Correios promovem o Bem Estar em Goiânia

Foi realizado ontem, no Espaço Cultural do edifício-sede dos Correios em Goiânia/GO, o lançamento oficial do projeto piloto Clube de Corrida, Caminhada e Ginástica Funcional.

Em parceria com a Top Eventos, o projeto do Clube de Corrida, é uma ação do Programa de Bem-Estar no Trabalho que busca promover saúde e qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas e da adoção de hábitos saudáveis.

Parte dos coordenadores e participantes do projeto
Clube de Corrida, Caminhada e Ginástica Funcional. – Foto: CORREIOS/GO

Todos os participantes receberam as principais informações sobre as atividades, avaliações físicas e consultas com a nutricionista, e serão avaliados por profissionais e professores do departamento de Educação Física e Nutrição da Estácio, antes dos inícios das atividades.

Após a reunião, foi servido um lanche com mini sanduíches saudáveis, suco e salada de frutas. Estive lá para acompanhar a novidade pois quero e pretendo participar das atividades. Em breve trago mais informações!

Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada

Todos já ouviram o famoso ditado: “Nós somos aquilo que comemos”.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa vida, e é por isso que temos que procurar uma dieta adequada ao nosso estilo de vida. Nutricionistas dizem que é fundamental comermos de tudo, porém em porções pequenas. Sempre devemos estar com nosso corpo em equilíbrio, e só conseguimos esse efeito com uma alimentação completa e saudável.

Restringir nossa alimentação em um só alimento pode ser prejudicial ao nosso organismo, devemos equilibrar todos os alimentos que ingerimos. Carboidratos e proteínas devem sempre estar em nosso cardápio, o primeiro tem a função de nos condicionar energia, funcionando como um combustível para o corpo, principalmente o cérebro. Já a proteína abastece nossa musculatura e aumenta a defesa do organismo. Essa dupla jamais deve escapar de nosso prato, porém é necessário ressaltar que, nunca devemos exagerar nas porções.

Além disso, nosso corpo exige uma demanda de vitaminas e minerais, que podemos encontrar em diversas frutas, vegetais e principalmente na água. Estima-se que para uma alimentação balanceada, deve-se ingerir no mínimo 3 porções de frutas e vegetais por dia e dois litros de água. Devemos ainda, sempre procurar fazer pratos coloridos com diversidades de alimentos. Recomenda-se que se faça de 4 a 5 refeições diárias, não ficando mais que 03h30 sem se alimentar.

Fazer pequenos lanches com fruta, iogurte, batidos com leite meio gordo, algumas nozes ou sementes de girassol, podem ser valiosos contribuintes para o aporte de nutrientes, energia e fibras. É válido saber que, várias refeições ao dia é uma forma de evitar comer demais em algumas refeições, como almoço e janta. Outra saída, para aqueles que vivem na correria do dia-a-dia, é optar por polivitamínicos, que ajudam a complementar as necessidades do corpo devido a uma alimentação escassa ou desbalanceada.

Cuidado com o Colesterol alto!

Bom dia,

Já contei aqui cerca de um mês atrás que uma das minhas metas deste ano é melhorar minha saúde. Sim, ela não está boa e fiz uns exames e tenho sérios riscos e ter um AVC se não tomar mais cuidado com minha alimentação. Por isso estreio hoje a sessão: Amor a Vida. Mas não, não vou falar de novelas, o que pretendo falar é sobre um pouco da minha luta contra o colesterol, entre outras coisas relacionadas a saúde, inclusive dicas que encontrar. 

E para começar pedi para a Leticia Ciffarello Guilger (CRN 1 6811), uma pessoa muito competente e profissional  que passei a admirar bastante e que tenho o prazer de dizer que é a minha nutricionista, falar um pouco sobre os dois principais vilões da minha saúde neste momento. E eu gostei bastante, pois as informações estão claras e fáceis de entender. Vamos em frente?

O que é o colesterol? 

O colesterol é uma gordura essencialmente de origem animal, ou seja, não é encontrado colesterol em alimentos e óleos de origem vegetal. Essa “gordurinha” tão temida é essencial para funcionamento do nosso organismo, visto que, ele é fundamental para o metabolismo de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e também essencial para produção de hormônios esteroidais (como os hormônios sexuais: estrógeno, progesterona, testosterona). O problema está quando existe um desequilíbrio nesse sistema. 

Como assim, existe então mais de um tipo de colesterol? 

Sim, e hoje vamos falar de dois deles: Estudos mostram que o bom colesterol (HDL) retira a “gordura” das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o colesterol “ruim”  (LDL) faz o inverso: ajuda a “gordura” a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura/ ateroma, e assim aumentando a o risco de um evento cardíaco. 
E o triglicérides? 

Já os triglicérides são um tipo de gordura que estão associada ao consumo de carboidrato e também alimentos gordurosos, quando alto, está associado a eventos cardíacos como infarto e AVC.

O que pode ser feito, por aqueles que estão com o colesterol ruim e triglicérides lá nas alturas?

Para melhorar seu perfil lipídico e se manter longe dos riscos associados à dislipidemia:

           1- Mantenha-se ativo, pratique atividades físicas com regularidade;                              2- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada evitando excesso de carboidratos refinados como pães brancos, roscas, bolachas açucaradas, doces e açúcar; e evite frituras e excesso de gorduras de origem animal como carnes gordas e pele do frango. Aumente consumo de óleos vegetais de boa qualidade como azeite de oliva extravirgem. 


Alimentos que ajudam  a reduzir o Colesterol (imagem retirada da Intenet).

     Pessoal, 
     Se você mora em Goiânia e região e deseja uma consulta, ela atende no Espaço Lis Saúde que fica na Rua 32 A no Setor Aeroporto, o telefone é (62) 3093-5026.

       Letícia, 
      Agradeço a atenção dispensada, as minhas dúvidas foram esclarecidas, espero que possa ajudar outras pessoas também. Espero também que possa me ajudar com outras postagens, quem sabe na sessão “entrevista”. Topa?