Oportunidade imperdível para todas idades: Aprender a Língua de Sinais

Muitas pessoas não sabem, mas, desde 24/04/2002, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil, assim como o português.

Mesmo assim, só uma pequena população sabe se comunicar em Libras – realidade que faz com que a vida das pessoas surdas (cerca de 9,7 milhões de brasileiras e brasileiros, segundo o Censo do IBGE 2010 ) seja bem mais difícil do que a das ouvintes.

Imagine a seguinte situação: você não fala nem escreve ou lê em japonês e vai passar uma semana no Japão – não tem a mínima ideia de como se pede pra ir ao banheiro ou como se pergunta aonde fica o restaurante mais próximo.

Complicado, não é? Agora e se você tivesse que viver isso todos os dias e no seu próprio país? Saiba das dificuldades dos surdos hoje e aprenda mais sobre os mesmos.

A Libras é a primeira língua dos surdos do Brasil, e a segunda língua oficial do país e aprendê-la é um sinal de amor a estes.

Para quem ama o próximo e quer aprender essa língua, deve saber que as oportunidades são muitas, e do bebê ao vovô, todos da sua família podem aprender. Vamos lá?

Para bebês:

Para Crianças: Apostila super legal e estilizada para crianças está disponível na web. Para saber mais, é só clicar aqui.

Para adolescentes, adultos e idosos: O Curso Libras na prática é indicado para todas as idades, e ainda está a disponível para todos (vagas limitadas).

Oportunidades Bônus:

1 – Já sabe a forma que todos da casa podem aprender e quer dominar ainda mais? Clique aqui para um curso com super dicas.

2 – Ou aqui para fazer um curso ao vivo comigo, 100% para você, com preços especiais para o mês de maio, junho e julho/2020.

Não importa qual sua escolha, e sim a forma unica de amar, falar, ouvir e sentir através das mãos.

Dúvidas, estou a disposição aqui nos comentários ou nas redes sociais. Até breve!

Dia de Leitura (Dia do Circo, 27/03): 2por4

Acabei de receber um release maravilhoso da nossa parceria da Editora do Brasil. Trata-se do livro 2POR4 – Um encontro musical com palhaços, que eu já havia recebido e estava esperando uma data especial para publicar aqui para vocês.

E hoje, dia 27/03, é um dia muito especial: O dia do Circo! Então nada mais apropriado para aproveitar a data para dar essa dica para vocês. Respeitável público, senhoras, senhores e senhorios. Hoje tem livro? tem gargalhada? tem palhaço? tem circo?

Sim, tem sim senhor!

Logo já de cara, percebe-se que o livro é lindo começando pela capa. Depois olha que interessante, trata-se de uma peça de teatro e mostra a briga entre dois palhaços para reger, cada um à sua maneira, um quarteto de cordas.

A intenção dos autores – o grupo premiado Esparrama e a maestrina Ester Freire – é que as trapalhadas dos palhaços Batatinha e Nerdolino levem o espectador ao mundo da música por meio da mistura de teatro, piadas, musicalização e muitas gargalhadas. O que é bem legal, não é mesmo?

E tem mais, as cenas engraçadas da dupla são entrecortadas pelas músicas do quarteto, que tem dois violinos, uma viola e um violoncelo, uma formação que surgiu na história da música clássica entre 1750 e 1820. Na tentativa de assumir o papel de regentes do quarteto, os dois se depararão com uma surpresa. Até lá, os diálogos mostram a diversão que uma peça como esta pode proporcionar ao ser encenada. Para os amantes do teatro, é mais uma alternativa para encenar uma peça, que possibilita adaptação de local, de músicos e de cenário, mantendo acesa a chama das artes circenses.

E não acabou, ainda agrada o fato de os cuidados com a edição de 2POR4 serem um espetáculo em si, tão primorosa a qualidade visual do projeto gráfico com ilustrações lindas de Jana Glatt, de um colorido vivo em vermelho, azul, mostarda e preto, complementam os diálogos coloridos e fazem o leitor imaginar o campo de ação dos palhaços e das cenas, deixando claro que o espetáculo no livro se passa em um picadeiro, mas que pode ser encenado em qualquer lugar.

