Uber em Goiânia: do Luxo ao Lixo

O que fazer depois de 2000 viagens feitas com o Uber em mais de 3 anos que ele está em Goiânia? Lembram quando usei e todo feliz e satisfeito vim contar para vocês? Só clicar aqui para ler a matéria de fevereiro de 2016. E quando vim contar sobre a prefeitura de Goiânia e a lei para o Uber? Vejam aqui. E hoje então podemos comemorar? não, infelizmente.

Desde maio de 2016, já venho estado descontente com o proceder de alguns motoristas e quase 95% do atendimento do suporte. Sabe o suporte? Aquela opção de “ajuda” que temos para reclamar algo ou fazer alguma solicitação? Este mesmo, tanto é que em março de 2017, resolvi registrar a insatisfação com o serviço.

Minhas novas experiências com a Uber

Além de até hoje, não ter uma linha segura e eficaz para que eu como surdo, possa conversar com o suporte ou entrar em contato com algum motorista, hoje estou ao limite de pagar por um serviço muito ruim. Poxa Uber! Muitos cancelamentos por parte dos motoristas (outros que não saem do lugar e nem respondem ao chat), muitos questionamentos feitos ao suporte e não há resposta. Aliás, se eles mesmos não encerram o chamado, há resposta sim:

  • Lamentam muito o ocorrido e que isso ou aquilo não faz parte do padrão de qualidade e que embora não possam dar mais detalhes sobre como farão para corrigir a falha, podem dar uma boa notícia: não foi cobrada taxa de cancelamento.

Uau, ótimas respostas, o problema é que são as mesmas, até para questionamentos que não se enquadram a estas respostas. Outro problema: os problemas voltam a acontecer. E eu como usuário sou prejudicado, ou cobrado. Vejam por favor sobre o que eu recebi hoje:

Olá, Thiago

Nós percebemos que você cancelou vários pedidos de viagem nos últimos dias.

Cancelamentos fazem parte do dia a dia e é esperado que eles ocorram ocasionalmente, mas quando chegam a níveis altos eles prejudicam a experiência de motoristas parceiros que poderiam atender os pedidos de outros.

Nós queremos que sua experiência com a Uber seja a melhor possível.

Dicas para que você encontre com o seu motorista:

Por favor, certifique-se de chamar um Uber apenas quando já estiver pronto para iniciar a viagem. Se você gostaria de agendar uma viagem com antecedência é possível fazer isso pelo aplicativo.

Caso você esteja encontrando dificuldades para encontrar seu motorista você pode utilizar as mensagens do aplicativo ou fazer uma ligação para encontrá-lo.

Se  seu motorista está enfrentando problemas para encontrar o local de partida, não deixe de confirmar se o ponto da sua localização está correto antes de solicitar a próxima viagem.

Obrigada por utilizar a Uber, esperamos que essas dicas possam ajudar a criar uma ótima experiência para você e nossos motoristas parceiros.

Em resumo, os motoristas que não saem do lugar, ou vai para caminhos opostos ao seu encontro, mas que independente não respondem ao chat e eu devo assegurar que estou “pronto”, que falei “com o motorista” e se confirmei o ponto de espera.

Serviço Uber, o que era ótimo está ficando péssimo. – Reprodução

A intenção da mensagem é boa, mas eles deveriam analisar minhas reclamações e corrigir as próprias falhas ao invés de fazer estas sugestões. E não é só:

  • Eles já cancelaram meu código que eu colocava aqui no blog (meu blog pessoal, que não é errado segundo o código de conduta deles), para vocês novos usuários. Certa vez até desativaram minha conta e fiquei mais de meses sem utilizar. Quando decidiram reativar, perdi todos os bônus.
  • Sexta, 31/09/2018 bem chateado com tudo isso, e farto de tantas falhas e respostas automáticas padronizadas, mandei uma mensagem no suporte no app, segue:

Gostaria de questiona-los sobre 4 itens:

1 – Que tipo de treinamento seus funcionários recebem?

2 – Vocês tem Ouvidoria para resolver casos que o cliente não fica satisfeito com a resposta?

