Com um
movimento crescente em direção a acessibilidade e a sensibilidade às
necessidades especiais dos hóspedes, várias empresas estão adotando
medidas proativas para garantir que todos os seus visitantes desfrutem
de uma experiência
acolhedora e inclusiva.
A
hotelaria tem se esforçado para atender às diversas necessidades dos
hóspedes, mas a inclusão de crianças autistas e PcD representa um
desafio específico que requer abordagens adaptativas e estratégias
especializadas. No entanto, muitos hotéis
no Brasil estão não apenas reconhecendo essa urgência , mas também
investindo recursos significativos para garantir que todos se sintam
atendidos durante sua estadia.
Como por
exemplo, o desenvolvimento de atividades especificamente projetadas
para crianças autistas. Essas iniciativas incluem espaços tranquilos e
seguros, livres de estímulos excessivos, onde as crianças podem se
sentir confortáveis e relaxadas.
Além disso, treinamento de equipe para entender melhor as necessidades
específicas das crianças autistas, promovendo um ambiente acolhedor e
compreensivo.
A
sensibilidade da equipe é fundamental para o sucesso da inclusão.
Muitos hotéis estão implementando programas de treinamento que educam
funcionários sobre como interagir e atender às necessidades específicas
de crianças autistas e pessoas
com deficiência.
De
acordo com dados sobre o Ministério do Turismo em todo o país, 77% dos
turistas com deficiência consideram a acessibilidade na escolha de
destinos e atrativos turísticos. Isso é um ponto positivo para
estabelecimentos que estão reformando suas
instalações para garantir que todas as áreas sejam acessíveis, desde
quartos adaptados até espaços comuns e áreas de lazer. Rampas,
elevadores adequados, banheiros acessíveis e sinalização clara são
apenas algumas das medidas adotadas para
melhorar a acessibilidade e a conveniência para hóspedes com
deficiência.
Alguns
estabelecimentos também oferecem espaços voltados 100% para crianças
com essa condição, como por exemplo: crachás e pulseiras, equipes
treinadas para lidar com várias situações, identificar possíveis
comportamento de crise,
abafadores de som, a comunicação correta com a família e com as
crianças, entre outros. Essa evolução não apenas enriquece a experiência
de viagem deles, mas também fortalece a reputação da hotelaria
brasileira como um setor inclusivo e
progressista.
Em
resumo, a inclusão na hotelaria não é apenas uma questão de
conformidade, mas uma oportunidade para criar um ambiente acolhedor e
acessível para todos os hóspedes, independentemente de suas necessidades
especiais. Com o compromisso contínuo das
empresas e a conscientização crescente, o futuro promissor da inclusão
na hotelaria brasileira está cada vez mais próximo da realidade.
*Veronicah Sella é cofundadora da Criamigos, empresa de experiências interativas, emocionais e encantadoras.
As próximas férias no Brasil, serão em Junho/ Julho e já está na hora de procurarmos os destinos dos sonhos, pois boa programação somado com meses de antecedência é a chave pra economizar ainda, mais afinal quem aqui não gosta de um desconto?
Estou de férias, e tenho aproveitado opções econômicas, pois só assim minha viagem tornou-se possível e coube no orçamento. Vamos falar de algumas delas?
Para ir e vir:
Uber – A maioria das grandes cidades do Brasil já conhece o serviço, e eu aqui no Blog já contei várias experiências boas e ruins que tive com o serviço. Porém um dos motivos que você por escolhê-lo em detrimento do táxi é o diferencial do motorista seguir determinadas regras de comportamento e direção defensiva por exemplo, e ainda da economia de até 60% se comparando ao táxi comum. Vale muito a pena.
Que tal ganhar R$ 10 GRÁTIS nas duas primeira viagens? Use o código z4njx19aue e garanta seu desconto.
Blablacar – Digamos que ela seja um Uber para maiores distâncias, ou seja seria um substituto mais barato para uma viagem terrestre de uma cidade para outra É uma opção mais confortável, mais barata e mais rápida. É só se cadastrar e procurar a viagem que lhe satisfaz. 100% de segurança, E serviço nota 10!
Hostel – Mais conhecidos por serem usados por viajantes individuais ou mochileiros, os hostels ou albergues, são hotéis econômicos com quartos com camas beliches a serem compartilhados com outros viajantes. Normalmente os Hostels oferecem conforto, café da manhã, uma linda decoração e ótimo atendimento.
Airbnb – Outra opção de hospedagem, para viajantes individuais, casais e famílias, pois existem opções de quartos com cama, lindas quitinetes e até casa ou apartamento inteiro. Vale a pena.
E vocês conhecem ou já utilizaram estes serviços? Como foram suas experiências? Conte pra gente nos comentários ou nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram. Aproveite e siga nos também.
Bem, já dizia uma famosa música: “Goiás é mais”, é isso todos já sabem. E quem me conhece Sabe que sou daqueles que acreditam que sempre temos que relaxar e fugir da vida estressante sempre que possível.
Pensando nisso, fui para Salto Corumbá/ Corumbá de Goiás. Trata-se de parque que já tinha ido até então apenas uma vez e sempre estava querendo voltar, mas nunca tinha a combinação grana x disponibilidade e cia.
Mas foi um belo dia em julho de 2016 (sim demorei publicar, sorte!) resolvi me mandar e ir se divertir, fui para a Rodoviária de Goiânia em busca de sossego em Salto Corumbá.
Saiba mais:
Horários de ônibus, de acordo com o site da AGR (Agência Goiana de Regulamentação):
Entao, não deu para entender muito bem, apenas pesquisando pelo site da AGR, mas pesquisa aqui e ali, descobri que a passagem Goiânia x Corumbá – custaria R$ 26, e iria sair e saiu pontualmente às 12:00, via Viação São José do Tocantins, e chegando na Rodoviária de Corumbá de Goiás as 14:50.
Porém o Salto de Corumbá fica mais à frente, do centro da cidade, sendo então necessário pagar mais R$ 5,00 ao motorista para te deixarem na porta. Ok, viagem custou R$ 31. Pronto, cheguei lá às 15:00.
Dica: Partindo de Goiânia, vá para Anápolis. O valor total das passagens até a entrada de Salto ficam em torno de R$ 25.
Pronto, cheguei às 15:00 na portaria e fui muito bem recebido pela equipe de plantão, os simpáticos Kleber e Emily.
Paguei uma diária no valor de R$ 180 e recebi um mapa do parque e o recibo de pagamento em duas vias seguindo para a pousada, sendo o meu chalé o de número 6, que é bem próximo da recepção.
Vejam as fotos:
Chalé 6! E suas proximidades: Em frente, do lado, na esquerda e direita: tudo lindo!Quase chegando lá, a Sra Sebastiana, já estava me esperando para me dá boas vindas, e pegar um das vias do recibo que me deram na recepção.
Entrando no quarto, já de cara ercebi que era extremamente limpo. E alem de ter uma cama impecável, tinha TV, frigobar e rede, e também mesa com cadeiras.
Na parte do banheiro toalhas limpas, shampoo e condicionador e sabonete.
Então, o quarto é lindo!
Mas o quintal que é o espetacular do lugar. E esperando aproveitar o restinho da tarde eu me troquei e super empolgado fui em direção a Cachoeira “Salto”.
DICA: Vá pelo caminho menos óbvio, dando “a volta” atravessando a ponte a direita em direção aos toboáguas. Este caminho não tem grandes subidas e é bem mais fácil chegar até lá.
Voltando para o chalé, hora de um bom banho e de relaxar, mas bateu a fome, pensei em buscar um lanche super gostoso, já que a outra opção seria ligar para o restaurante, e como eu não escuto está estaria descartada.
Mas aí me lembrei que também poderia ser por WhatsApp. Dito e feito, fiz a minha escolha e em menos de 15 minutos já estavam na porta para me entregar. Tudo perfeito e ainda uma delicia!
