Colecionismo: Minha paixão por Volkswagen!

screenshot0051

Creio que paixão por carros antigos, cada vez mais toma conta do coração de mais seguidores, e inclusive cada vez mais jovens, sendo que alguns deles declaram que toda a admiração pelos carros antigos vem de seus pais, e outros ainda começam uma brincadeira, colecionando uma série de miniaturas e outros pegaram o gosto observando os carros em várias feiras, encontros e ainda exposições de várias cidades.

Sendo assim, há muito tempo eu gostaria de falar aqui no blog sobre o colecionismo de miniaturas de carros, uma grande paixão e hobbie que pratico a cerca de 4 anos.

O início de tudo

Confesso que antes achava desperdício de dinheiro e uma grande bobagem esse tipo de coleção, uma vez que nem sempre eu sentia atraído pelas miniaturas encontradas nas gondolas de supermercados e lojas diversas. Mas quando meu amigo Carlos Santos me convidou para ir em sua casa e conhecer sua coleção que iniciara a pouco tempo, eu fiquei deslumbrado, principalmente com algumas miniaturas e Kombis que ele já tinha.  A partir daquele dia, eu não parei mais e me apaixonei profundamente por miniaturas de veículos, de Kombis, fuscas e outros Volkswagen.

Creio que paixão por carros antigos, cada vez mais toma conta do coração de mais seguidores, e inclusive cada vez mais jovens, sendo que alguns deles declaram que toda a admiração pelos carros antigos vem de seus pais, e outros ainda começam uma brincadeira, colecionando uma série de miniaturas e outros pegaram o gosto observando os carros em várias feiras, encontros e ainda exposições de várias cidades.

Minha história com a Volkswagen

Creio que eu primeiro contato com carros se deu por uma Brasília que pertencia a minha avó materna. Lembro-me como se fosse hoje ela algumas vezes nos levando para a escola, a mesma escola onde ela trabalhava.

Volkswagen-Brasilia-amarela-1975-traseira
Um dos meus primeiros contatos com um Volksvagem. A da minha avó era mais escura, meio bege/ marrom.

Neste tempo ou talvez antes disso, meu pai comprou uma Kombi branca, onde ele fazia frete e entregava mercadorias para uma distribuidora acho que se chamava ‘Golfinho’ e ficava em frente ao Terminal do Dergo aqui em Goiânia. Tenho muitas lembranças quando eu e minha irmã saímos com ele para fazermos essas entregas e até ganhávamos balas e chicletes ou do meu pai ou dos comerciantes que íamos.

page1

Depois meu pai teve uns três Fuscas e finalmente uma Parati. Engraçado né, não sei se ele tinha preferência pela Volks mas todos os carros deles até então tinha sido dela.

1980-sedan80_01

volkswagen_parati_ls_1_6_1983_americanacarros_96635411060946590
Cor bem próxima da que meu pai tinha.

Minha coleção

No início da coleção eu queria ter além de Kombis e Fuscas, Vans, Picapes e Caminhão e Ônibus, mas acho que cometi um erro que talvez muitos colecionadores cometem quando começam a colecionar: Não focar nas preferidas e comprar qualquer uma que se vê pela frente. Mas hoje minha coleção basicamente se concentra nas que falei, com ênfase de amor e paixão por Kombi e Fusca, na qual devo ter só de Volkswagen cerca de umas 350 miniaturas.

d10935cf-a75b-4276-96bd-adc5c639fc6e
Muito amor: Espaço destinado a minha coleção, foto um pouco antiga, mas basicamente é esta.

Não vejo necessidade de exibi-las, mas sim de mostrar a esta geração de jovens que só pensa em carros novos, tecnologias novas, como os carros antigos mesmo que em miniaturas são fascinantes. Aqui em Goiânia, temos um grupo de colecionadores que batizamos de “Mini Carros GO”, são cercas de 50 colegas.

Assim, espero poder falar mais desse assunto aqui no blog, e espero que tenham gostado, desse breve relato. Enquanto isso, convido a todos a curtir e acompanhar minha página no Facebook: “Kombis e Outras Miniaturas” e no Instagram: “@GaragemVolks”.

Ah e o “Blog dos Pernés”, também está lá no Face, é só curtir e ficar por dentro de tudo que postamos aqui.

Um grande abraço a todos!

Uber em Goiânia!

Aprovei o Uber, mas com algumas oportunidades de melhorias!
Aprovei o Uber, mas com algumas oportunidades de melhorias!

Olá, hoje contarei para vocês minha viagem feita com motorista particular, através do aplicativo Uber-pro.

Minha primeira utilização:

Quarta feira, 03/02/2016, já eram quase 19:00 e eu tinha compromisso as 19:30, no qual gosto sempre de chegar com antecedência.
Estava na Academia, conferi o horário no qual o ônibus que eu precisaria para chegar no compromisso iria passar nas proximidades e observei que não daria para chegar no horário caso eu o esperasse. Pensei em ir de moto boy ou táxi por meio do aplicativo “99 Táxi”, que inclusive estou acostumado a usar e gosto muito. Foi quando me lembrei que havia feito o cadastro no aplicativo Uber.

