Técnicas para se manter calmo antes das provas 1



Desde a pré escola até a idade adulta somos sujeitos a testes e é normal se sentir insegurança e com medo, principalmente quando algo é muito importante para nós e que só depende de nós mesmos. As provas são sempre motivos de preocupação, porém, nem sempre tal preocupação pode nos ajudar a enfrentar os possíveis avaliações.

Escola, Faculdade, OAB, ou Concursos, não importa qual etapa você está. É válido saber que para que você obtenha sucesso é necessário calma e paz. Quando seu corpo está em equilíbrio e calmo, ele tem uma maior probabilidade em solucionar problemas e até mesmo raciocinar melhor. Por isso, para que a pressão sobre essas datas não deixe afetar seu desempenho, listamos algumas técnicas que serão muito úteis para você manter o foco e a calma:

  • Proibido: rever as matérias

Você teve muito tempo para se preparar para a avaliação, e um dia antes do exame você não deve querer rever tudo e se capacitar de tudo. Isso irá sobrecarregar suas ideias e sua mente o que pode ocasionar em um certo desespero e confusão mental. Uma dica importante é fazer um cronograma de revisão uma semana antes da prova, portanto, não deve-se estudar um dia antes da prova.

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Foto: Reprodução

  • Alimente-se e durma bem

Seu corpo precisa estar em excelência vitalidade, e você só obtém isso através da alimentação. Não fuja da sua rotina, alimente-se nos horários certos e de maneira correta, abusando das frutas e da água, evite alimentos que não está acostumado, o que você menos quer é passar mal. É muito importante também que seu sono esteja em dia, recomendam-se também que comece a tomar algum tratamento natural para melhorar o sono pelo menos uns 2 meses antes. E na véspera da prova fique em casa e priorize seu descanso, durma pelo menos 08 horas antes da prova.

  • Esteja focado

Já percebeu que nosso corpo não nos obedece em momentos que estamos muito ansiosos ou prestes a fazer algo importante, então como controlar a ansiedade? E ainda mais, a mente viaja para outro plano e nos faz pensar em coisas inusitadas. Uma dica é tentar esquecer o que virá amanhã, mantenha-se ocupado durante a véspera da data, faça uma atividade física, uma leve caminhada ou até alongamentos relaxantes ou leia um jornal, ouça uma música, procura fazer algo que te acalme e que te mantém ligado.

  • Exercício de relaxamento

Caso sua ansiedade e nervosismo estiverem altos, pratique a meditação. Em um primeiro momento você deve deitar no chão e seu quadril e suas pernas devem estar apoiados na parede, formando um ângulo de 90º. Isso aumenta a oxigenação no cérebro. Também respire profundamente de modo constante. Após isso, feche os olhos e pense em seu potencial, que se preparou muito para essa prova, pense que você é inteligente e é capaz de vencer barreiras. Fique meditando e pensando em coisas positivas, se necessário ligue uma música calma e baixa.

Leia também: Como obter uma alimentação balanceada.



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