Uber em Goiânia: do Luxo ao Lixo

O que fazer depois de 2000 viagens feitas com o Uber em mais de 3 anos que ele está em Goiânia? Lembram quando usei e todo feliz e satisfeito vim contar para vocês? Só clicar aqui para ler a matéria de fevereiro de 2016. E quando vim contar sobre a prefeitura de Goiânia e a lei para o Uber? Vejam aqui. E hoje então podemos comemorar? não, infelizmente.

Desde maio de 2016, já venho estado descontente com o proceder de alguns motoristas e quase 95% do atendimento do suporte. Sabe o suporte? Aquela opção de “ajuda” que temos para reclamar algo ou fazer alguma solicitação? Este mesmo, tanto é que em março de 2017, resolvi registrar a insatisfação com o serviço.

Minhas novas experiências com a Uber

Além de até hoje, não ter uma linha segura e eficaz para que eu como surdo, possa conversar com o suporte ou entrar em contato com algum motorista, hoje estou ao limite de pagar por um serviço muito ruim. Poxa Uber! Muitos cancelamentos por parte dos motoristas (outros que não saem do lugar e nem respondem ao chat), muitos questionamentos feitos ao suporte e não há resposta. Aliás, se eles mesmos não encerram o chamado, há resposta sim:

  • Lamentam muito o ocorrido e que isso ou aquilo não faz parte do padrão de qualidade e que embora não possam dar mais detalhes sobre como farão para corrigir a falha, podem dar uma boa notícia: não foi cobrada taxa de cancelamento.

Uau, ótimas respostas, o problema é que são as mesmas, até para questionamentos que não se enquadram a estas respostas. Outro problema: os problemas voltam a acontecer. E eu como usuário sou prejudicado, ou cobrado. Vejam por favor sobre o que eu recebi hoje:

Olá, Thiago

Nós percebemos que você cancelou vários pedidos de viagem nos últimos dias.

Cancelamentos fazem parte do dia a dia e é esperado que eles ocorram ocasionalmente, mas quando chegam a níveis altos eles prejudicam a experiência de motoristas parceiros que poderiam atender os pedidos de outros.

Nós queremos que sua experiência com a Uber seja a melhor possível.

Dicas para que você encontre com o seu motorista:

Por favor, certifique-se de chamar um Uber apenas quando já estiver pronto para iniciar a viagem. Se você gostaria de agendar uma viagem com antecedência é possível fazer isso pelo aplicativo.

Caso você esteja encontrando dificuldades para encontrar seu motorista você pode utilizar as mensagens do aplicativo ou fazer uma ligação para encontrá-lo.

Se  seu motorista está enfrentando problemas para encontrar o local de partida, não deixe de confirmar se o ponto da sua localização está correto antes de solicitar a próxima viagem.

Obrigada por utilizar a Uber, esperamos que essas dicas possam ajudar a criar uma ótima experiência para você e nossos motoristas parceiros.

Em resumo, os motoristas que não saem do lugar, ou vai para caminhos opostos ao seu encontro, mas que independente não respondem ao chat e eu devo assegurar que estou “pronto”, que falei “com o motorista” e se confirmei o ponto de espera.

Serviço Uber, o que era ótimo está ficando péssimo. – Reprodução

A intenção da mensagem é boa, mas eles deveriam analisar minhas reclamações e corrigir as próprias falhas ao invés de fazer estas sugestões. E não é só:

  • Eles já cancelaram meu código que eu colocava aqui no blog (meu blog pessoal, que não é errado segundo o código de conduta deles), para vocês novos usuários. Certa vez até desativaram minha conta e fiquei mais de meses sem utilizar. Quando decidiram reativar, perdi todos os bônus.
  • Sexta, 31/09/2018 bem chateado com tudo isso, e farto de tantas falhas e respostas automáticas padronizadas, mandei uma mensagem no suporte no app, segue:

Gostaria de questiona-los sobre 4 itens:

1 – Que tipo de treinamento seus funcionários recebem?

2 – Vocês tem Ouvidoria para resolver casos que o cliente não fica satisfeito com a resposta?

Como motivo do questionamento destas, mencionei que nas últimas 3 viagens tive problemas e procurei o suporte, e das 3 vezes me responderam coisas sem sentido.

3  – Quantas viagem eu já fiz?

4 – E meu código para uso de novos amigos ao Uber que não funciona mais?

Resposta: “Agradecemos seu contato, no momento não conseguimos identificar a viagem que você está se referindo.Envie as informações e selecione a viagem específica”. 

