SPFW por Arlindo Grund

Nos últimos 25 anos, o mundo mudou radicalmente. Em meio à complexidade e volatilidade de um mundo acelerado, é preciso mais do que nunca resgatar a emoção e a essência da expressão mais genuína que vem da alma.

Desde o início, o SPFW se firmou como um processo de construção de longo prazo, com um legado de valor e transformação através da criação atemporal, tendo sempre o design e a identidade como foco central.

A edição 45 do São Paulo Fashion Week, que aconteceu na última semana celebrou o poder transformador da energia criativa.

O stylist e apresentador Arlindo Grund comentou os desfiles e pontos relevantes na semana de moda paulistana. Vamos acompanhar?

Água de Coco:

“O desfile da Água de Coco resgatou um pouco da cultura brasileira, né. Houve a desconstrução da bandeira brasileira, a gente viu uma cartela de cores baseada no verde e no amarelo, mas era um verde que virou musgo, um amarelo que virou meio dourado. Tinha também o toque lúdico com a estampa do Zé Carioca nos Arcos da Lapa, e acho que a cima de tudo a gente viu a influência dos anos 80, com os biquínis com cintura mais alta, com cavas mais altas, meio asa delta, e o babado né? O babado acho que foi o mote que costurou toda a coleção da Água de Coco”.

Projeto Ponto Firme:

“O Projeto Ponto Firme foi um desfile muito emocionante pois, além das roupas, tinha uma história por trás. Acho que o que é bacana e vale salientar, são as jaquetas esportivas matelassadas com aplicações de crochê, e as jaquetas com aplicação em 3D, que tinham uma espécie de bichinhos criados em crochê e aplicados nas jaquetas. Adorei a desconstrução de gênero e a desconstrução da silhueta, com casacos mais alongados, com calças mais soltas para os homens e vestidos com bastante franjas para as mulheres”.

João Pimenta:

“O segundo desfile na segunda-feira, começou com o masculino de João Pimenta, que trouxe o surfista para o ambiente urbano, com muitas sobreposições, camisetas de golas altas sobrepostas com coletes, jaquetas e tecidos diferenciados como o matelassê, que possuía peças com shapes de mangas extras longas de viés esportivo. A modelagem era super democrática, ao mesmo tempo que tinha roupas mais slim, próximas ao corpo tinha também, roupas mais soltas com inspiração anos 70. O grande destaque foi a cartela de cores, na qual ele ousou como ninguém, além dos tecidos de seda e cetim”.

PatBO:

“PatBO, com uma apresentação bem autoral, da ideia de uma mulher cigana que roda o mundo e a partir de suas viagens ela coloca a influências e interferências no seu look. A coleção tinha muito xadrez, babados que, aliás, foram o ponto alto desta temporada. Xadrez mesclado com o bordado e tricô, várias estampas de xadrez no mesmo look, apresentando uma coleção criativa, em uma mulher moderna e antenada, mas ao mesmo tempo recatada, que não expõe muito o corpo, expressando apenas sua personalidade por meio da roupa”.

Lily Sarti:

“Lily Sarti fez uma apresentação linda e surpreendente. A começar pela cartela de cores que tinha uma mistura incrível, com toques de latinidade, brasilidade, e mais uma vez, o babado presente. Mas não era um babado exagerado, era delicado, bonito, muitas vezes no linho, mais encorpado, dando um movimento diferenciado para esse detalhe. Eu achei o desfile super feminino, a cara da mulher brasileira, com cinturas mais altas e marcadas, tops que tinham decote de ombro a ombro e sandálias, também lindas, delicadas que tinham um peso na produção. Um desfile fantástico!”.

Veja mais: http://ffw.uol.com.br/spfw/n45/

Leia também: 

Luana Piovani e a moda sustentável

 

 

Especial – Plus Size Masculino: Zac e as Sobreposições!

“Tá”, eu sei que estamos no verão e na maioria das capitais do Brasil o verão estão escaldante com tem média mínima de 30º.

Aqui em Goiânia mesmo está cerca de 34º quase todos os dias.

