Férias 2023 – Salvador

Quando se trata de férias podemos logo pensar numa vida tranquila, afinal quem não preciso de descanso? Ou quando finalmente chega aquele dia de uma viagem tão esperada? Pode ser que o seu intuito é passar mais tempo com a família e amigos, e tá tudo ok!

Salvador, cheguei feliz!

Depois de muits anos na espera, e de muito desejar conheci um pedacinho da Bahia, estado caloroso e cheio de alegria. E sua capital, tão linda e linda.

Fui na praia, fui em ilhas, fiz passeio de onibus de turismo, e ainda conheci meus amigos virtuais Greg e Alan, queridos, simpaticos e muito educados, e cuidado que senti deles, refletem um pouco do imenso carinho que todos os baianos tem para com os turistas, estes aque me fizerem me sentir bem vindo, embora tenha havido situações e breves pensamentos de inseguranças, mas nada demais, até porque acredito que o cuidado e alerta pode sempre nos proteger, não é mesmo? Então nunca baixar a guarda!

Mas gente, as delicias das comida, semore com muito camarão, a cerveja e a coca gelada e o calor humano do atendimento, e as maravilhosas cocadas brancas (eu amo cocada, principalmente branca), me “levaram ao céu”, e também são pontos altos dessa viagem.

E o meu obrigado vai por todas as cores, pela chuva que logo passava e até sol, que as vezes meio tímido, mas sempre brihava, e impossível deixar de registrar uma arquitetura linda da cidade que canta, e dança, obrigado Salvador!

Diva do Dia: A grande mulher – Luz del Fuego

Luz del Fuego, símbolo do femininismo, destacou-se por ser uma mulher muito à frente de seu tempo. Despida de preconceitos, a escritora, atriz e dançarina prezava a liberdade de expressão, pregava a volta à natureza, e foi a responsável por trazer ao Brasil movimentos que não existiam à época, como o naturismo. E ela realmente causava furor por onde passava. 

Nascida no Espírito Santo, a geniosa mulher, não aceitava ordens nem opiniões sobre sua vida. Abominava o uso do sutiã. Desfilava pela praia de calcinha e bustiê improvisado com lenços, quando o biquíni ainda estava longe de constar do vocabulário nacional. Do Rio de Janeiro, onde foi morar depois da morte de seu pai, passou a ser conhecida em todo o país, por seus shows seminuas com serpentes. Não é atoa que Luz del Fuego foi homenageada em música pela cantora Rita Lee, como uma “mulher que não tinha medo”.

Após anos de censura e escândalos, ela mudou-se para a “Ilha do Sol” na ainda paradisíaca Baía de Guanabara e passou a vier de suas reservas financeiras que com o tempo foram terminando, e o então mito começara a desaparecer. Mas ela sempre arrematava aos que procuravam ajuda-la: “Não se preocupem, eu sou uma “Luz que não se apaga”.

Mas infelizmente em 19 de Julho de 1967, a Luz se apagou, pois fora assassinada pelos irmãos Alfredo Teixeira Dias e Mozart Dias, que armaram uma emboscada, já que as ações criminosas de Mozart haviam sido apontadas à polícia por Luz e ele queria se vingar. O crime só foi desvendado duas semanas depois, quando Alfredo foi preso e confessou a participação nas mortes. Os corpos foram resgatados no dia primeiro de agosto. Já Mozart escapou de forma espetacular, mas depois de 15 dias foi preso e condenado a pena máxima. que foi cumprida no manicômio judiciário do Rio de Janeiro.

Das “Musas que fizeram a história do Rio”, Luz virou filme, onde foi vivida pela atriz Lucélia Santos. Ela também apareceu em exposições — que narravam a trajetória das mulheres “heroínas do século XX”.  Também já foi mencionada como uma das mulheres históricas do Brasil por “erguer a bandeira do naturismo e zelar pela causa feminina até à sua morte”. Também foi lembrada como uma das representantes do empoderamento feminino.

E já dizia Rita Lee “hoje ela represento a loucura”. Mas não apenas isso, ela também é o símbolo coragem feminina ao enfrentar os espaços tradicionalmente reservados aos homens”. Dora Vivacqua, seu nome de batismo, se afirmava pela diferença, e nunca obedeceu a nenhum padrão, lutava por suas convicções, tanto é que tudo isso apenas fez dela Luz Del Fuego, nome artístico que foi a sua marca e manchete de revistas e jornais de todo o mundo. Luz Del Fuego buscou a sua própria verdade, e com sua beleza e curvas incitou a fantasia e a curiosidade de uma geração de brasileiros.

Leia também sobre nossas outras divas:

Diva do Dia: Rita Lee

Diva do dia: Evita Peron

Diva do dia: As Cores de Frida Kahlo

 

Férias 2016: Morro Branco, Praia da Fonte e Canoa Quebrada/CE

Um lindo pacote (e bem em conta): Saindo de Fortaleza (e voltando), para uma esticada em Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes. As 3 praias famosas, são um bate e volta indispensável, barato e imperdível.

Os enormes “cataventos” – Energia Eólica e sustentável no Nordeste Brasileiro.

Praia das Fontes/Beberibe-CE: : o cartão-postal da praia das Fontes é o labirinto, um conjunto de falésias coloridas – os tons vermelhos predominam – de onde se retiram areias de colorações variadas. Em meio às formações surgem lagos de água doce, dunas gigantescas e fontes que proporcionam banhos refrescantes. Tome nota: O passeio de Buggy é indispensável, para encontrar as lagoas de água doce, e as grutas, E ahhhh. as bicas d’água.

 

Morro Branco/Beberibe-CE:  Uma beleza rara. A luz forte e duradoura das proximidades da Linha do Equador ressalta o contraste entre o verde do mar e o vermelho das falésias.

O local é conhecido pelas falésias multicoloridas (até 10 tons das cores, amarela, vermelha e branca), O labirinto é formado entre as falésias por erosão eólica e pluvial.

  • Canoa Quebrada/Aracati – CE: é um lugar de magia que surpreende a todos com tanta animação e beleza paradisíaca.

Passeio de Vela ou Jangada, que fiz junto com mais 3 pessoas. Adrenalina com direito a parada para mergulho.

Canoa Quebrada: O abraço e a paz que a gente quer!

 

s2

Sobre o pacote: Comprado no site de cupons Peixe Urbano, no valor de R$ 35 (maio/2016). Incluindo o Transfer de Fortaleza até Morro Branco, Canoa Quebrada, e Praia das Fontes. O passeio é oferecido pela empresa Terra do Sol, no qual super indico. A empresa te busca em seu Hotel ou Pousada, desde que estes sejam com distância de até 10Km do Centro.- Link atual para quem quiser aproveitar agora em 2017..
Obs: O passeio de Buggy (R$ 40) não está incluído no cupom, e deve ser pago diretamente a empresa que faz o serviço, quando em Morro Branco.