No segundo dia, fui conhecer as outras partes que ainda não tinha visto, tipo algumas cachoeirinhas menores.
Ah é também fui para a gruta. Esta na qual eu também amei:
Pensem numa água fria e necessária para toda a tristeza e stress sair fora? Junto com a tristeza, sai o desânimo e a preguiça também! Super indico!
Fazendo a trilha de volta, pude observar as cores e belezas do cerrado goiano que muito me surpreendeu. Obras de Jeová, um Criador inteligente e maravilhoso.
Almoço, cochilo e lanche e mais um dia se foi.
Na manhã seguinte aproveitei minhas últimas horas para andar a cavalo:
É, e sim! Por apenas R$ 20, o senhor que não lembro o nome pode me acompanhar num passeio a cavalo até uma das cachoeiras, e foi muito legal! Havia tempo que não andava e até fiquei com um pouco de medo de cair, mas valeu a pena.
Paz e tranquilidade! Salto Corumbá uma ótima opção para lazer, pratica de esportes, relaxar e ser feliz! Eu já quero voltar, só estou esperando uma super promoção! — kkkkk!
Esta post não não um publipost e todas as opiniões sao pessoais e condiz com a minha experiência. As imagens foram feitas por este blogueiro, no qual reserva-se no direito de exigir créditos caso sejam reproduzidas.
Paz, descanso e sossego, tem tudo haver com férias não é mesmo? Já contei sobre minha visita ao Maior Cajueiro do Mundo, que inclusive foi ótimo. E pretendo fazer vários post relacionados a minha visita a Natal, Fortaleza e Recife.
Mas o post de hoje, não é apenas e elogios, pois trata-se também da minha estadia insatisfatória no Iracema Travel Hotel em Fortaleza/CE.
Localização: O Iracema fica próximo a praia de Iracema, no final do bairro de mesmo nome. A praia de Iracema é que tem uma das vistas mais lindas e disputadas de Fortaleza.
Um ponto positivo, da localização é a Orla da praia que fica a uma quadra do hotel e o Centro Cultural Dragão do Mar, onde acontece vários eventos musicais gratuitos. Tem também Teatro, Museu e Cinema e uma bela passarela vermelha, local muito legal para tirar fotos. Está próximo também, o Mercado de Fortaleza, local ideal para comprar peças de artesanato e lembrancinhas.
Apesar disso, indico que procurem um hotel mais central ao bairro de Iracema, pois por se localizar no final do bairro, é crítica a falta de segurança em qualquer hora do dia, ficando ainda pior a noite, devido a proximidade de pontos de drogas, prostituição e casas de show. Além disso, é comum esbarrar com um morador de rua e/ou pedinte na região. O que nem sempre pode ser seguro.
Recepção: Cheguei no hotel por volta das 13:15, onde já tinha alguns hospedes a serem recepcionados e outros que estavam chegando. Infelizmente a recepção não foi feita por ordem de chegada, havia apenas um atendente para receber várias pessoas, tornando-o um pouco tumultuado e bem demorado.
No momento que atendia outros, percebi falta de cordialidade por parte do mesmo, com os demais. O episódio ocorreu quando um casal questionou da necessidade de preencher um dos formulários, no qual dentre eles estavam os termos responsabilidade de “Uso do Cofre” e também “Proibição de NÃO fumar dentro dos quartos”. O casal acreditava que era proibido fumar se o local estivesse totalmente fechado, momento em que o atendente deu mal resposta dizendo rispidamente que não era assim, e que a lei municipal dizia outras coisa.
Creio que a forma que foi dito e as palavras escolhidas não foram bem pensadas. Inclusive há vários comentários negativos em relação a cortesia dos funcionários, até mesmo destacados acima pelos internautas José e Paulo no site Booking. Mas na minha vez, não houve problemas. Fui bem recepcionado, recebi boas vindas e a reserva estava feita e já paga.