 Mas esta semana a “santa chuva” chegou e clima está agradável e até para usar aquele casaco, jaqueta e blazer que tanto gostamos.
Pensando nisso reuni alguns modelos que além de nos aquecer pode valorizar o nosso corpo, seja ele gordo ou gordão. Nosso “modelo inspiração” escolhido é o ator da trilogia “Se beber não case”.
1_AmanhaVouAssim_ThiagoPerneSantos_Coluna5_Sobreposiçãoparagordinhos_zach galifianakis
Inspire-se:
2_BlogdosPernés_ThiagoPerneSantos_Coluna5_Sobreposiçãoparagordinhos_zach galifianakis
Os Momentos de Zac
Momento 1 – Usando um terno de 2 botões, ele desviou a atenção da barriga para a gravata azul. Quero um sapato marrom igual, muito bonito. Não gostou do terno cinza? Vá de azul marinho.

Momento 2 – Evento casual: Tirando o cardigã azul que eu usaria apenas se fosse gola V, acho que ele acertou na escolha do blazer azul claro para um evento casual, o pecado é que a manga do blazer está bem maior (dúvidas? coloque um relógio no pulso, a camisa deve cobri-lo). O tênis e boina, são outros destaques. Nota 10!

Momento 3 – Compras: Não há blazer ou jaqueta, e embora a manga da camisa tb esteja passando do ponto aceitável, gostei do conforto e descontração, mais uma vez ponto para a boina e tênis.
Em um evento esportivo, Zac foi fotografado com com o nosso craque Kaká, e pelo que parece está usando o mesmo blazer azul.
3_AmanhaVouAssim_ThiagoPerneSantos_Coluna5_Sobreposiçãoparagordinhos_zach galifianakis
Pode ser usado com calça jeans, camiseta em gola V, ou camisa de manga longa caso ela seja mais informal.
Arremate com um sapatênis ou oxford. Este blazer casual pretinho, não tem erro.
4_AmanhaVouAssim_ThiagoPerneSantos_Coluna5_Sobreposiçãoparagordinhos_zach galifianakis
Outra alternativa, cardigã escuro em gola V.
Quem sabe você tem um desse aí na sua casa, aproveite.
Então, partiu #Vasculharbaú.

Leia também:  

– Deu branco:  Jonah Hill. Veja clicando aqui.

– Acessórios: Tiago Abravanel. Veja clicando aqui.

– Bermuda Masculina: Clique Aqui.

Este post foi originalmente postado em 11 de fevereiro de 2015, no site Amanhã Vou Assim.

Especial – Plus Size Masculino: Bermuda Neles!

Já dizia uma famosa marchinha de carnaval: “Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô, Mas que calor ô ô ô ô ô ô…”.

Sim, está muito quente e de fato seria bom termos a liberdade de trabalharmos de modo mais informal, situação não permitida para maioria de nós homens.

Blog dos Pernés
Foto: Reprodução

O quê? Você pode? Que delícia, então se joga na bermuda, ela é a peça coringa do verão, inverno, primavera e outono.

E não? Você não pode? Então aproveite os momentos de descontração e abuse dessa peça. Sim, no Brasil é quente o ano todo, pelo menos em sua maior parte. Bermuda tá com tudo!

Mas antes, atente para as dicas:

3_BlogdosPernés_ThiagoPerneSantos_BermudaNeles
Foto: Reprodução

– Dê preferencia para tecidos confortáveis, mas nada daquele tecido “molinho” que vai deixar evidente a parte que não gostamos talvez uma coxa muito larga ou grossa.

– Evite peças com estampas ou desenhos muito grandes.

– Cores escuras? sim, mas o céu é o limite caso goste de bermudas coloridas que estão muito “on” no momento. Divirta-se!

– Na hora de escolher uma atente para o seu tamanho, lembra que já falei: Nem maior, nem menor, e sim do seu tamanho?

1_BlogdosPernés_ThiagoPerneSantos_BermudaNeles
Foto: Reprodução

– Coloque na cabeça não adianta ser preta ou escura se não ficar legal no seu corpo ou se você não se sentir bem. Portanto, entre no provador e experimente, olhe de todos os ângulos. Pule, sente, levante. Não incomodou e nem sobrou muito tecido? Então é “a peça” pra levar pra casa!

 

Leia também:  

– Deu branco:  Jonah Hill. Veja clicando aqui.

