O serviço é bem prático e preço super acessível para quem quer fugir da muvuca do transporte público. OK, não é tão novidade, já que o aluguel de bicicletas está em toda cidade, em várias cidades no Brasil e no mundo todo.
Esses dias contei aqui, sobre 4 formas de economizar nas suas viagens, sendo que 2 são de transportes: É o Uber que todos já conhecem e o BlaBlaCar, que seria um “uber de longa distância” que já utilizei também.
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Mas hoje quero contar para todos vocês, principalmente para os chiques que vão a Paris, na França. Conheça o “Cityscoot”, o serviço de “Scooter elétrica compartilhada”. Sim, é aquelas motos charmosas.
O cadastro é semelhante ao da bicicleta. Ou seja, toda a transação é feita pelo aplicativo. Para usar a scooter, o usuário cadastrado paga entre 20 e 28 centavos de euro por minuto. Após a reserva da scooter, o usuário tem dez minutos para retira-la da estação. Para quem tem mais de 28 anos, não é necessário habilitação.
A ideia de lançar mais um serviço de transporte em duas rodas não só ajuda no tempo de mobilidade da população e de turistas, como também vai favorecer o uso mais equilibrado dos espaços públicos. Afinal, uma pequena moto elétrica ocupa bem menos espaço que um carro.
A scooter parisiense tem motor elétrico de 50 cilindradas e pode chegar a 45 quilômetros por hora. A princípio, são 150 unidades espalhadas pela cidade. Outros países europeus, como Espanha, Itália e Alemanha, também contam com sistemas semelhantes.
Então já sabe, se for a Paris, a Scooter é uma opção que vale a pena!
Olá, hoje contarei para vocês minha viagem feita com motorista particular, através do aplicativo Uber-pro.
Minha primeira utilização:
Quarta feira, 03/02/2016, já eram quase 19:00 e eu tinha compromisso as 19:30, no qual gosto sempre de chegar com antecedência.
Estava na Academia, conferi o horário no qual o ônibus que eu precisaria para chegar no compromisso iria passar nas proximidades e observei que não daria para chegar no horário caso eu o esperasse. Pensei em ir de moto boy ou táxi por meio do aplicativo “99 Táxi”, que inclusive estou acostumado a usar e gosto muito. Foi quando me lembrei que havia feito o cadastro no aplicativo Uber.
Fiz a primeira chamada que pelo que parece foi cancelada pelo motorista.
Tentei uma segunda e foi aceita por outro motorista. Fiquei esperando por um tempo e parecia que não se movia do lugar, por isso cancelei a viagem uma vez que estava com pressa.
Muito “paciente” fui pra terceira chamada e era o mesmo motorista da segunda tentativa que chegou em cerca de 7 minutos e me explicou que para ele não estava aparecendo a localização correta e por isso tentou me ligar para tirar a dúvida.
Tirando as duas tentativas frustadas a viagem foi cinco estrelas, o motorista foi super simpático e atencioso. Além de bala, chiclete e água, usava cinto de segurança, não utilizou o celular enquanto dirigia e conseguiu me deixar no destino as 19:23, ou seja 7 minutos antes do horário. A viagem durou 11 minutos, em 4,2 km de percurso e custou R$ 9,55, que ficou bem em conta. Após finalizar a corrida, o motorista me avaliou no aplicativo, agradeceu e nos despedimos. Pronto, o pagamento será cobrado do cartão de crédito cadastrado. Recebi o e-mail com o comprovante da viagem e recibo de lançamento no cartão.
Após esse experiência utilizei o Uber para outras duas viagens.
Desvantagens:
⁃ A única forma de entrar em contato com o motorista seria ligando, uma vez que o botão “mensagem” não funciona. Como já explicado ele até me ligou, mas como sou surdo não atendi, pois sabia que não escutaria bem. Mas como não cheguei a tentar ligar, não sei se daria certo. Sugiro, corrigirem esse erro ou esses erros o quanto antes.
⁃ Talvez por estar no começo aqui na cidade, ainda há uma certa demora na localização e na chegada dos motoristas.
⁃ O aplicativo visualmente ainda está um pouco confuso, talvez por que eu esteja acostumado com o aplicativo da 99Táxi. Mas seria bom, melhorar o mapa e a forma que se marca a localização de partida.
Vantagens:
⁃ A valor da viagem saiu bem mais barata. Só pra terem uma ideia, no início de janeiro pedi um táxi pela 99táxi, para o mesmo destino, porém a partida foi uns 800 metros mais próximo do destino. A viagem 3,4 km, durou 10 minutos e custou R$ 13,89.
⁃ Embora pareça ter demorado na chegada do motorista, parece-me que nos três casos, chegaram mais rápido que os taxistas do 99Táxi.
⁃ Simpatia de todos os 3 taxistas. Todos educados, bem humorados e respeitosos e carregavam a viagem toda um grande sorrisos no rosto. Não sei se é uma “regra” do aplicativo, mas achei que não seria coincidência. Ponto para Uber! Além disso, a limpeza dos carros impressionava.
E se você quer ganhar R$ 20 de desconto em todas as suas viagens utilizando o Uber?
⁃ Baixe o aplicativo e faça o cadastro;
⁃ Quando for o chamar o primeiro motorista, acrescente o código promocional: Z4NJX19AUE.
Pronto! Assim que sua viagem for finalizada, você receberá além do e-mail de confirmação de pagamento um número parecido com o acima pra você divulgar entre seus amigos. E a cada vez que um deles utilizar o serviço do Uber, colocando o seu número que irá divulgar você ganhará R$ 20 para cada viagem.
Olá, tudo bem? Minhas “desculpas” por não estar mais postando com frequência é a vida atarefada. No trabalho, pressão por todos os lados, muitas atividades e prazos para cúmprir que vocês devem conhecer bem.
Mas aqui estou eu, para falar um pouco sobre novas tecnologias que estão no mercado para ajudar os surdos. No último post, falei sobre o aplicativo ProDeaf que foi desenvolvido por linguistas e surdos. O site do Fantástico disponibilizou essa semana um vídeo noYouTube. Vejam que vão gostar bastante. Mas o ProDeaf não é a única novidade, o site também mostras outras facilidades para a vida do surdo. São elas:
FoneFácil “A mídia é um serviço de reconhecimento de voz que converte automática a fala em texto escrito em português e vice-versa, através de um smartphone. O usuário surdo digita a mensagem que deseja transmitir, via FoneFácil, em língua portuguesa, e o servidor do aplicativo converte o texto em voz, permitindo ao outro usuário escutar o conteúdo da mensagem. Do mesmo modo o usuário ouvinte responde via voz, o servidor reconhece o som e converte para texto em língua portuguesa, para que o surdo leia o conteúdo ditado pela pessoa do outro lado. Este aplicativo pode ser solicitado entrando em contato com a empresa Brava Autonomia.”
Rybená “É um serviço de tradução automática – Português -> Libras –, que segue algumas vezes as regras gramaticais, facilitando a compreensão dos conteúdos em texto das páginas web.O sistema não tem restrição de idade para sua utilização, o que irá definir este quesito é a classificação etária da página acessada. Para usar o serviço, basta solicitar à empresa que desenvolve o Rybená, o Grupo ICTS”.
iLIBRAS “A tecnologia prevê a intermediação comunicacional, realizado através de canais de atendimento: mensagens de texto via e-mail, via chat on-line e via celular. As mensagens são recebidas por uma central de intérpretes capacitados para atender às demandas específicas. Deste modo, cada um desses profissionais abre uma chamada para o usuário surdo solicitante. O cadastro do usuário surdo é realizado aqui. Em seguida é necessário optar por um plano a escolha. Não há restrição de faixa etária e seu uso é um grande facilitador na comunicação e prestação de serviços entre pessoas surdas e ouvintes”.
ViavelBrasil “O serviço é intermediado por uma central de intérpretes, através do VPAD, aparelho de videoconferência, criado pela empresa. Com esta tecnologia o usuário surdo faz uma chamada para a central, via vídeo, em Libras. As ligações solicitadas podem ser feitas para telefone fixo e/ou celular. Em Libras, o usuário surdo sinaliza para o intérprete enquanto este transmite o conteúdo sinalizado, através da fala, para a pessoa a quem se destina a mensagem. Para adquirir o produto basta acessar aqui”.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES também falou das tecnologias de inclusão. “Para o público em geral, é possível acessar um Dicionário de Língua Brasileira de Sinais por aqui. Lembramos ainda que e-mails, torpedos, SMS, redes sociais (Facebook, Twitter), comunicação por vídeo (Viavel Brasil, Skype, FaceTime) são ferramentas hoje utilizadas também por milhares de surdos brasileiros, garantindo acessibilidade em vários níveis e proporcionando contato entre surdos e entre surdos e ouvintes”.