Como motivo do questionamento destas, mencionei que nas últimas 3 viagens tive problemas e procurei o suporte, e das 3 vezes me responderam coisas sem sentido.

3  – Quantas viagem eu já fiz?

4 – E meu código para uso de novos amigos ao Uber que não funciona mais?

Resposta: “Agradecemos seu contato, no momento não conseguimos identificar a viagem que você está se referindo.Envie as informações e selecione a viagem específica”. 

Entendem meu descontentamento? Estresse alto por um atendimento que estou pagando. E deixo claro que não estou pagando por um serviço ruim.

Após eu respondê-los, perguntando que não falei de viagem específica, recebi o retorno: “Pedimos desculpas pelas respostas anteriores não serem adequadas. Referente ao treinamento, trata-se de algo confidencial. Reforçamos que o meio de comunicação do suporte é atrás do Ajuda/Help. Conforme solicitado, verificamos que você realizou 1918 viagens até o momento. E que código que não funciona, precisamos de mais detalhes, talvez seja problema na sua conta. E precisamos da tela para analisar os possíveis erros”. 

Incrível a capacidade de um suporte altamente treinado de forma tão confidencial não poder resolver os problemas do cliente, e quando resolve, é pela metade. Por isso o título: Uber em Goiânia, do Luxo ao Lixo.

 

Regulamentação do Uber em Goiânia

Veja que legal gente, a Prefeitura de Goiânia publicou o Decreto 2890 / 2017, que detalha algumas das obrigações regulatórias específicas para as empresas de aplicativo, como a Uber, e os motoristas parceiros.

Esta segunda, a Uber entregou à Secretaria Municipal de Trânsito e de Transporte o Pedido de Credenciamento, demonstrando o comprometimento da empresa em relação ao cumprimento dos requisitos estabelecidos no Decreto.

A partir do credenciamento, será possível ver em cada recibo digital de viagem um novo item, chamado “Taxa Municipal”. Um adicional de R$ 0,10 por km será cobrado por viagem e repassado à Prefeitura de Goiânia.

Por exemplo, uma viagem de 5,3 km (como da Praça Cívica ao Shopping Flamboyant), que custa em média R$ 10,90, passará a custar R$ 11,43 compostos da seguinte maneira:

  • Preço inicial: R$ 2,50
  • Preço por km: R$ 1,20 x 5,3 km = R$ 6,36
  • Preço por min: R$ 0,17 x 12 min = R$ 2,04
  • Taxa Municipal: R$ 0,10 x 5,3 km = R$ 0,53

A Uber acredita que Goiânia deu um passo em direção a uma regulação para a mobilidade urbana compartilhada no Brasil. Hoje, a Uber reafirma que segue com sua missão de oferecer, ao simples toque de um botão, uma opção de mobilidade acessível e eficiente para seus usuários.

Nem tudo são flores, mas fiquei feliz por essa conquista. E você, ainda não tem cadastro na Uber? Que tal ganhar R$ 5 GRÁTIS nas duas primeira viagens? Use o código z4njx19aue  e garanta seu desconto.

Leia também:

Minhas novas experiências com a Uber

Requisitos para avaliar sua viagem com o Uber

Minhas novas experiências com a Uber

Desde que o serviço do Uber começou aqui em Goiânia eu virei fã, e  sempre que posso uso, inclusive já fiz vários posts sobre o serviço, sobre como ganhar viagens e sobre como podemos avaliar nossas experiências.

E  defendo a empresa, o serviço, e o direito que temos de ir e vir.

Mas confesso, que nas minhas experiências, o serviço uber piorou muito. Pois o que eu costumava dar 4 a 5 estrelas, em geral está ficando 3, 2 ou 1 estrela. Os motoristas não são mais tão educados, quando no inicio do serviço na cidade, nem sequer abrem a porta, chegam antes do tempo previsto (até mesmo fora de horários de pico), e embora não sejam obrigados não oferecem mimos, e nem ligam o ar, ou perguntam o caminho. Alguns até utilizam determinado caminho, mesmo quando indicamos outro.