– Acessórios: Tiago Abravanel. Veja clicando aqui.

Este post foi originalmente postado em 4 de janeiro de 2015, no site Amanhã Vou Assim.

Moda Infantil – As mais lindas Mini Fashionistas Brasileiras

FullSizeRender (19)Não é de hoje, que as muitas crianças minis fashionistas conquistaram as redes sociais, com fotos cheias de charme e estilo, esbanjando moda, recebendo milhares de curtidas e compartilhamentos, inclusive por celebridades. Nem se fala então, na grande quantidade de seguidores.

Além disso, todos aqui sabem que amamos crianças, pois a beleza infantil vai muito além da beleza física. Elas são puras, sinceras,  divertidas e carinhosas.

Vocês mamães e papais de uma princesinha, pre-pa-ra, o coração que hoje tem um post de cair o queixo. Que tal, vestir suas princesas como as minis fashionistas do momentos? Se inspirarem nos looks nos passeios, nas festa ou até em um casamento.

É de babar nas queridinhas mais fashions e maravilhosas do Brasil. Pre-pa-ra que selecionei minhas preferidas desse Brasil. Lá vem Valentina Cantagalli, Lara e Sofia Tobias, Juju Honorato, Cecília Martins e Hylanna Campos. Pre-pa-ra, que lá vem tiro, porrada e bomba. Essas crianças são de arrepiar e se inspirar.

FullSizeRender (7)
Corram já pra ver o quanto elas são maravilhosas, até na hora de “malhar”. Alguém duvida que não foi divertido essa sessão de fotos com a Ceci, Lara, Vale e Sosso? (FOTO: Larissa Cantagalli, Patricya Tobias e Alércia Martins).
  • Aqui tá frio:

– Tá batendo um frio em boa parte do Brasil né? Quer uma dica para a princesa não reclamar do frio? Use vestido, meia calça e bota.

IMG_4197
Que tal o Look da Juju com bota, não ficou linda? (FOTO: Luciana Honorato)

E saia e colete de imitação de pele (pelúcia), não é divino? Se não estiver muito frio, pode vir também.

FullSizeRender (8)
Olha a cara da Valentina. No maior Estilo! (FOTO: Larissa Cantagalli).

 

FullSizeRender (15)
As gêmeas Lara e Sofia, arriscam um jeans “surrado” e um moletom com as cores da moda. (FOTO: Patricya Tobias).

 

FullSizeRender (4)
Vale também aderiu a combinação: moletom estiloso e jeans. (FOTO: Larissa Cantagalli).

 

Agora, se o frio estiver insuportável, nada de deixar a princesa doente com as perninhas de fora né? Calça comprida/ Jeans na certa.

FullSizeRender (3)
Cecília toda animada com a sua touquinha de orelhinhas! (Foto: Alércia Martins)

 

IMG_4194
E o detalhe da Hylanna? Assim está bem protegida né? (Foto: Lu Campos)

 

IMG_4201
Juju preferiu uma tiara personalizada, mas não dispensou o cachecol super estiloso. (Foto: Luciana Honorato)

 

FullSizeRender (5)
E a Valentina, apostou novamente no Colete e na botinha vermelha para ser mais que uma na multidão. Ta linda! (Foto: Larissa Cantagalli).
  • Ai que calor:

Agora está calor? E o tempo está com tudo para ir dar um rolés com as “bests”, andar de Skate, fazer uma corrida ou ir no parquinho: Não esqueça o óculos de sol, e o protetor solar e se hidrate com bastante líquido:

FullSizeRender (12)
Elas são feras no skate e no estilo “Moda de Rua”.
IMG_4195
Linda Hylanna, amo esse sorriso contagiante! (Foto: Lu Campos)
FullSizeRender (6)
FOTO: Larissa Cantagalli, Patricya Tobias e Alércia Martins).
FullSizeRender (11)
FOTO: Larissa Cantagalli, Patricya Tobias e Alércia Martins).
  • Modernidade e Luxo:

Elas são  cheias de fofura, beleza, delicadeza, simpatia e alegria. E estão prontas para qualquer parada:

FullSizeRender (13)
Valentina faz uma de princesa moderna! FOTO: Larissa Cantagalli).
FullSizeRender (2)
Cecilia toda trabalhada nas flores. Foto: Alércia Martins).

