“As letras de Alice”: aventura inclusiva pelo abecedário

Escrito em letra ampliada, braile e Libras, lançamento infantil dialoga com crianças sobre pluralidade social e união familiar

“A” de Alice, de afeto e também de alfabetização. Em uma brincadeira com as letras unida ao universo lúdico, o escritor Elias Sperandio espera deixar o processo de aprendizagem mais divertido e acessível, para crianças com e sem deficiência visual ou auditiva. Inclusivo, o lançamento infantil As letras de Alice imprime o abecedário em três formatos: com fonte ampliada, em braile e Libras (Língua Brasileira de Sinais) – um QR Code direciona para a história contada em sinais.

No enredo, a jovem Alice e o irmão Kauê se divertem na casa da avó Dora, juntos de tios em um café da tarde com toda a família. Em meio às aventuras de pirata e sapateado no chão da sala, a protagonista leva mensagens sobre representatividade e valorização da cultura negra, ao apresentar nomes importantes da história brasileira, como a poetisa Carolina Maria de Jesus e o jornalista abolicionista Luiz Gama.

Ela escreve na
Folha colorida
Grandes
Histórias de heróis

(As letras de Alice, p. 7)

Especialista em produção, adaptação e transcrição de livros em braile, Elias Sperandio traz uma alternativa aos materiais paradidáticos, ao proporcionar uma experiência literária com histórias, personagens e ritmo na narração. “Os leitores em fase de alfabetização precisam do lado imaginativo nesse processo de aprendizagem. Por isso, crianças com deficiências visuais ou auditivas precisam desfrutar de uma literatura inclusiva, pensada e feita para que suas limitações não as impeçam de adquirir a linguagem”, explica.

Publicado com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o livro terá 700 exemplares distribuídos gratuitamente em escolas públicas. Para receber a obra nas instituições de ensino, educadores devem preencher um cadastro em formulário on-line.

FICHA TÉCNICA

Título: As letras de Alice
Autor: Elias Sperandio
Editora: Blitt
ISBN: 978-65-980012-0-9
Páginas: 20
Formato: 20 cm x 25 cm
Preço: R$ 38,00
Onde comprar: Editora Blitt

Sobre o autor: Elias Sperandio é pós-graduado em Formação de Escritores pela ESDC, bacharel em Letras e técnico em Artes Gráficas. Fundador da Studio Braille, é especialista em produção, adaptação e transcrição de materiais, livros didáticos e literários em braile e em fonte ampliada. Participou de inúmeros projetos de publicação na Fundação Dorina Nowill para Cegos, inclusive do programa “Leia para uma criança”, promovido pelo Itaú Social.

Sobre a ilustradora: Jéssica Góes é carioca e desde criança já rabiscava tudo: paredes, guardanapos e livros de matemática. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela UERJ, utiliza a aquarela como principal técnica para suas ilustrações. Mulher negra, gosta de ilustrar a pluralidade; suas personagens costumam ser mulheres, pretas e indígenas.

Conheça a Editora Blitt: Instagram | Site oficial

Livro: Peraí, eu sou o Chefe!?

Editora Cultrix

Esqueça tudo o que já leu até hoje sobre liderança de modo geral. Você acaba de ser promovido ou precisa aprimorar suas habilidades de liderança? Então, este livro será seu mentor na área de gestão, assim como se tornará seu guia para que tome boas decisões.

Ele mostra como ajudar sua equipe a trabalhar em conjunto, administrar problemas de funcionários e atingir suas metas, além de trazer diversas informações, dicas e listas úteis para qualquer um que almeje se tornar um bom gerente.

Peraí, eu sou o chefe?!? destaca as habilidades essenciais que todo gerente precisa conhecer, praticar e dominar. Por meio de técnicas claras, diretas e linguagem moderna, este livro vai ajudar você a se preparar para assumir o comando e ser o tipo de gestor que todos gostam de ajudar a alcançar o sucesso.

