho costume e nem gosto muito de comer de manhã, mas quando viajo procuro comer. O Café é estilo “Self Service”, há pães, cereal, leite e geléia, e 3 tipos de frutas. Não há grande variedade de um dia para o outro, pelo menos nos dias que que fiquei. O pessoal aborda as pessoas de uma forma muito constrangedora, para saber se é hóspede.

sshot-8A piscina, academia e sauna ficam na cobertura. A piscina é bem pequena, não sendo isso o problema, e sim que ela é bem suja. A academia fica trancada o tempo todo, se quer usar, tem que buscar a chave na recepção, e prometer de pés juntos que cuidará dos esquipamentos, não espera. Todos os equipamentos estavam em manutenção, exceto uma das bicicletas. Já a sauna pode ser usada, mediante o valor de R$ 30 (Trinta reais).

Conclusão: É claro que opiniões se divergem, mas pelo fato de ter pago  R$ 50 de uma toalha manchada que não manchei e de um copo que não quebrei, pela localização, serviço de quarto e mau atendimento de grande parte dos funcionários, não indico o Iracema Travel em Fortaleza. Corram, pois é furada.

Dicas: Viagens Econômicas

Eu amo viajar, e sempre que posso procuro fazer algo em algum lugar desconhecido.

Mas com a crise que assola o mundo e nosso país temos que economizar ao máximo para não entrar no vermelho ou estourar o limite do cartão.

Pensando nisso preparei algumas dicas e espero que gostem.

 

1 – Planejar o orçamento!

photo_53921_20110820

– É preciso ter em mente o quanto você ganha e o quanto você pode gastar. Comece anotando num caderno ou numa planilha no Excel todos seus ganhos e todos seus gastos pessoais. Pronto, agora é começar economizar cortando itens não necessários.

2 – Defina o(s) destinos dos seus sonhos!

– Pense em três ou mais destinos que você sempre quis conhecer. Se em alguns destes a moeda local é inferior ou hospedagem mais em conta, melhor ainda.

3 – Pesquise o preço das passagens em sites como o Decolar, Submarino Viagens ou Melhores Destinos, em duas ou três datas diferentes e analise o quanto sairia a passagem de ida e volta para os destinos e veja qual destino está mais acessível e que caiba no seu orçamento. Achou uma passagem que você pode pagar nesses sites? Ótimo, mas não compre neles. Vá no site da companhia aérea escolhida e compre por lá e economize não pagando taxas cobradas pelos sites de busca.

neve-humana-andarilho-sapatos-de-neve-sapato-pessoas-trek_121-93758
Será que um dos seus destinos é esquiar na neve?

4 – Tenha flexibilidade!

– Se o custo do seu destino dos sonhos estourar seu orçamento, procure ter flexibilidade:

  • Na escolha de data: Baixa temporada tem preços de até 70% em passagens e hospedagens quando em alta temporada. E mais um mesmo trecho pode variar até 500%, então novamente digo, tente datas diferentes e evite 6ª e 2ª feiras, que possuem o maior fluxo.
  • Não compre passagens com muita antecedência, não vale a pena. O melhor momento para comprar voos é 2 a 3 meses antes da viagem, mas fique atento, as vezes rola promoções antecipadas. Também não deixe mais para cima da hora, com menos de 15 dias.
  • Na escolha do seu destino: Seguindo as primeiras dicas que mencionamos de listar possíveis destinos, que tal acrescentar outros mais baratos? É possível mudar também o estilo da viagem. Pare e pense: Há realmente a necessidade de se hospedar em um hotel quatro ou cinco estrelas, sendo que dificilmente usufruirá de todas as regalias oferecidas, e ficará a maior parte do dia fazendo passeios? Que tal trocar um hotel ou resort caríssimo, por um mais simples, talvez 3 estrelas ou quem sabe um albergue, com quartos compartilhados?
  • Para economizar ainda mais, seria possível diminuir o tempo de estadia? Ficar apenas nove dias quando estava programando ficaria quinze dias é uma boa opção.
  • Mesmo que seja para um feriado,escolha pra onde e quando ir de acordo com as promoções disponíveis. Já se foi o tempo que viajar pelo Brasil e de ônibus era mais barato. Esqueça essa regra! Você pode se surpreender e passar 6 dias maravilhosos numa paradisíaca ilha caribenha, pois muitas dessas ilhas por exemplo, são bem mais baratas do que viajar pro nordeste ou sudeste brasileiro!

5 – Use suas milhas e pontos do seu cartão de crédito.

– Aproveite para acumular mais voando pelas suas companhias aéreas preferidas. E por usar seu cartão de crédito e trocando por pontos.

Viajar-barato-utilizando-as-suas-milhas-aéreas-cartões

Possui programa de milhagens? Aproveite esses pontos para trocar por descontos na sua viagem ou até mesmo viajar gratuitamente, pagando apenas as taxas de embarque.

Ainda não possui? Faça agora mesmo o da GOL, da TAM, da Avianca, e da Azul.

Aproveite nossas dicas, economize e boa viagem!