Diva do dia: Betty Lago – Das passarelas a TV

“A gente tem muito mais força do que imagina”, foi uma das frases que ela disse em sua última entrevista em julho de 2015 para o Domingo Espetacular, da TV Record.

Sucesso nas passarelas internacionais nos anos 70 e 80, atriz de filmes e quase 30 novelas, apresentadora de vários programas de TV, ela sempre tinha fé e tanta vontade de vencer um câncer na vesícula que nunca deixou de mostrar um belo sorriso no rosto. Infelizmente o câncer a venceu na madrugada deste domingo, 13/09/2015.

Quando iniciamos o “Diva do Dia” aqui no Blog dos Pernés pensamos em transmitir a alegria, o carisma, a beleza natural e a força das mulheres brasileiras. E naturalmente  ao falar disso, não se esquece dessa mulher fenomenal. Com vocês: Betty Lago.


– “Eu me acho linda de qualquer jeito. E isso ninguém tira de mim. Nem um câncer, disse Betty Lago para a Vogue Brasil. 

A carreira de modelo: 

Depois de ser descoberta pelo fotógrafo Evandro Teixeira, mudou-se para o exterior em 1977. Por 15 anos, brilhou em passarelas do mundo e estampou capas e editoriais de moda de diversas revistas famosas da Itália, França e Estados Unidos. Trabalhou para estilistas como Pierre Cardin e Azzedine Alaïa, Valentino, Thierry Mugler. 

O estilista italiano Valentino Garavani, para quem Betty desfilou várias vezes nos anos 80 em Paris, deu um depoimento ao jornalista Bruno Astuto sobre a ex-modelo e atriz. “Ela foi uma das grandes musas que o Brasil deu à moda”. Completou: “Quando ela andava na passarela, fazia-se silêncio na plateia. Ela não era uma modelo clássica, era como uma imperatriz encantando o público com sua presença, encarnando uma diva nada amigável, com o queixo para cima. Aqueles olhos incríveis olhavam para você com orgulho, além daquele inacreditável nariz aristocrático. Quanta magia! Descanse em paz, minha querida amiga”.
Para a Vogue Itália, em 1987.



“Era uma modelo cheia de personalidade e uma mulher extraordinária. Trabalhou para mim diversas vezes. Fazia parte dessas brasileiras magnéticas“, disse Azzedine Alaïa.


Do glamour do mundo da moda para as novelas:

Ela começou a carreira de atriz na TV Globo, na minissérie “Anos Rebeldes”, em 1992, de Gilberto Braga. Esteve ainda em “Sex Appeal”, “Vira-lata”, “O quinto dos infernos”, “Pé na jaca” e “Guerra e paz” e “Quatro por Quatro” e vários outras.

Em Quatro por Quatro, ela fez a Abigail e uniu forças contra os homens com Babalu (Letícia Spiller), Auxiliadora (Elizabeth Savalla) e Tatiana (Cristiana Oliveira). 
Porém a vingança contra os homens não deu muito certo, tanto é que a última cena do último capítulo elas acabaram no mesmo lugar que estavam no primeiro, na cadeia. Mas a vingança continuaria. 

Na TV fechada, Betty estreou como apresentadora no programa GNT Fashion em 1995, no canal de mesmo nome. No GNT, ela também participou como debatedora dos programas “Saia Justa” e “Pirei – Com Betty Lago”.

A descoberta da doença e a despedida


Ao se descobrir com câncer, Betty não permitiu que a doença tirasse seu sorriso e vontade de viver. Numa entrevista ela disse: Continuo trabalhando loucamente,  “cheia de gás”. Já em relação ao tratamento contra a doença, a artista admitiu que não era fácil encarar os procedimentos médicos. “Ninguém tira um câncer de letra, mas é possível tornar as coisas mais leves”, explicou. “Aprendi a lidar com a situação da melhor maneira possível, acredito que manter o bom humor é fundamental sempre – um câncer não pode ter o poder de tirar sua personalidade, por pior que ele possa se apresentar. Acho que não dá para morrer em vida, se deixar vencer”, finalizou. 

