Técnicas para se manter calmo antes das provas

Desde a pré escola até a idade adulta somos sujeitos a testes e é normal se sentir insegurança e com medo, principalmente quando algo é muito importante para nós e que só depende de nós mesmos. As provas são sempre motivos de preocupação, porém, nem sempre tal preocupação pode nos ajudar a enfrentar os possíveis avaliações.

Escola, Faculdade, OAB, ou Concursos, não importa qual etapa você está. É válido saber que para que você obtenha sucesso é necessário calma e paz. Quando seu corpo está em equilíbrio e calmo, ele tem uma maior probabilidade em solucionar problemas e até mesmo raciocinar melhor. Por isso, para que a pressão sobre essas datas não deixe afetar seu desempenho, listamos algumas técnicas que serão muito úteis para você manter o foco e a calma:

  • Proibido: rever as matérias

Você teve muito tempo para se preparar para a avaliação, e um dia antes do exame você não deve querer rever tudo e se capacitar de tudo. Isso irá sobrecarregar suas ideias e sua mente o que pode ocasionar em um certo desespero e confusão mental. Uma dica importante é fazer um cronograma de revisão uma semana antes da prova, portanto, não deve-se estudar um dia antes da prova.

blog-dos-pernes-imag2-dicas-estudar-sem-estresse-antiestresse-antiansiedade
Foto: Reprodução
  • Alimente-se e durma bem

Seu corpo precisa estar em excelência vitalidade, e você só obtém isso através da alimentação. Não fuja da sua rotina, alimente-se nos horários certos e de maneira correta, abusando das frutas e da água, evite alimentos que não está acostumado, o que você menos quer é passar mal. É muito importante também que seu sono esteja em dia, recomendam-se também que comece a tomar algum tratamento natural para melhorar o sono pelo menos uns 2 meses antes. E na véspera da prova fique em casa e priorize seu descanso, durma pelo menos 08 horas antes da prova.

  • Esteja focado

Já percebeu que nosso corpo não nos obedece em momentos que estamos muito ansiosos ou prestes a fazer algo importante, então como controlar a ansiedade? E ainda mais, a mente viaja para outro plano e nos faz pensar em coisas inusitadas. Uma dica é tentar esquecer o que virá amanhã, mantenha-se ocupado durante a véspera da data, faça uma atividade física, uma leve caminhada ou até alongamentos relaxantes ou leia um jornal, ouça uma música, procura fazer algo que te acalme e que te mantém ligado.

  • Exercício de relaxamento

Caso sua ansiedade e nervosismo estiverem altos, pratique a meditação. Em um primeiro momento você deve deitar no chão e seu quadril e suas pernas devem estar apoiados na parede, formando um ângulo de 90º. Isso aumenta a oxigenação no cérebro. Também respire profundamente de modo constante. Após isso, feche os olhos e pense em seu potencial, que se preparou muito para essa prova, pense que você é inteligente e é capaz de vencer barreiras. Fique meditando e pensando em coisas positivas, se necessário ligue uma música calma e baixa.

Leia também: Como obter uma alimentação balanceada.

Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada

Todos já ouviram o famoso ditado: “Nós somos aquilo que comemos”.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa vida, e é por isso que temos que procurar uma dieta adequada ao nosso estilo de vida. Nutricionistas dizem que é fundamental comermos de tudo, porém em porções pequenas. Sempre devemos estar com nosso corpo em equilíbrio, e só conseguimos esse efeito com uma alimentação completa e saudável.

Restringir nossa alimentação em um só alimento pode ser prejudicial ao nosso organismo, devemos equilibrar todos os alimentos que ingerimos. Carboidratos e proteínas devem sempre estar em nosso cardápio, o primeiro tem a função de nos condicionar energia, funcionando como um combustível para o corpo, principalmente o cérebro. Já a proteína abastece nossa musculatura e aumenta a defesa do organismo. Essa dupla jamais deve escapar de nosso prato, porém é necessário ressaltar que, nunca devemos exagerar nas porções.

Além disso, nosso corpo exige uma demanda de vitaminas e minerais, que podemos encontrar em diversas frutas, vegetais e principalmente na água. Estima-se que para uma alimentação balanceada, deve-se ingerir no mínimo 3 porções de frutas e vegetais por dia e dois litros de água. Devemos ainda, sempre procurar fazer pratos coloridos com diversidades de alimentos. Recomenda-se que se faça de 4 a 5 refeições diárias, não ficando mais que 03h30 sem se alimentar.

Fazer pequenos lanches com fruta, iogurte, batidos com leite meio gordo, algumas nozes ou sementes de girassol, podem ser valiosos contribuintes para o aporte de nutrientes, energia e fibras. É válido saber que, várias refeições ao dia é uma forma de evitar comer demais em algumas refeições, como almoço e janta. Outra saída, para aqueles que vivem na correria do dia-a-dia, é optar por polivitamínicos, que ajudam a complementar as necessidades do corpo devido a uma alimentação escassa ou desbalanceada.