“O livro tem a intenção de incentivar uma aproximação mais divertida com o circo, o teatro, o palhaço e também a música, sobretudo porque ele abre o espaço para um diálogo com essas linguagens de uma forma prática. Nossa intenção foi criar facilitadores para que esta edição fosse usada de diversas formas, inclusive pelos professores no ambiente educativo. Acreditamos que conseguimos”, comentou Luciana.

2POR4 – Um encontro musical com palhaços

Grupo Esparrama e Ester Freire (Ilustrações: Jana Glatt)

Número de Páginas: 48

 

Sobre os autoresGrupo Esparrama e Ester Freire – Nascido em 2012, o grupo Esparrama desenvolve pesquisas sobre a linguagem do palhaço e do teatro infantil. “2POR4 – um encontro musical com palhaços” é o primeiro espetáculo do grupo, que viajou dezenas de cidades do interior do Brasil em mais de 250 apresentações e recebeu o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil na categoria Revelação – Direção. O grupo conta ainda com dois espetáculos: “Fim?” e “Esparrama pela janela”, também premiados. A formação do grupo é composta por: Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra. A premiada Ester Freire é bacharel em composição e regência, leciona no Conservatório de Tatuí e assina direção musical e artística em diversas parcerias nas áreas de música, literatura e artes cênicas.

Sobre a ilustradora: Jana Glatt trabalha há mais de dez anos com formação de personagens e cenários. Durante seus estudos de ilustração, em Barcelona, encontrou caminho para desenvolver seus interesses de infância combinados com a formação de design gráfico. Nascida no Rio de Janeiro, atualmente vive e trabalha em Barcelona.

Sobre a Editora do Brasil: Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/).

Leia também:

Dica de Leitura: “Claro, Cleusa. Claro, Clóvis.”

 

Criando bons hábitos de leitura nos pequenos

 

Rafael Magalhães e o seu Precisava Escrever

 

O sucesso da 2ª Edição do Mini Fashion Bloggers GO!

No dia 08/04/2017, nos reunimos no Clube 3 Ilhas.

E a nossa galerinha se divertiu a beça, já que fizemos muitas poses, comemos muitas delícias e brincamos muito nas lindas piscinas do local. Mas chega de papo, vamos as imagens?

Isabella Galvão, nossa mascotinha ainda está em fase de amamentação e não pôde comer as pipocas da “Doce Sabor Pipocas Gourmet”, mas já tem biquíni da “Ceci Moda Praia”. Fofa né?

E falando em “Ceci Moda Praia“, aí está o Luiz com sua linda Blusa proteção UV.

Também tivemos uma amiguinha que nos prestigiou. Já conhece a Nicole da Petit Glam. Ela está toda trabalhada nos acessórios de sua marca e também vestiu biquíni “Ceci Moda Praia“.

Agora falando numa cacheada super rainha, que não entra na chapinha, é a Júlia. Arrasando com o biquíni da marca da moda “Ceci Moda Praia”, pulseiras “Isabella Galvão” e laço “Laços e Tiara Princess”.

A Allannay, nossa Miss Brasil Mirim 2016, se divertiu com seu biquíni da marca que já conhecem: Ceci Moda Praia e Pulseira da  Petit Glam. 

Falando e beleza: as princesas Manu e Maria, que deliciaram com os bolos de pote “Delícias lá de Casa”. Acessórios: Luxinho da Jujuba (nossa parceria lá do norte, s2). E usando biquínis luxo da Ceci que a gente tanto ama.

E que tal uma do Clube das Lulus? Allannay, Julia, Ana Beatriz, Manu, Anna Luiza. E na frente Maju e Isa, todas de….                  Ah, agora já sabem, claro: Ceci Moda Praia.

No próximos post, teremos mais cliques e mais parceiros. Desde já obrigado a todos! Nosso evento foi um sucesso graças a vocês!

Crianças com Síndrome de Down encantam a moda goiana

Um mundo justo e igualitário para todos não é impossível. E o amor e a oportunidade devem ser para todos, assim como o Sol e a Chuva são.

Sol? Oba! Muitos amam o verão e as oportunidades que eles nos trazem para se refrescar, Nada melhor que uma piscina, ou o mar. Aliás, até o banho divertido de mangueira vale, né?