 

IMG_4200
Agora quem topa para qualquer parada é a Juju: Está pronta para ir numa festa chique. (Foto: Luciana Honorato).
IMG_4196
E essa princesa maravilhosa? Também está pronta para a festa! Vamos?

Gente, não ficaram lindas? Amo muito essas princesinhas, conheço todas pessoalmente e elas são divertidas e educadíssimas. E estão sempre brincando e sorrindo.

Larissa Cantagalli –  é Mãe e empresária da marca infantil que leva o nome da filha Valentina. E já deu entrevista pro nosso blog. E a Patrícya Tobias – Empresária da marca infantil Patricynhas, é Mãe do Nicolas e da gêmeas fashionistas: Lara e Sofia.

Leia também outras entrevistas que publicamos:

Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada

Todos já ouviram o famoso ditado: “Nós somos aquilo que comemos”.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa vida, e é por isso que temos que procurar uma dieta adequada ao nosso estilo de vida. Nutricionistas dizem que é fundamental comermos de tudo, porém em porções pequenas. Sempre devemos estar com nosso corpo em equilíbrio, e só conseguimos esse efeito com uma alimentação completa e saudável.

Restringir nossa alimentação em um só alimento pode ser prejudicial ao nosso organismo, devemos equilibrar todos os alimentos que ingerimos. Carboidratos e proteínas devem sempre estar em nosso cardápio, o primeiro tem a função de nos condicionar energia, funcionando como um combustível para o corpo, principalmente o cérebro. Já a proteína abastece nossa musculatura e aumenta a defesa do organismo. Essa dupla jamais deve escapar de nosso prato, porém é necessário ressaltar que, nunca devemos exagerar nas porções.

Além disso, nosso corpo exige uma demanda de vitaminas e minerais, que podemos encontrar em diversas frutas, vegetais e principalmente na água. Estima-se que para uma alimentação balanceada, deve-se ingerir no mínimo 3 porções de frutas e vegetais por dia e dois litros de água. Devemos ainda, sempre procurar fazer pratos coloridos com diversidades de alimentos. Recomenda-se que se faça de 4 a 5 refeições diárias, não ficando mais que 03h30 sem se alimentar.

Fazer pequenos lanches com fruta, iogurte, batidos com leite meio gordo, algumas nozes ou sementes de girassol, podem ser valiosos contribuintes para o aporte de nutrientes, energia e fibras. É válido saber que, várias refeições ao dia é uma forma de evitar comer demais em algumas refeições, como almoço e janta. Outra saída, para aqueles que vivem na correria do dia-a-dia, é optar por polivitamínicos, que ajudam a complementar as necessidades do corpo devido a uma alimentação escassa ou desbalanceada.

Guia: Gravata + Calça Jeans + complementos

Este ano estamos fazendo 5 anos de Blog. Sei que não é muita coisa, mas fico muito feliz com os quase 20 mil acessos. 

Por isso decidi comemorar e falar novamente sobre um dos assuntos mais acessados e que foi postado aqui. Trata-se do guia de gravata com calça jeans, apenas para terem um ideia representa 10,36% de todos os acessos. Mas dessa vez vou mais além, e publicarei dicas para complementar o visual, ficando a critério do “freguês”.
Use com jaqueta de couro: Pode ser marrom, pode ser preta e pode ser azul ou a cor que preferir. O uso da jaqueta fica uma vibe super rock e te dará um ar de estrela da música!

Use sem blazer e sem jaqueta, apenas com uma camisa jeans: Reinvente!

Use com colete: Com ele você também pode!


Use com Jaqueta jeans: Na foto na verdade a calça não parece ser jeans, e de fato ela não é, mas ficou super despojado o uso da jaqueta jeans por cima. E ficaria muito bom também se a calça fosse jeans, sim eu gosto de um visual todo jeans. Pode apostar!  


Dica final: Nenhum dessas inspirações devem ser usadas em eventos sociais ou que exigente social completo, a não ser da última dica, mas tire a jaqueta quando entrar no evento. 

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Abraços!
Thiago Perné