Férias 2016: O lindo Marco Zero de Recife!

O Marco Zero, na Praça Rio Branco, no Recife Antigo é referência turística da cidade e conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade.

Reprodução: Antoniotur.

 

Em volta do marco zero encontra-se, pintada no solo pelo pintor Cícero Dias, a Rosa dos Ventos, inspirada na obra do pintor “Eu vi o mundo. Ele começava no Recife”.

Recife Antigo
Reprodução: Antoniotur.

O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval, com a Central do Carnaval. Espaço de apoio aos foliões durante a data festiva que no restante do ano funciona como acervo da memória carnavalesca, com restaurantes e serviços ao turista.

O Marco Zero de Recife. Imagem: Blog dos Pernés

Aproveite também no local o Parque de Esculturas e os edifícios do Centro Cultural da Caixa e da Associação Comercial de Pernambuco, e o Museu Cais do Sertão. Além disso vale a pena visitar o novo Mercado de Artesanato, que traz peças de mestres artesãos e outros artistas reconhecidos de todo o estado.

Thiago Perné Santos, do Marco Zero de Recife para o Brasil. Imagem: Blog dos Pernés

Desde 2000, em homenagem aos “500 anos de Descobrimento do Brasil”, do Marco Zero, olhando para o mar, se vê o Parque das Esculturas: um conjunto de peças de cerâmica produzidas pelo artista plástico Francisco Brennand onde se destaca a Coluna de Cristal. Há um porto no local de onde é possível fazer a travessia de barco para o parque a fim de ver as obras de perto.

Leia também:

Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)

O melhor combo: “Jalapeño Bacon Burguer” e as “Fritas Trufadas” – The Fifties Recife

Responsabilidade Social: Acessibilidade no Shopping Rio Mar Recife

 

Responsabilidade Social: Acessibilidade no Shopping Rio Mar Recife

Na minha rápida passagem por Recife, conheci o super super lindo e enorme Shopping Rio Mar Recife.

E uma das coisas que mais gostei, foi o monitor acessível. Olha o Hugo gente:

IMG_1365
No shopping Rio Mar Recife, o Hugo é o guia interprete do Shopping.  – Qualquer um que saiba a Língua de Sinais, pode entende-lo. Não é máximo?

Isso mesmo, eles tem o Hand Talk, tecnologia que realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda.

A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. A empresa foi criada em 2012, já foi premiada internacionalmente e é referência no segmento. Além de ser comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo.

IMG_1366
Hugo, o personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão para os surdos.

O personagem é um fofo, e tudo que ele diz, em Língua de Sinais  é bem fácil de entender.

Ainda no assunto, Inclusão e Acessibilidade, o RioMar Recife dispõe de elevadores com acessos a todos os pisos e banheiros adaptados para pessoas com deficiência física (atenção, Shopping Rio Mar Recife, não é portadores), além da cortesia de cadeiras de rodas convencionais e quadriciclos elétricos para que os clientes circulem com mais agilidade pelo Shopping.

Parabéns aos administradores!  Amei estar com vocês e saber que estão sempre se esforçando em tornar o passeio das pessoas com deficiência no Shopping ainda mais prazerosa e confortável, com certeza foi um dos pontos altos da minha viagem a cidade, a grande e linda Recife.

Leia também quando a Daiane falou desse Tradutor de Libras quando ela começou o blog dela, o antigo Daia Make e Tal. Ah, e logo logo teremos ele aqui também.

Até a próxima!

 

Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)

Férias é bom, descansar e poder viajar melhor ainda, não é mesmo?

Nunca tive vontade de conhecer o nordeste, até fazer algumas amizades e resolver visita-los. Natal e Fortaleza , bem como suas redondezas me surpreenderam e são lugares maravilhosos, as cidades lindas, o povo acolhedor e hospitaleiro.

Mas nem todas férias e passeios que fazemos podemos dizer que foram flores, até por que passei em Recife, que também tem ótimas atrações como restaurantes, shoppings e pontos turísticos e praias lindas e badaladas, mas que também tem uma condição que tornou minha estadia um tanto insuportável.

Trata-se do mau cheiro em praticamente em quase todos locais que visitei. Sim, o mau cheiro está impregnado no ar, devido talvez problemas com esgoto, lixo nas ruas e poluição no rios.  E não, não estou exagerando. Muito triste a situação (e mau cheirosa), que na minha humilde opinião está terrível, tanto por ser e cidade turística e linda com um povo tão legal e prestativo. Com toda certeza deveria ser mais bem cuidada pelos nossos governantes.

Infelizmente é a mais pura verdade, o que ocasionou certo desconforto, um pouco de dor de cabeça em alguns momentos e claro muita decepção, pois em momento algum imaginava que fosse assim e estava muito ansioso por conhecer a capital do estado do Pernambuco, que é cheia de praias paradisíacas e destinos inesquecíveis.

Ainda não acreditam? Joguem no Google e verá inúmeras reportagens e comentários de turistas e recifenses sobre esse problema. Mas fiz isso para vocês, para quem quiser ler a respeito, é só clicar nos links: Reclame Aqui: Bueiros e Esgotos com mal CheiroObservatório de Recife: Secretaria do Meio AmbienteFalta de Coleta de LixoMelhores Destinos: Recife.

De fato, não sei o que deve ser feito ou qual realmente é o problema ou se foi uma situação pontual, observada apenas nos dias que eu estive lá. Tomara que sim, não é mesmo? Mas bem, houve outros momentos, alguns deles muito bons.

Que num post futuro contarei tudo: Passeios que fiz em Olinda e no Centro Histórico de Recife (Recife Antigo), e um hambúrguer e batata frit maravilhosos que comi. Vocês não podem perder. Até mais!

Continue reading “Férias 2016 – Recife, do Lixo ao Luxo (e vice e versa)”