Além disso, o atendimento com o suporte caiu, e muito. Sempre que preciso resolver um problema, recebo respostas padronizadas que não resolvem minha situação ou não estão de fato diretamente relacionadas com assunto que quero tratar. Estou de certa forma insatisfeito com o serviço em geral. E meu número de telefone ainda está desatualizado, e a meses já pedi atualização. Todas as vezes fui informado que estava sendo atualizado, que seria necessário aguardar.

Além disso, como surdo nunca recebi um tratamento diferenciado ou no mínimo respeitoso dos motoristas. Ou seja até os surdos são tratados como ouvintes por uma empresa internacional. Se é necessário entrar em contato com o motorista, apenas é feito por telefone, o que torna inviável para mim que não escuto.

Mas entrei em contato com o suporte da empresa neste feriado, falando dos assuntos elencados acima, confiram na integra a resposta:

Olá, Thiago.

Sentimos muito em saber que você tem tido experiências com os motoristas parceiros da maneira que relatou.

Sabemos que você é um usuário assíduo de nossos serviços. Entendemos que por utilizar o aplicativo tão constantemente como você usa, é importante que as viagens que você faça sejam no mínimo, confortáveis. Agradecemos pelo seu tempo em nos escrever.

Nossos parceiros são notificados sempre que algum evento atípico ocorre em suas viagens ou quando cortesia e profissionalismo não são observados durante seu tempo de serviço. Sempre que possível, tentamos também reciclá-los e lembrá-los de posturas que devem ser tomadas quando um de nossos usuários é tranportado. Infelizmente, está fora de nosso controle observar durante todo o tempo se as condutas esperadas estão sendo cumpridas. É neste momento que usuários como você, são nossos olhos e ouvidos nas ruas.

Garantimos que suas avaliações acerca dos motoristas são importantes para que você se conecte outras vezes a quem você deu uma boa nota, ou por outro lado fique “invisível” para com quem você não teve uma boa experiência; Avaliações feitas no aplicativo são sigilosas. Um motorista não saberá qual nota você deu a ele.

Nós também sempre estamos abertos e dispostos a escutar seus relatos sobre suas experiências negativas com nossos parceiros a fim de educá-los, após o ocorrido e, quiçá, tomar medidas necessárias que revogam o acesso do parceiro à plataforma.

O respeito e o cultivo à diversidade, bem como à acessibilidade fazem parte das políticas da Uber, já que prezamos que nosso serviço que tem como função conectar parceiros a toda gama de usuários. Situações que coíbam ou diminuam nossos usuários não são endossadas por nossa empresa.

Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queira nos dizer, estamos à sua disposição.

Atenciosamente.

Gostei da resposta, foi muito profissional e respeitosa, e até concordo em parte.

Mas não recebi resposta sobre a atualização do meu número e nem da situação de quando é necessário entrar em contato com o motorista. Mas qualquer forma, não vou desistir e cobrar e buscar um serviço de qualidade, pois estou afinal, “eu tô pagando”.

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Requisitos para avaliar sua viagem com o Uber

O Uber chegou ao Brasil no ano passado e aqui em Goiânia já está rumo ao sexto mês. Conforme já contei aqui no blog, o serviço é bem em conta, e o maior diferencial começa na cortesia dos motoristas. Além disso é uma oportunidade de trabalho para uma grande quantidade de pessoas, que muitos deles estavam até então desempregados ou  que precisam de uma renda extra. Os benefícios são muitos, e somos totalmente a favor da regularização do serviço no país, especificamente em Goiânia.

Com o tempo, tive a oportunidade de utilizar várias vezes este serviço e posso dizer que estou satisfeito, exceto com uma ou outra situação atípica. Pensando nisso, resolvi escrever este post de modo a padronizar um serviço de qualidade e merecedor de 1 a 5 estrelas.

