Férias 2017 – O projeto Tampart e a Usina do Gasômetro de Porto Alegre

Um dos pontos altos da minha breve passagem em Porto Alegre foi conhecer o projeto Tampart e a Usina do Gasômetro. São 130 mil tampinhas de plástico oriundas de garrafas PET e outros produtos, que formaram uma incrível e linda obra de arte.

De acordo com o site sul21, segundo seu idealizador, o artista visual Ubiratan Fernandes, 57 anos, o objetivo da instalação é chamar a atenção para a degradação e o acúmulo de lixo nos oceanos. “O projeto nasceu por causa da minha preocupação com a degradação dos oceanos”, disse. Ele conta que o primeiro projeto que desenvolveu com essa temática foi em 2011, na praia de Punta del Este, Uruguai. “Lá tinha uma árvore que decorei com o lixo encontrado na praia”, diz, acrescentando que realizou esse trabalho no país vizinho por três anos consecutivos.

Estive lá e aproveitei, pena que perdi algumas fotos, mas segue outras:

Lindo né? Eu amei, e quero voltar para tirar novas fotos.

Todas as tampinhas foram furados e aparafusadas uma a uma. Foto: Reprodução: Guilherme Santos/Sul21

Sobre o Centro Cultural Usina do Gasômetro:

O Centro Cultural Usina do Gasômetro é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. Funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na chamada Praia do Arsenal, projetada para gerar energia à base de carvão mineral. Sua importância histórica é inegável, pois foi palco da industrialização no Brasil.

O complexo arquitetônico recebeu esta denominação devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões, construída em 1874, e que dava nome à região, que era conhecida como “a volta do Gasômetro”.

Em 1974 a Usina encerra suas operações como geradora de energia e é desativada. Em 1982 a Eletrobrás transfere para o município o uso do terreno. Neste mesmo ano, o governo estadual tomba a chaminé e, em 1983, o governo municipal tomba o prédio. Foi aberto à população como Centro Cultural no ano de 1991. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro.

Leia também:

Férias 2017 – O surpreendente Cânion Itaimbezinho

Férias 2017 – O Fantástico “Mini Mundo” de Gramados

Férias 2017 – Canela/RS: Foto à Moda Antiga

Já conhece a Foto à moda Antiga?

Então, estive em Gramado e Canela neste mês de Julho 2017, e eu e minha mãe tivemos a oportunidade de fazer umas fotos temáticas com o fotografo Mario Bertolucci. Vamos ao resultado?

Além de super competente e simpático, o serviço do Mário é eficiente e a entrega é garantida. Ele também foi super paciente conosco, uma vez que não escutamos direito, e explicou várias vezes. Eu e minha mãe amamos, e indicamos.

Quem for ao Sul, aproveitar as belezas de Gramado em Canela, devem aproveitar.

_______________________________________________________________________________________________________________________________Serviço: Foto à moda Antiga por Mário Bertolucci

Apenas: R$ 20 por tema – Todos os dias, das 09:00 as 19:00.

http://fotoamodaantiga.blogspot.com.br/

Próximo ao Museu da Moda e o Mundo a Vapor – Canela/ RS, Brazil

Contato: Tel: (54) 999572427 – mariobertolucci@gmail.com