Ficha Técnica:

Peter Economy é autor best-seller da área de negócios, ghost-writer e consultor editorial com participação em mais de cem livros (com mais de dois milhões de cópias vendidas). Ele tem uma coluna sobre liderança e gestão na Inc.com (é o Leadership Guy [O Cara da Liderança]) e trabalhou por dezoito anos como editor associado da revista Leader to Leader.

  • Categoria: Administracao
  • Autor(es): Peter Economy
  • Dimensões: 14cm x 21cm
  • Edição: 1
  • Editora: CULTRIX
  • ISBN: 9786557361658
  • Número de páginas: 280
  • Ano de publicação: 2022

Livro: Libras – as mãos que se expressam

Acabei de receber o livro: Libras – as mãos que se expressam, da Editora CRV.

Capa do livro: LIBRAS:<br data-recalc-dims=as mãos que se expressam:
a complexidade e os desafios para a adoção e promoção da língua de sinais” width=”390″ height=”587″/>

E olha que interessante: Como surdo e ifluenciador da Língua de Sinais, eu amei tudo um pouquinho, mas principalmente, as pesquisas que foram realizadas com grandes ideias e experiências realizadas para que pudessem contribuir aos novos colegas iniciantes da LIBRAS, podendo ser preofessores, pedagodos e etc.

Além disso, as investigações que estão sendo realizadas na perspectiva dos ouvintes e surdos que utilizam a LIBRAS. Estes artigos da ´pesquisa tem o intuito de torna-se uma ferramenta de consulta, pois trará pesquisas que poderão ajudar a muitos da área que buscam mais conhecimento e credibilidade no assunto.

E para todos que desejam adquirir o livro ou outros do mesmo assunto, cliquem aqui. E não é só isso, temos cupom para meus seguidores: BLOGODOSPERNES5, para ganharem 5% de desconto. Não é demais? Aproveitem!

O despertar do HERÓI INTERIOR

Imagem de O despertar do herói interior: A presença dos doze arquétipos nos processos de autodescoberta e de transformação do mundo - CULTRIX - GRUPO PENSAMENTO

Depois um sucesso de lançamento do livro O “herói Interior”, chega um novo livro da escritora Carol Pearson, e dessa vez é “O Despertar do Herói Interior” que traz agora 12 arquetipos nos processos de descoberta de transformçãa do mundo

os ajuda a explorar os inúmeros caminhos heroicos disponíveis em cada etapa de nossa vida. Ela propõe um programa inovador composto por doze arquétipos, guias interiores, que nos ajudam a realizar todo o nosso potencial humano e a nos tornarmos profissionais engajados, podendo também capacitar outras pessoas. Este livro mostra como ativar e aplicar esses modelos, para vivenciarmos heroicamente o dia a dia, nos desenvolvermos interiormente e transformarmos o mundo à nossa volta.


ISBN-10: 9786557362396ISBN-13: 9786557362396Páginas: 496idioma: PortuguêsEdição: 2Encadernação: BROCHURAAutor: Carol S. Pearson

ISBN-109786557362396
ISBN-139786557362396
Páginas496
IdiomaPortuguês
Edição2
EncadernaçãoBROCHURA
Informações complementaresEditoraPensamentoGêneroPsicologiaISBN-106557362399ISBN-139786557362396

O herói Interior

Em 2023 com muitas novidades por aqui, e estou iniciando este post com mais uma: a nova parceria com a Editora Cultrix, e com livros para ampliar nosso conhecimento quanto ao mundo que nos rodeia.

E o primeiro livro que a Editora Cultrix me mandou, é “O Herói Interior, da Carol S. Pearson, que mostra uma busca heróica de quem somos, não é apenas para certas pessoas em circunstâncias especiais e sim, para todos.

E o livro nos mostra que quando nos inúmeros caminhos que a vida disponibiliza e nos permite mostrar que somos os nossos próprios heróis, e nos ajuda a ativar e aplicar doze guias interiores em nossas vidas, nos processos de desenvolvimento interior, de transformação do mundo e na procura de integração.