Vários artistas deixaram sua homenagem a Betty, a atriz Luana Piovani se despediu: “Quem a conhece sabe que atrás daquela figura extrovertida e hilária havia uma criança doce. Lembro dela dizendo: ‘Valorize-se Luana! Sempre se imponha, não abaixe a cabeça pra esses wanna be que acham que mandam. Se você se valorizar, todos farão o mesmo’… Conversávamos muito, passeávamos de carro ouvindo as fitas cassetes que ela gravava das rádios americanas e nos tornamos mais cúmplices ainda na época do Saia Justa. Mesmo quando divergíamos, sabíamos que eram opiniões diferentes e só. Nos amávamos e nos admirávamos. Meu coração está tristíssimo, sentirei muita falta dela, mas sei que ela está bem, ao lado do Senhor, rindo pra gente. A gente é que sofre por aqui… Betinha… Te amo”.

O trabalho mais recente da atriz em dramaturgia foi na novela “Pecado Mortal”, da TV Record.

Atualmente, Betty estava participando da quarta temporada do programa “Desafio da Beleza, no Canal GNT,  ao lado da modelo Mari Weickert e do maquiador Daniel Hernandez.



Amigos e parentes da Betty Lago,, foram ao cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio, para a cerimônia de cremação da atriz, que não queria velório. Em meio a muita tristeza e lágrimas, os presentes fizerem questão de frisar a imagem que fica de Betty: humor contagiante e jeito marcante de alegria e irreverência. 

Greenpeace x Moda

Compartilho com vocês, a matéria do site da Greenpeace entitulada: o Duelo da Moda.
Abaixo, a matéria na íntegra:

Nós pedimos 15 marcas de moda de luxo para responder a 25 perguntas sobre seus processos de produção e políticas, o desmatamento e a poluição tóxica de recursos do nosso planeta. Algumas das marcas têm o desafio: aqui estão os resultados do duelo.As 25 questões são focadas em três temas. Couro: é o couro usado por marcas de moda, provenientes de bovinos ligados à destruição da Amazônia.Celulose: para avaliar se pasta de papel usado para fazer embalagens de luxo é produzido por empresas como aqueles na Indonésia que destroem as florestas e habitat dos tigres de Sumatra a última.Produção têxtil: avaliar se os ciclos de produção e processamento de produtos de moda de luxo usar produtos químicos perigosos que podem comprometer os recursos hídricos globais.Para Valentino moda não precisa custar a Terra para ser em grande estilo: ele tem o compromisso de implementação de políticas de desmatamento zero para o couro e compra de embalagens e Zero políticas de descarga para produção de têxteis.
Armani e Versace tem políticas de compra do papel e se comprometeu a alcançar metas de desmatamento zero para embalagens e couro. Gostaríamos também de cometer a Armani objetivos Detox logo para ajudar a apoiar uma indústria da moda livre de tóxicos.
Christian Dior, Salvatore Ferragamo e Louis Vuitton afirma que tem zero de desmatamento políticas em vigor com relação ao couro e celulose e de compra de papel.

Gucci cometido algum tempo atrás, tanto de couro e de papel e celulose compra de políticas que garantam a sustentabilidade destes produtos e também suporta o 2009 Amazonas Acordo gado que ajudou a acabar com o desmatamento no Brasil. Gostaríamos de saudar Gucci cometer a metas de desintoxicação em breve para ajudar a apoiar uma indústria da moda livre de tóxicos.
Ermenegildo Zegna comprometeu-se a implementação de polpa de Desmatamento Zero e as políticas de compra do papel e também pode rastrear a origem de seus produtos de couro feitos. Mas não fez um compromisso vinculativo para colocar em efeito sobre as políticas de compra de couro Zero Desmatamento e Descarga Zero Toxic.
Roberto Cavalli não forneceu respostas concretas para a pesquisa e não fez nenhum compromisso. Não há nenhuma garantia para os consumidores que esta empresa tem políticas que asseguram que é respeitoso com florestas e recursos hídricos.

Dolce & Gabbana, Alberta Ferreti, Hermès, Prada, Trussardi e Chanel não respondeu aos inúmeros pedidos do Greenpeace, recusando-se a compartilhar o que está acontecendo por trás de portas fechadas com relação ao couro e celulose e de compra de papel e descargas tóxicas na produção têxtil.