Entendem meu descontentamento? Estresse alto por um atendimento que estou pagando. E deixo claro que não estou pagando por um serviço ruim.

Após eu respondê-los, perguntando que não falei de viagem específica, recebi o retorno: “Pedimos desculpas pelas respostas anteriores não serem adequadas. Referente ao treinamento, trata-se de algo confidencial. Reforçamos que o meio de comunicação do suporte é atrás do Ajuda/Help. Conforme solicitado, verificamos que você realizou 1918 viagens até o momento. E que código que não funciona, precisamos de mais detalhes, talvez seja problema na sua conta. E precisamos da tela para analisar os possíveis erros”. 

Incrível a capacidade de um suporte altamente treinado de forma tão confidencial não poder resolver os problemas do cliente, e quando resolve, é pela metade. Por isso o título: Uber em Goiânia, do Luxo ao Lixo.

 

Minhas novas experiências com a Uber

Desde que o serviço do Uber começou aqui em Goiânia eu virei fã, e  sempre que posso uso, inclusive já fiz vários posts sobre o serviço, sobre como ganhar viagens e sobre como podemos avaliar nossas experiências.

E  defendo a empresa, o serviço, e o direito que temos de ir e vir.

Mas confesso, que nas minhas experiências, o serviço uber piorou muito. Pois o que eu costumava dar 4 a 5 estrelas, em geral está ficando 3, 2 ou 1 estrela. Os motoristas não são mais tão educados, quando no inicio do serviço na cidade, nem sequer abrem a porta, chegam antes do tempo previsto (até mesmo fora de horários de pico), e embora não sejam obrigados não oferecem mimos, e nem ligam o ar, ou perguntam o caminho. Alguns até utilizam determinado caminho, mesmo quando indicamos outro.

Além disso, o atendimento com o suporte caiu, e muito. Sempre que preciso resolver um problema, recebo respostas padronizadas que não resolvem minha situação ou não estão de fato diretamente relacionadas com assunto que quero tratar. Estou de certa forma insatisfeito com o serviço em geral. E meu número de telefone ainda está desatualizado, e a meses já pedi atualização. Todas as vezes fui informado que estava sendo atualizado, que seria necessário aguardar.

Além disso, como surdo nunca recebi um tratamento diferenciado ou no mínimo respeitoso dos motoristas. Ou seja até os surdos são tratados como ouvintes por uma empresa internacional. Se é necessário entrar em contato com o motorista, apenas é feito por telefone, o que torna inviável para mim que não escuto.

Mas entrei em contato com o suporte da empresa neste feriado, falando dos assuntos elencados acima, confiram na integra a resposta:

Olá, Thiago.

Sentimos muito em saber que você tem tido experiências com os motoristas parceiros da maneira que relatou.

Sabemos que você é um usuário assíduo de nossos serviços. Entendemos que por utilizar o aplicativo tão constantemente como você usa, é importante que as viagens que você faça sejam no mínimo, confortáveis. Agradecemos pelo seu tempo em nos escrever.

Nossos parceiros são notificados sempre que algum evento atípico ocorre em suas viagens ou quando cortesia e profissionalismo não são observados durante seu tempo de serviço. Sempre que possível, tentamos também reciclá-los e lembrá-los de posturas que devem ser tomadas quando um de nossos usuários é tranportado. Infelizmente, está fora de nosso controle observar durante todo o tempo se as condutas esperadas estão sendo cumpridas. É neste momento que usuários como você, são nossos olhos e ouvidos nas ruas.

Garantimos que suas avaliações acerca dos motoristas são importantes para que você se conecte outras vezes a quem você deu uma boa nota, ou por outro lado fique “invisível” para com quem você não teve uma boa experiência; Avaliações feitas no aplicativo são sigilosas. Um motorista não saberá qual nota você deu a ele.

Nós também sempre estamos abertos e dispostos a escutar seus relatos sobre suas experiências negativas com nossos parceiros a fim de educá-los, após o ocorrido e, quiçá, tomar medidas necessárias que revogam o acesso do parceiro à plataforma.

O respeito e o cultivo à diversidade, bem como à acessibilidade fazem parte das políticas da Uber, já que prezamos que nosso serviço que tem como função conectar parceiros a toda gama de usuários. Situações que coíbam ou diminuam nossos usuários não são endossadas por nossa empresa.

Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queira nos dizer, estamos à sua disposição.

Atenciosamente.

Gostei da resposta, foi muito profissional e respeitosa, e até concordo em parte.