Os doze arquétipos, aqui desenvolvidos, e que podem nos ajudar a: preparar para a nova jornada, aprendendo não apenas como ser membros bem-sucedidos da sociedade; mas também iniciar a busca de integração, através da descoberta dos mistérios da mente humana; e transformar nossa vida como resultado de reafirmarmos nossa condição e poder pessoal singulares.

Estou amando a leitura, obrigado Editora Cultrix.

Livro: Mano Down

Uma história de amor entre dois irmãos especiais. De um lado, o Eduardo, carinhosamente chamado de Du, um jovem de 21 anos com Síndrome de Down, e do outro, Leonardo, um jovem também especial pela sensibilidade e pela capacidade de amar de uma forma incondicional.

Os tópicos da obra Mano Down: relatos de um irmão apaixonado, descrevem as etapas da vida do Du, seu relacionamento com os pais, irmãos, familiares, professores e amigos. Além disso, à medida que o autor menciona as experiências vividas e as dificuldades encontradas pela família e por ele próprio, esclarece ao leitor alguns dados e informações a respeito da Síndrome de Down e mostra que ter na família alguém assim é uma experiência que nos dá uma melhor compreensão do mundo.

‘Há algum tempo pensava em escrever contando a nossa história. Adiei algumas vezes, porém chega um momento em que os pensamentos parecem querer saltar, as ideias ficam pequenas apenas na lembrança e é preciso tomar forma em texto para que todos conheçam a paixão que nos une”, declara o escritor Leonardo Gontijo.

Cada história é única, com suas dificuldades, emoções, encantos e caminhos. A intenção é tão somente partilhar experiências, colocar para fora tudo o que o autor sente e, antes de mais nada, mostrar seu amor ao Du, seu irmão.

“Ele me fez viver momentos mágicos e conquistou afeto num mundo onde os sentimentos positivos são gratuitos para os seres normais, mas difíceis de brotar quando se é imperfeito. Quanto ensinamento!”, enfatiza o autor.

A obra, lançada pela Literare Books International, não fala apenas da síndrome, fala de paixão e cumplicidade, assim como divulga a alegria e a riqueza que é conviver com um uma pessoa com Down.

Sobre o autor
Leonardo Gontijo – Pai de Eduarda e Laura. Formado em Engenharia Civil e Direito, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho. Responsabilidade Social e Gestão de Projetos. Mestre em Administração. Professor do Centro Universitário Una, Faculdade Milton Campos e Fundação Cabral. Coach. Palestrante. Idealizador e Diretor do Instituto Mano Down. Tem como seu maior título ser irmão do Dudu do Cavaco. Sonha com uma sociedade mais justa, humana e inclusiva.


Serviço:
Mano Down: relatos de um irmão apaixonado
Editora: Literare Books International – 1ª edição – 200 páginas
ISBN: 978-6586939392
Amazon: https://bit.ly/livro-mano-down
Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-mano-down

Dica de Leitura para Crianças: A Casa na Árvore

Hoje a dica de leitura é para as mamães, para os professores e para as crianças. A Editora Melhoramentos mandou pra mim “A Casa na Árvore” de Tino Freitas e Lúcia Brandão. O livro que é simplesmente uma graça. E lindo começando pela capa.

Ele conta a histórias dos animais que moram no Condomínio Bicharada, que vivem nas mais lindas e incríveis árvores. Lá, todo mundo está feliz e também muito ocupado, organizando um chá de boas- vindas para o novo morador.  Para a festa, eles escolhem frutas, cozinham bolos e fazem até um cocar e um travesseiro macio para lhe dar de presente.