Fiz a primeira chamada que pelo que parece foi cancelada pelo motorista.
Tentei uma segunda e foi aceita por outro motorista. Fiquei esperando por um tempo e parecia que não se movia do lugar, por isso cancelei a viagem uma vez que estava com pressa.
Muito “paciente” fui pra terceira chamada e era o mesmo motorista da segunda tentativa que chegou em cerca de 7 minutos e me explicou que para ele não estava aparecendo a localização correta e por isso tentou me ligar para tirar a dúvida.

Tirando as duas tentativas frustadas a viagem foi cinco estrelas, o motorista foi super simpático e atencioso. Além de bala, chiclete e água, usava cinto de segurança, não utilizou o celular enquanto dirigia e conseguiu me deixar no destino as 19:23, ou seja 7 minutos antes do horário. A viagem durou 11 minutos, em 4,2 km de percurso e custou R$ 9,55, que ficou bem em conta. Após finalizar a corrida, o motorista me avaliou no aplicativo, agradeceu e nos despedimos. Pronto, o pagamento será cobrado do cartão de crédito cadastrado. Recebi o e-mail com o comprovante da viagem e recibo de lançamento no cartão.

Após esse experiência utilizei o Uber para outras duas viagens.

Desvantagens:
⁃ A única forma de entrar em contato com o motorista seria ligando, uma vez que o botão “mensagem” não funciona. Como já explicado ele até me ligou, mas como sou surdo não atendi, pois sabia que não escutaria bem. Mas como não cheguei a tentar ligar, não sei se daria certo. Sugiro, corrigirem esse erro ou esses erros o quanto antes.
⁃ Talvez por estar no começo aqui na cidade, ainda há uma certa demora na localização e na chegada dos motoristas.
⁃ O aplicativo visualmente ainda está um pouco confuso, talvez por que eu esteja acostumado com o aplicativo da 99Táxi. Mas seria bom, melhorar o mapa e a forma que se marca a localização de partida.

Vantagens:
⁃ A valor da viagem saiu bem mais barata. Só pra terem uma ideia, no início de janeiro pedi um táxi pela 99táxi, para o mesmo destino, porém a partida foi uns 800 metros mais próximo do destino. A viagem 3,4 km, durou 10 minutos e custou R$ 13,89.
⁃ Embora pareça ter demorado na chegada do motorista, parece-me que nos três casos, chegaram mais rápido que os taxistas do 99Táxi.
⁃ Simpatia de todos os 3 taxistas. Todos educados, bem humorados e respeitosos e carregavam a viagem toda um grande sorrisos no rosto. Não sei se é uma “regra” do aplicativo, mas achei que não seria coincidência. Ponto para Uber! Além disso, a limpeza dos carros impressionava.

E se você quer ganhar R$ 20 de desconto em todas as suas viagens utilizando o Uber?
⁃ Baixe o aplicativo e faça o cadastro;
⁃ Quando for o chamar o primeiro motorista, acrescente o código promocional: Z4NJX19AUE.

Pronto! Assim que sua viagem for finalizada, você receberá além do e-mail de confirmação de pagamento um número parecido com o acima pra você divulgar entre seus amigos. E a cada vez que um deles utilizar o serviço do Uber, colocando o seu número que irá divulgar você ganhará R$ 20 para cada viagem.

Detran/GO: Engenharia, educação e fiscalização para todo o Estado

Compartilho a notícia do site do Detran/GO:

Em uma iniciativa inédita no País, o Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), lançou no dia 24 de janeiro de 2012 o Programa Goiás Sinalizado, que levará  sinalização horizontal e vertical a todos os municípios do Estado. O  Detran-GO vai disponibilizar projeto técnico e implantar a sinalização nas cidades, além de oferecer educação de trânsito à comunidade.

O programa é sustentado pelo tripé engenharia, educação e fiscalização. O primeiro passo consiste na análise e elaboração de projetos de engenharia. Em seguida, os municípios receberão a sinalização vertical e horizontal. Quando a cidade já estiver com a sinalização novinha, outra equipe do Detran-GO irá até lá para desenvolver trabalhos de educação de trânsito. Só após essa etapa será dado início à fiscalização.

O Goiás Sinalizado prevê ainda a implantação de forma gradativa das ciclofaixas, que visam garantir a segurança para os ciclistas, criando uma alternativa para o trânsito dos centros urbanos. A expectativa é de que as implantações de faixas de pedestres e de ciclofaixas contribuam para mudar o comportamento do cidadão no trânsito, no sentido de prevenir acidentes de trânsito e, acima de tudo, salvar vidas.

Sinalização correta ajuda a prevenir acidentes, mas o que é mais efetivo é o respeito pelas leis de trânsito. Sexta-Feira (25/01/2013), aqui em frente os Correios da Vila Brasília 3 pessoas foram atropeladas na faixa de pedestre, uma delas com mais de 60 anos, infelizmente morreu.