Mas não recebi resposta sobre a atualização do meu número e nem da situação de quando é necessário entrar em contato com o motorista. Mas qualquer forma, não vou desistir e cobrar e buscar um serviço de qualidade, pois estou afinal, “eu tô pagando”.

E você, ainda não tem cadastro na Uber? Que tal ganhar R$ 10 GRÁTIS nas duas primeira viagens? Use o código z4njx19aue  e garanta seu desconto.

Uber em Goiânia!

Aprovei o Uber, mas com algumas oportunidades de melhorias!
Aprovei o Uber, mas com algumas oportunidades de melhorias!

Olá, hoje contarei para vocês minha viagem feita com motorista particular, através do aplicativo Uber-pro.

Minha primeira utilização:

Quarta feira, 03/02/2016, já eram quase 19:00 e eu tinha compromisso as 19:30, no qual gosto sempre de chegar com antecedência.
Estava na Academia, conferi o horário no qual o ônibus que eu precisaria para chegar no compromisso iria passar nas proximidades e observei que não daria para chegar no horário caso eu o esperasse. Pensei em ir de moto boy ou táxi por meio do aplicativo “99 Táxi”, que inclusive estou acostumado a usar e gosto muito. Foi quando me lembrei que havia feito o cadastro no aplicativo Uber.

Fiz a primeira chamada que pelo que parece foi cancelada pelo motorista.
Tentei uma segunda e foi aceita por outro motorista. Fiquei esperando por um tempo e parecia que não se movia do lugar, por isso cancelei a viagem uma vez que estava com pressa.
Muito “paciente” fui pra terceira chamada e era o mesmo motorista da segunda tentativa que chegou em cerca de 7 minutos e me explicou que para ele não estava aparecendo a localização correta e por isso tentou me ligar para tirar a dúvida.

Tirando as duas tentativas frustadas a viagem foi cinco estrelas, o motorista foi super simpático e atencioso. Além de bala, chiclete e água, usava cinto de segurança, não utilizou o celular enquanto dirigia e conseguiu me deixar no destino as 19:23, ou seja 7 minutos antes do horário. A viagem durou 11 minutos, em 4,2 km de percurso e custou R$ 9,55, que ficou bem em conta. Após finalizar a corrida, o motorista me avaliou no aplicativo, agradeceu e nos despedimos. Pronto, o pagamento será cobrado do cartão de crédito cadastrado. Recebi o e-mail com o comprovante da viagem e recibo de lançamento no cartão.

Após esse experiência utilizei o Uber para outras duas viagens.

Desvantagens:
⁃ A única forma de entrar em contato com o motorista seria ligando, uma vez que o botão “mensagem” não funciona. Como já explicado ele até me ligou, mas como sou surdo não atendi, pois sabia que não escutaria bem. Mas como não cheguei a tentar ligar, não sei se daria certo. Sugiro, corrigirem esse erro ou esses erros o quanto antes.
⁃ Talvez por estar no começo aqui na cidade, ainda há uma certa demora na localização e na chegada dos motoristas.
⁃ O aplicativo visualmente ainda está um pouco confuso, talvez por que eu esteja acostumado com o aplicativo da 99Táxi. Mas seria bom, melhorar o mapa e a forma que se marca a localização de partida.

Vantagens:
⁃ A valor da viagem saiu bem mais barata. Só pra terem uma ideia, no início de janeiro pedi um táxi pela 99táxi, para o mesmo destino, porém a partida foi uns 800 metros mais próximo do destino. A viagem 3,4 km, durou 10 minutos e custou R$ 13,89.
⁃ Embora pareça ter demorado na chegada do motorista, parece-me que nos três casos, chegaram mais rápido que os taxistas do 99Táxi.
⁃ Simpatia de todos os 3 taxistas. Todos educados, bem humorados e respeitosos e carregavam a viagem toda um grande sorrisos no rosto. Não sei se é uma “regra” do aplicativo, mas achei que não seria coincidência. Ponto para Uber! Além disso, a limpeza dos carros impressionava.

E se você quer ganhar R$ 20 de desconto em todas as suas viagens utilizando o Uber?
⁃ Baixe o aplicativo e faça o cadastro;
⁃ Quando for o chamar o primeiro motorista, acrescente o código promocional: Z4NJX19AUE.

Pronto! Assim que sua viagem for finalizada, você receberá além do e-mail de confirmação de pagamento um número parecido com o acima pra você divulgar entre seus amigos. E a cada vez que um deles utilizar o serviço do Uber, colocando o seu número que irá divulgar você ganhará R$ 20 para cada viagem.