Essa foto foi tirada na minha rua, aqui em Goiânia, que é cheia de árvores lindas. Só está faltando a casa e os bichos pra ficar ainda mais divertida. Imagem: Thiago Perné Santos/ Blog dos Pernés

Quais são os lindos bichos? Quais são as perfeitas árvores e quais suas funções? E esse novo morador, quem é ele? Uma coisa é certa: Tino Freitas e Lúcia Brandão oferecem uma divertida história através desse passeio pela fauna e pela flora brasileira. Com certeza uma ótima dica para as crianças. Fica a dica também para escolas adotar este livro.

Veja também:

Dia internacional da Síndrome de Down: O Clube dos livros esquecidos

Dica de Leitura: “O poder dos Imperfeitos”

 

Dica de Leitura: “Entre silêncios e gestos” de Marcos Arthur.

Hoje estamos iniciando um novo tema aqui no blog: Dicas e Resenhas de livros, lançamentos e novidades das editoras. E quero iniciar indicando o livro “Entre silêncios e gestos” do autor Marcos Arthur, lançado pela Editora do Brasil. O mesmo tem tudo a ver com nosso blog, pois estamos sempre nos esforçando em falar sobre acessibilidade, inclusão, bullying e surdez. Vamos a um breve resumo?

Marcel teve Polimielite quando criança, e como tempo apesar das dificuldades da deficiência e sentimentos que ela trazem como medo e solidão, ele descobre uma maneira de reagir a vida, já que tem talento especial para o teatro de pantomima – a arte de expressar sentimentos por meio de gestos e atitudes, em silêncio. É um relato marcante e emocionante de um jovem que vira o jogo e enfrenta seus piores pesadelos sem emitir uma única palavra, valendo-se apenas de seus gestos preciosos.  Um de seus principais expoentes,  o francês Marcel Marceau, inspirou os pais do personagem principal da obra. Uma frase de Marceau resume sua arte: “Um mágico transforma o visível em invisível. O mímico transforma o invisível em visível”.

O livro também discute a questão da inclusão. Antes, o que algumas pessoas tentavam esconder e excluir por ser diferente, hoje ganhou um olhar mais atento e sensível, pois cada vez mais se percebe que as diferenças podem somar. “Discutir essa questão tão séria já demonstra um avanço, mas há também, ainda, muita discriminação. A importância de se abrir oportunidades a todos, independentemente das peculiaridades de cada um, é enorme, e acredito que, mesmo a passos lentos e com inúmeros questionamentos, chegaremos a uma sociedade mais inclusiva”,

Com certeza um grande exemplo e uma grande inspiração para nós hoje. Eu que não sou bobo já quero o meu e quando ler vou contar aqui o que achei.

Sobre o autor:

Marcos Arthur é músico, compositor, escritor, ilustrador e designer gráfico. Estudou música no Instituto Musical de São Paulo e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Foi um dos fundadores do premiado Núcleo Zambelê, cuja proposta era a de montar espetáculos essencialmente musicais, dirigidos ao público infanto juvenil. O grupo chegou a receber o prêmio de Revelação, da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Marcos foi indicado também como Melhor Autor em “Vamos Atrás do Raio de Sol” (Prêmio Apetesp) e “Chimbirins e Chimbirons” (Prêmio Mambembe), todas encenadas pelo núcleo. Escreveu e ilustrou seu primeiro livro infantojuvenil “O Avô de Arthurzinho Tocava Moedroca”, em 2014, pela editora Edebê. “Entre silêncios e gestos” é seu primeiro publicado pela Editora do Brasil.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infanto-juvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos da Editora do Brasil podem ser adquiridos por meio de seu e-commerce: (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou em livrarias e lojas físicas como, por exemplo, sua loja, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos).

Serviço:

Autor: Marcos Arthur

Ilustração: Marcos Arthur

Formato: 14 x 20 cm

Número de páginas: 120

ISBN: 978-85-10-06154-4

Preço sugerido: R$ 41,40

www.editoradobrasil.com.br

Leia também: Rótulos, Discriminação, Fofocas e Mentiras – Não!