Então, já falamos da cores da Ceci Moda Praia aqui, e que suas cores, junto com alegria e conforto, vieram pra ficar. Mas o mais legal de tudo que assim como nós aqui no Blog dos Perné’s, a marca ama Moda e também apoia a Inclusão Social, de fato nada mais natural que no lançamento da primeira coleção, tenha duas lindas crianças, mini modelos portadores do Cromossomos 21, isto é com Síndrome de Down. Vamos conhece-los?

  • Este é o Marcos Filho, tem 6 anos, um grande modelinho e “Dublador”. Por isso mesmo é artista, ele ama tirar fotos e desfilar, De todas brincadeiras, sua preferida é “Pique Esconde”. Atualmente estuda numa escola regular municipal. E faz acompanhamento com fonoaudiólogos no CRER, em Goiânia.

Sindrome de Down_Moda Goiana_BlogdosPernés
Cadê o Marcos Filho? – Achooou!

 

  • Esta é a Yammane Vytória: Essa princesa, tem 5 aninhos e está sempre alegre e é muito carinhosa. Ama ir a escola, cantar e desfilar. Que linda!

Sindrome de Down_Moda Goiana_BlogdosPernés
Que alegria! Amamos a desenvoltura dessa bailarina. 

 

Sindrome de Down_Moda Goiana_BlogdosPernés
Juntos, só amor e companheirismo!

E nós, desejamos muita saúde para esses pimpolhos. Que Deus os abençoe sempre.Parabéns as mamães por cuidarem desses tesouros e a Ceci Moda Praia e equipe por dar essa oportunidade a eles, afinal moda, diversão e inclusão tem um ponto a mais. #VivaaInclusão!

Dicas para os momentos de lazer com os seus filhos!

Fim de semana está quase aí, e você mãe ou pai aguarda este sabadão para sair da rotina, descansar depois de uma longa semana de trabalho, experimentar coisas novas, estar mais próximos dos seus familiares, e claro: dar amor, atenção e brincar com os seus filhos.

Mas que tal aproveitar o fim de semana, as próximas folgas e até mesmo as férias para desestressar, e também fazer algo diferente e muito divertido com suas crianças, se gastar muito ou quem sabe não gastar nada?

#BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A. Foto: Mercur S/A. Criança adora ser criança, brincar com atividades simples e estar com os familiares. Aproveite!


Acreditamos que seja possível e a Mercur, uma empresa que atua na área de Educação, Saúde e Revestimentos, convidou a pedagoga Márcia Murillo para dar dicas de atividades que podem ser realizadas durante esses períodos com as crianças. “É preciso incentivar as crianças a vivenciarem experiências diversificadas, que se exercitem, saiam da frente da televisão, smartphones, tablets e computadores. Férias ou um dia de folga por exemplo, é hora de relaxar, ler, brincar e se divertir muito”, declara a pedagoga da Mercur.

Confira as atividades propostas:

– CARTAZ DAS ATIVIDADES: Quando chega a hora de fugir da rotina, dá vontade de fazer muitas atividades, porém sabemos que o tempo não nos permite realizar tudo que temos em mente, por isso é fundamental organização. Junto com as crianças, pegue um cartaz, faça um calendário do período ou mês, planeje e escreva tudo o que pensam em fazer a cada dia neste período. Utilize materiais coloridos para escrever como lápis de cor, giz de cera e canetas hidrocor. Deixe a criançada livre para ilustrar cada dia com muita criatividade.

Calendário de Atividades #BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A. Calendário de atividades com os filhos!

– PRESENTE: É importante oferecer espaços que convidem a criança a se experimentar já que o brincar é um espaço de descobertas e pesquisa sobre diferentes materiais, brinquedos e brincadeiras. Que tal criar vales presente para as crianças? Cada vale refere-se a uma ação diferente com a família, por exemplo, uma ida a praça, uma massagem, um cinema em casa, uma brincadeira no pátio e um cafuné. A criança escolhe quando utilizará seus vales, conforme o seu tempo.

Vale Bônus para as Crianças #BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A. Vejam que legal esse Vale presente!