Elevadores e chegada ao quarto e serviço de quarto: O hotel possui três elevadores, sendo um deles de serviço. Todos são antigos e devem ser manutenidos. Além da lentidão, os botões estão com defeito e devem ser friccionados diversas vezes para funcionar. Além disso os visores, que mostram os andares que estamos passando estão com defeito.
Tudo bem, enfim cheguei ao 10.º andar, mas tive que voltar na recepção para solicitar outro quarto, pois o mesmo ainda estava sendo limpo por uma das camareiras.
Chegando no quarto, a principio parecia lindo, com vista para o mar e varanda. Porém comecei a perceber a diferença das fotos postadas na internet com a realidade.
Na internet o quarto é impecável de tão lindo com mobília e enxoval novos. Já a realidade, os móveis já estão bem gastos e alguns quebrados ou enferrujados, a cama não é 100% confortável, não há cobertores, travesseiros ou um mínimo um lençol extra para se cobrir a noite, caso queira. Não há pratos e talheres nos quartos e não fui atendido mesmo depois de solicitado. Sorte do primeiro comentário da foto acima, que recebeu pelo menos descartável. Nem isso recebi.
Em relação ao serviço de quarto, fiquei muito insatisfeito em duas ocasiões que meu quarto não foi arrumado, mesmo depois das 15 horas. Na primeira vez, ao chegar bem cansado no hotel reclamei e duas camareiras invadiram meu quarto, e eu estava sem roupa no banheiro. E mesmo que elas batessem e eu não tivesse escutado, perceberiam o cartão chave no local, a energia ligada, a TV, dentre outros itens óbvios que eu estava no quarto. Repugnante esse comportamento, não recebi desculpas e nem explicação. Depois disso, apareceu um copo quebrado, que me foi quebrado o valor de R$ 15 (Quinze reais).
Logo em seguida, na segunda vez que meu quarto não foi arrumado, vieram me cobrar por uma toalha manchada que segundo eles estava no meu quarto e provavelmente manchada de sangue, que eles não sabiam me mostrar a mancha e nem que onde a toalha estava. Para este infortúnio, me cobraram mais R$ 35 (Trinta e Cinco Reais). Totalizando R$ 50 de uma toalha manchada que não manchei e inexistente e de um copo que não quebrei.
Acesso ao quarto por terceiros: De acordo com o hotel, por medidas de segurança a recepção não permite a entrada de visitantes ao quarto do hóspedes. Parece-me que isso é regra na maioria dos hotéis, mas entendo que deveriam liberar acesso, após a autorização do hóspede, pena que mesmo descendo para solicitar pessoalmente, não pude acompanha-lo. Meu amigo Rafael foi barrado. O ruim que verifiquei em algumas ocasiões pessoas estranhas que não eram hospedes adentrando as dependência do hotel, logo a segurança não é feita para todos.
Café da Manhã, Piscina e Sauna: Não tenho costume e nem gosto muito de comer de manhã, mas quando viajo procuro comer. O Café é estilo “Self Service”, há pães, cereal, leite e geléia, e 3 tipos de frutas. Não há grande variedade de um dia para o outro, pelo menos nos dias que que fiquei. O pessoal aborda as pessoas de uma forma muito constrangedora, para saber se é hóspede.
A piscina, academia e sauna ficam na cobertura. A piscina é bem pequena, não sendo isso o problema, e sim que ela é bem suja. A academia fica trancada o tempo todo, se quer usar, tem que buscar a chave na recepção, e prometer de pés juntos que cuidará dos esquipamentos, não espera. Todos os equipamentos estavam em manutenção, exceto uma das bicicletas. Já a sauna pode ser usada, mediante o valor de R$ 30 (Trinta reais).
Conclusão: É claro que opiniões se divergem, mas pelo fato de ter pago R$ 50 de uma toalha manchada que não manchei e de um copo que não quebrei, pela localização, serviço de quarto e mau atendimento de grande parte dos funcionários, não indico o Iracema Travel em Fortaleza. Corram, pois é furada.