  • 1 estrela:
    • A experiência Uber responsabiliza o próprio motorista por sua vida e de seus passageiros, de modo que situações graves como desobediência a sinalização e as leis de trânsito, bem como a não utilização do cinto de segurança pelo motorista e o uso de celular tanto para falar quanto para ler e responder mensagens de textos não devem ser toleradas, pelos passageiros e situações assim, devem ser informadas quando na avaliação da viagem, uma vez que motoristas assim  merecem ser punidos e excluídos do serviço. Além disso, como ele é responsável pela vida de seus passageiros, o cinto de segurança deve ser exigido a todos, incluindo os do banco traseiro antes do inicio da viagem.  Para todos estes: 1 estrela ou melhor nenhuma se fosse possível. Extorsão e Assédio e ameaças também devem ser denunciados. Bem como dirigir fumando, bebendo ou sob influencias do álcool e drogas lícitas e ilícitas.
  • 2 estrelas: 
    • Alguns motoristas que decidem fazer uma viagem mais longa que o esperado, afim de aumentar o valor final da viagem e as vezes até triplicando o valor estimado, solicitar pagamento em dinheiro, ou uma avaliação especifica, não merecem nosso respeito. E nem uma nota maior que 2 estrelas. O mesmo acontece para os que sem motivo aparente como trânsito lento, demorar muito mais que o tempo estimado.
  • 3 estrelas: 
    • Aqueles que não se enquadram nos perfis mencionados de 1 ou 2 estrelas estão a caminho de um serviço de qualidade. Mas pode ser que por algum motivo sem explicação, apresentar sinais de ódio ou desrespeito por outros motoristas ou pedestres no trânsito, fazer comentários preconceituosos  a quem quer que seja, ou fazer piadas obscenas não merecem 4 ou 5 estrelas.
  • 4 estrelas:
    • Um dos diferenciais do Uber em todo mundo, é a educação do motorista, rapidez na chegada, qualidade  e segurança no serviço prestado. Posso dizer que já encontrei motoristas maravilhosos aqui em Goiânia, além de em Recife, Olinda e Fortaleza, cidades que já tive a oportunidade de utilizar este serviço. Mimos como água, balas ou bombons são recomendados embora não sejam obrigatórios, apesar de ter virado cartões de visita do Uber. E acho que todos estão esperando por essa comodidade quando entram no carro. Então, se você é motorista ofereça estes mimos. Não esqueça de perguntar o caminho que a pessoa deseja seguir e se o ar condicionado está ok. Com certeza causará uma grande impressão nos passageiros, e o mínimo que você conseguirá será 4 estrelas.
  • 5 estrelas:
    • É bom ser bem recebido com um bom dia e um sorriso. Também não faço questão, mas acho que em duas oportunidades abriram a porta para mim, e me deram boas vindas.  Me senti um rei com esse pequeno esforço e me causou uma grande impressão. Para aqueles que querem um serviço de qualidade está aí uma boa oportunidade. Aqueles motoristas simpáticos que fazem se sentir bem, dirigem de maneira responsável merecem mais que 5 estrelas. Ponto para estes!

Acredito que a diferença entre avaliar o motorista com 4 ou 5 estrelas é muito pequena, sendo que um pequeno gesto, pode fazer uma grande diferença, e não que seja regra avaliar um serviço baseado em minhas dicas, e nem necessariamente os avalio dessa forma, mas é comum esperar que ao contratarmos algo, o serviço ultrapasse a nossa expectativa. Um exemplo: recentemente um motorista utilizou o celular. Se o atendimento dele tivesse sido como tantos outros, com certeza ele seria avaliado com 1 estrela por mim, mas a forma que fui recebido, e a atenção e respeito demonstrado em toda a viagem me motivou a dar 5 estrelas. Ainda assim, mas isso não impediu de eu ter reportado o acontecido ao Uber, pois ainda acho que é uma atitude a ser evitada. Portanto não deixe de avisar!

Sinceramente desejo que a sua experiencia Uber seja satisfatória, assim como tem sido 98% das vezes que utilizei. Aproveite as avaliações para sugerir mudanças e melhorias. Apoie a concorrência e legalidade deste serviço que tem gerado oportunidade de trabalho que muitos de nossas cidades não tinham antes.

Aproveito a oportunidade para reforçar a equipe do Uber a necessidade urgente em melhorar a forma da localização, que temos que marcar para nos buscar. Muitas vezes, sendo a maioria o motorista não recebe a mesma, ficando esperando em outro local. Além disso, é necessário corrigir erros como: ligar ou enviar mensagens para o motorista, pois nunca consegui utilizar estes, pois sempre dão erros.