Comentário do Blog dos Perné’s: isso também pode ser usado, como “Bônus de bom comportamento”, em qualquer dia da semana, mês ou do ano. Se seus filhos se comportaram, ajudaram em casa, obedeceram as regras da casa ou respeitaram os mais velhos, podem ganhar um “vale” desses, o que acham?

– ACAMPAMENTO NA SALA: Quem não curte montar uma barraca bem improvisada na sala de casa? Afaste os móveis do ambiente, pegue cobertas e lençóis e monte barracas. Divirta-se curtindo um filme, jogando ou até mesmo batendo um bom papo com as crianças na barraquinha da família.

– BINGO DA FAMÍLIA: Utilize diversos materiais como tintas, lápis de cor e giz de cera. A ideia é criar um bingo em família. As perguntas do bingo podem estar relacionadas a aprendizados que os pais queiram repassar para os seus filhos. Não tem certo ou errado, o importante é estar e aprender juntos com os questionamentos.

– DANÇA COMIGO?: O que acha de mostrar a seus filhos as danças de quando era mais jovem? Mostre vídeos, tire-o para dançar. Solte a música e afaste os móveis da sala. Com certeza será um momento de muita diversão.

Bingo em casa, com filhos! #BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A.

– INVENTE A HISTÓRIA: As histórias estão presentes na nossa vida desde a fase infantil até a adulta. O ato de criar história desperta muitas coisas boas. Recorte figuras de pessoas (homens, mulheres, crianças, bebês) e paisagens. Coloque todas as imagens em um envelope e passe a missão para cada um tirar do envelope uma figura. Todos devem escrever uma história de acordo com a figura que tirou.

Sobre a Mercur:
 A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade.
A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis. Nessa caminhada, a empresa tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação, saúde, como: borrachas de apagar, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados a pessoa com deficiência.

A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

E olha que legal, a a Mercur está na internet: www.mercur.com.br
. E presente nas redes sociais como o Facebook: Mercur Oficial, o Twitter: @mercuroficial
, o Youtube: Mercur S/A
 e até no Google Plus: https://plus.google.com/+mercuroficial/posts
.

Agradecemos a Sing por permitir a publicação e adaptação dessas maravilhosas dicas.

#Mercur #BompratodoMundo #BlogdosPernés #BloggersSurdos

Baby Fashion GO – Mini Babys Fashionistas 2

Bom dia,

Estamos acordando cedo para contar para vocês, mais dois lindos bebês que estarão no clima de moda e brincadeira no dia 04 de junho na Casa da Praça Bueno, aqui em Goiânia. Um evento de moda e diversão, é o O BFG – Baby Fashion GO.

E hoje temos dois rapazes super fofos. O que será que eles gostam de brincar? Vamos ver abaixo?

  • Keran:

ec6b8c4b1159961eee8e98afee4c05bd

Há 1 ano , o Keran ilumina a vida de suas famílias. Desde pequeno ama frutas e verduras, sendo que no momento ama comer papinha com muita abóbora. Creio que vai ser aqueles modelos lindos que comem de tudo, concordam?  Ele gosta de brincar na gangorra com seus amiguinhos, e ama tocar no pianinho. Nas horas “vagas”, está assistindo a Galinha Pintadinha e o Show da Luna.

Instagram: @kerangoulart

  • Henrique:ab01a4f45780e9baa5462d0a13c92162

O pequeno príncipe Henrique, com apenas 1 ano e meio, ama se lambuzar com “mãão” (macarrão). Ihh, outro que vai ser modelo e “bom de garfo”. Será?

Ele se diverte assistindo o Show da Luna e adora dançar ao som de Hi5! (Aliás, ele adora uma festa). Hoje em dia ele está que nem um “papagaio”, pois repete tudo o que escuta. “Papati” = Tomate; “ião” = Avião; “tatál” = Fio dental. Logo logo, teremos que vigiar o que falamos na frente dele, pois criança já viu né?! Repete TUDO o que o adulto fala.

Todos as noites antes de dormir, ele pede a naninha (um lindo elefantinho) e dorme agarradinho.

Já falamos num post anterior, sobre o Khalil e a Ana Clara. Outros amores!