Moda Inclusiva Por Andressa Salomone

A estilista Andressa Salomone lançou sua primeira coleção de Moda Inclusiva em desfile em São Paulo. Intitulada La Dolce Belle, a coleção foi inspirada em sua amiga de infância, Izabelle Marquez, que nasceu com mielomeniningocele – má formação na coluna vertebral.

“Acredito que deficiências não são tratadas com naturalidade. E não estou falando apenas da indústria da moda. E essa não é uma questão que pode ser tratada como tabu. Muita gente evita o assunto por receio ou por não ter a oportunidade de conhecer de perto as reais necessidades dessas pessoas.

Precisamos entender que uma marca precisa, sim, oferecer produtos que se adequem a elas. Todo mundo viverá de forma mais integrada e confortável se abordarmos esse tema com mais frequência e com a naturalidade que o assunto merece. Temos que parar de ter medo”, conta Andressa, que criou toda a coleção junto com Izabelle.

Produzido por Carlos Pazzeto, o desfile emocionou o mundo fashion, mostrando a importância da inclusão no mundo da moda. Na passarela, os astros da noite foram 20 participantes, entre cadeirantes e portadores de deficiências físicas, que desfilaram com padrinhos como Preta Gil, Isabella Fiorentino, Di Ferreiro, Arlindo Grund, Paula Martins, Giane Albertoni, Vera Viel, Laura Wie,  Laura Fernandez, Adriana Colin, entre outros. Preta Gil inclusive, não conteve a emoção e fechou sua participação no desfile em lágrimas.

A coleção está a venda à preço acessível para todas as pessoas com algum tipo de deficiência e todo o lucro será revertido para a AACD.

Fotos: Luciana Prezia

Coleção: Andressa Salomone (@byandressasalomone).

SPFW – O Sertão de Isabela Capeto

Cores, formas e texturas do Cariri Cearense inspiraram a coleção de Isabela Capeto apresentada na São Paulo Fashion Week N43. O marcante trabalho artesanal da estilista agora se uniu a elementos da iconografia daquele considerado o Oásis do Sertão. A brasilidade do fazer a mão em detalhes, bordados e aviamentos resgataram a identidade local e levam o olhar para um passeio por sítios arqueológicos, casarios e fachadas, assim como pela cultura manufatureira.

Isabela Capeto investiga tradições, costumes e superstições desse Brasil de identidade plural, que vai das máscaras de cerâmica das Irmãs Candido à obra de Mestre Noza, o escultor de Padre Cícero. Um laboratório a céu aberto de heranças indígenas, africanas e ibéricas que dão uma atmosfera de magia e encantamento a sua roupa única e atemporal.

Tecidos: Algodão, tule, lycra, couro e seda
Peças-chaves: Jaquetas, camisetões, vestidos longos e saias
Cores: Atanado, vermelho, rosa claro, café, marinho e preto

Diante disso, selecionei alguns modelos que mais me chamaram atenção no desfile que aconteceu hoje, dia 15/03/2017.

Isabela Capeto – SPFW 2017 (Foto: Zé Tanaka)

 

Isabela Capeto – SPFW 2017 (Foto: Zé Tanaka)

 

Isabela Capeto – SPFW 2017 (Foto: Zé Tanaka)

 

Isabela Capeto – SPFW 2017 (Foto: Zé Tanaka)

 

Isabela Capeto – SPFW 2017 (Foto: Zé Tanaka)

E aí, gostaram? Qual seu Look/ cor preferido?