O Instituto ainda adiantou um novo projeto: “teremos uma TV Web, criada pelo INES – a TV INES – voltada para as comunidades surdas do Brasil, com programação variada, para todos os públicos, que irá ao ar no mês de abril”.
O ProDeaf anunciou no dia 02 de abrila disponibilização ao mercado brasileiro do primeiro aplicativo para smartphones capaz de traduzir fala para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Desenvolvido pela companhia pernambucana, o projeto é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pelo ProDeaf – com financiamento do Sebrae e do CNPQ -, e do patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.
De acordo com o CEO do ProDeaf, João Paulo Oliveira, o desenvolvimento do aplicativo levou 2 anos e contou com a participação de 12 profissionais, incluindo designer, intérpretes, linguistas e programadores, liderados por ele, pelo Chief Operations Officer Flávio Almeida, e pelo Chief Technology Officer da companhia, Amirton Chagas. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. “A comunidade surda atuou nos fornecendo feedback para chegássemos a este resultado”, explica Oliveira, lembrando que as primeiras versões do aplicativo não agradaram aos avaliadores surdos. “Os feedbacks nos ajudaram a melhorar o produto até chegarmos à versão que colocamos agora no mercado”.
O aplicativo ProDeaf Móvel chega ao mercado pronto para a plataforma Android e, nos próximos meses, serão disponibilizadas versões para as plataformas iOS e Windows Phone . A versão atual está disponível no Google Play ou diretamente no site da companhia, no link prodeaf.net/download, podendo ser baixada gratuitamente. “Os custos operacionais da distribuição do aplicativo estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros, que com isso está levando a tecnologia aos surdos de forma gratuita”, ressalta Oliveira.
Nesta versão, o aplicativo reconhece a voz do usuário e traduz a fala diretamente para Libras, executada por um personagem na tela do celular. Para isso, ele usa como base um dicionário de cerca de 3.700 sinais. Mas isso não deve parar por aí. Já está nos planos do ProDeaf o aumento do número de sinais e a regionalização de sua base, permitindo o uso de sinais específicos de determinadas regiões do Brasil.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. O ProDeaf Móvel é útil, justamente, para eliminar esta barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos.
O objetivo do Grupo Bradesco Seguros foi abraçar a causa da comunicação e da acessibilidade e ajudar os surdos na interação com as pessoas de seu círculo social. Um parente ou amigo pode usar o seu celular para transmitir uma mensagem que será compreendida pelo surdo. Nos testes que fizemos, eles ficaram muito contentes com a solução, pois muitos familiares e amigos não conhecem a linguagem Libra.
A expectativa é que sejam realizados 30 mil downloads no primeiro mês de disponibilidade do aplicativo. O executivo lembra que o ProDeaf – que já fornece ferramentas para tradução do conteúdo de sites para Libras – ainda deve investir muito em pesquisa, principalmente na área de reconhecimento de sinais. “Em alguns anos planejamos publicar ferramentas que permitam a comunicação com surdos em 2 vias, traduzindo português para Libras e Libras para português”, afirma Oliveira.
Muito do rápido desenvolvimento do ProDeaf no mercado brasileiro deve-se às parcerias estratégicas estabelecidas pela companhia até o momento. A Microsoft, por exemplo, é a responsável pelo suporte de infraestrutura, computação em nuvem e softwares, atuando também no desenvolvimento tecnológico e consultoria. Outro parceiro estratégico é a Wayra, aceleradora de empresas da Telefônica, que é hoje sócia do ProDeaf, pois acredita no potencial e inovação dessa tecnologia e tem interesse tanto na inovação social quanto em lucros futuros do projeto.
Sobre o ProDeaf É um Software inédito para tradução de conteúdo em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), segunda língua oficial do país, falada por mais de 5 milhões de brasileiros. O ProDeaf é o projeto carro-chefe da empresa homônima, uma startup pernambucana de soluções em tecnologia assistivas, com o foco na – comunicação e integração social entre Surdos e ouvintes. Em linha com a missão da empresa, de permitir a quebra das barreiras de comunicação, o software apresenta soluções viáveis para o mercado corporativo e usuário final, realizando traduções de sites e vídeos para Libras e traduzindo, através de aplicativos gratuitos, o som falado para a língua de sinais em tempo real. Com operações em Recife (PE) e São Paulo, a empresa oferece ao mercado serviços diferenciados e orientados por qualidade, resultado e especialização. É uma startup acelerada da academia de inovação da Telefonica (Wayra) e parceira da Microsoft.