Essa não é a primeira vez que falo sobre o Uber, para ler outros posts: Uber em Goiânia e Código Promocional – Ganhe Viagem grátis.

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Uber em Goiânia!

Aprovei o Uber, mas com algumas oportunidades de melhorias!
Aprovei o Uber, mas com algumas oportunidades de melhorias!

Olá, hoje contarei para vocês minha viagem feita com motorista particular, através do aplicativo Uber-pro.

Minha primeira utilização:

Quarta feira, 03/02/2016, já eram quase 19:00 e eu tinha compromisso as 19:30, no qual gosto sempre de chegar com antecedência.
Estava na Academia, conferi o horário no qual o ônibus que eu precisaria para chegar no compromisso iria passar nas proximidades e observei que não daria para chegar no horário caso eu o esperasse. Pensei em ir de moto boy ou táxi por meio do aplicativo “99 Táxi”, que inclusive estou acostumado a usar e gosto muito. Foi quando me lembrei que havia feito o cadastro no aplicativo Uber.

Fiz a primeira chamada que pelo que parece foi cancelada pelo motorista.
Tentei uma segunda e foi aceita por outro motorista. Fiquei esperando por um tempo e parecia que não se movia do lugar, por isso cancelei a viagem uma vez que estava com pressa.
Muito “paciente” fui pra terceira chamada e era o mesmo motorista da segunda tentativa que chegou em cerca de 7 minutos e me explicou que para ele não estava aparecendo a localização correta e por isso tentou me ligar para tirar a dúvida.

Tirando as duas tentativas frustadas a viagem foi cinco estrelas, o motorista foi super simpático e atencioso. Além de bala, chiclete e água, usava cinto de segurança, não utilizou o celular enquanto dirigia e conseguiu me deixar no destino as 19:23, ou seja 7 minutos antes do horário. A viagem durou 11 minutos, em 4,2 km de percurso e custou R$ 9,55, que ficou bem em conta. Após finalizar a corrida, o motorista me avaliou no aplicativo, agradeceu e nos despedimos. Pronto, o pagamento será cobrado do cartão de crédito cadastrado. Recebi o e-mail com o comprovante da viagem e recibo de lançamento no cartão.

Após esse experiência utilizei o Uber para outras duas viagens.

Desvantagens:
⁃ A única forma de entrar em contato com o motorista seria ligando, uma vez que o botão “mensagem” não funciona. Como já explicado ele até me ligou, mas como sou surdo não atendi, pois sabia que não escutaria bem. Mas como não cheguei a tentar ligar, não sei se daria certo. Sugiro, corrigirem esse erro ou esses erros o quanto antes.
⁃ Talvez por estar no começo aqui na cidade, ainda há uma certa demora na localização e na chegada dos motoristas.
⁃ O aplicativo visualmente ainda está um pouco confuso, talvez por que eu esteja acostumado com o aplicativo da 99Táxi. Mas seria bom, melhorar o mapa e a forma que se marca a localização de partida.

Vantagens:
⁃ A valor da viagem saiu bem mais barata. Só pra terem uma ideia, no início de janeiro pedi um táxi pela 99táxi, para o mesmo destino, porém a partida foi uns 800 metros mais próximo do destino. A viagem 3,4 km, durou 10 minutos e custou R$ 13,89.
⁃ Embora pareça ter demorado na chegada do motorista, parece-me que nos três casos, chegaram mais rápido que os taxistas do 99Táxi.
⁃ Simpatia de todos os 3 taxistas. Todos educados, bem humorados e respeitosos e carregavam a viagem toda um grande sorrisos no rosto. Não sei se é uma “regra” do aplicativo, mas achei que não seria coincidência. Ponto para Uber! Além disso, a limpeza dos carros impressionava.

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Pronto! Assim que sua viagem for finalizada, você receberá além do e-mail de confirmação de pagamento um número parecido com o acima pra você divulgar entre seus amigos. E a cada vez que um deles utilizar o serviço do Uber, colocando o seu número que irá divulgar você ganhará R$ 20 para cada viagem.