Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada



Todos já ouviram o famoso ditado: “Nós somos aquilo que comemos”.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa vida, e é por isso que temos que procurar uma dieta adequada ao nosso estilo de vida. Nutricionistas dizem que é fundamental comermos de tudo, porém em porções pequenas. Sempre devemos estar com nosso corpo em equilíbrio, e só conseguimos esse efeito com uma alimentação completa e saudável.

Restringir nossa alimentação em um só alimento pode ser prejudicial ao nosso organismo, devemos equilibrar todos os alimentos que ingerimos. Carboidratos e proteínas devem sempre estar em nosso cardápio, o primeiro tem a função de nos condicionar energia, funcionando como um combustível para o corpo, principalmente o cérebro. Já a proteína abastece nossa musculatura e aumenta a defesa do organismo. Essa dupla jamais deve escapar de nosso prato, porém é necessário ressaltar que, nunca devemos exagerar nas porções.

Além disso, nosso corpo exige uma demanda de vitaminas e minerais, que podemos encontrar em diversas frutas, vegetais e principalmente na água. Estima-se que para uma alimentação balanceada, deve-se ingerir no mínimo 3 porções de frutas e vegetais por dia e dois litros de água. Devemos ainda, sempre procurar fazer pratos coloridos com diversidades de alimentos. Recomenda-se que se faça de 4 a 5 refeições diárias, não ficando mais que 03h30 sem se alimentar.

Fazer pequenos lanches com fruta, iogurte, batidos com leite meio gordo, algumas nozes ou sementes de girassol, podem ser valiosos contribuintes para o aporte de nutrientes, energia e fibras. É válido saber que, várias refeições ao dia é uma forma de evitar comer demais em algumas refeições, como almoço e janta. Outra saída, para aqueles que vivem na correria do dia-a-dia, é optar por polivitamínicos, que ajudam a complementar as necessidades do corpo devido a uma alimentação escassa ou desbalanceada.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada