Regulamentação do Uber em Goiânia

Veja que legal gente, a Prefeitura de Goiânia publicou o Decreto 2890 / 2017, que detalha algumas das obrigações regulatórias específicas para as empresas de aplicativo, como a Uber, e os motoristas parceiros.

Esta segunda, a Uber entregou à Secretaria Municipal de Trânsito e de Transporte o Pedido de Credenciamento, demonstrando o comprometimento da empresa em relação ao cumprimento dos requisitos estabelecidos no Decreto.

A partir do credenciamento, será possível ver em cada recibo digital de viagem um novo item, chamado “Taxa Municipal”. Um adicional de R$ 0,10 por km será cobrado por viagem e repassado à Prefeitura de Goiânia.

Por exemplo, uma viagem de 5,3 km (como da Praça Cívica ao Shopping Flamboyant), que custa em média R$ 10,90, passará a custar R$ 11,43 compostos da seguinte maneira:

  • Preço inicial: R$ 2,50
  • Preço por km: R$ 1,20 x 5,3 km = R$ 6,36
  • Preço por min: R$ 0,17 x 12 min = R$ 2,04
  • Taxa Municipal: R$ 0,10 x 5,3 km = R$ 0,53

A Uber acredita que Goiânia deu um passo em direção a uma regulação para a mobilidade urbana compartilhada no Brasil. Hoje, a Uber reafirma que segue com sua missão de oferecer, ao simples toque de um botão, uma opção de mobilidade acessível e eficiente para seus usuários.

Nem tudo são flores, mas fiquei feliz por essa conquista. E você, ainda não tem cadastro na Uber? Que tal ganhar R$ 5 GRÁTIS nas duas primeira viagens? Use o código z4njx19aue  e garanta seu desconto.

Leia também:

Minhas novas experiências com a Uber

Requisitos para avaliar sua viagem com o Uber

Minhas novas experiências com a Uber

Desde que o serviço do Uber começou aqui em Goiânia eu virei fã, e  sempre que posso uso, inclusive já fiz vários posts sobre o serviço, sobre como ganhar viagens e sobre como podemos avaliar nossas experiências.

E  defendo a empresa, o serviço, e o direito que temos de ir e vir.

Mas confesso, que nas minhas experiências, o serviço uber piorou muito. Pois o que eu costumava dar 4 a 5 estrelas, em geral está ficando 3, 2 ou 1 estrela. Os motoristas não são mais tão educados, quando no inicio do serviço na cidade, nem sequer abrem a porta, chegam antes do tempo previsto (até mesmo fora de horários de pico), e embora não sejam obrigados não oferecem mimos, e nem ligam o ar, ou perguntam o caminho. Alguns até utilizam determinado caminho, mesmo quando indicamos outro.

Além disso, o atendimento com o suporte caiu, e muito. Sempre que preciso resolver um problema, recebo respostas padronizadas que não resolvem minha situação ou não estão de fato diretamente relacionadas com assunto que quero tratar. Estou de certa forma insatisfeito com o serviço em geral. E meu número de telefone ainda está desatualizado, e a meses já pedi atualização. Todas as vezes fui informado que estava sendo atualizado, que seria necessário aguardar.

Além disso, como surdo nunca recebi um tratamento diferenciado ou no mínimo respeitoso dos motoristas. Ou seja até os surdos são tratados como ouvintes por uma empresa internacional. Se é necessário entrar em contato com o motorista, apenas é feito por telefone, o que torna inviável para mim que não escuto.

Mas entrei em contato com o suporte da empresa neste feriado, falando dos assuntos elencados acima, confiram na integra a resposta:

Olá, Thiago.

Sentimos muito em saber que você tem tido experiências com os motoristas parceiros da maneira que relatou.

Sabemos que você é um usuário assíduo de nossos serviços. Entendemos que por utilizar o aplicativo tão constantemente como você usa, é importante que as viagens que você faça sejam no mínimo, confortáveis. Agradecemos pelo seu tempo em nos escrever.

Nossos parceiros são notificados sempre que algum evento atípico ocorre em suas viagens ou quando cortesia e profissionalismo não são observados durante seu tempo de serviço. Sempre que possível, tentamos também reciclá-los e lembrá-los de posturas que devem ser tomadas quando um de nossos usuários é tranportado. Infelizmente, está fora de nosso controle observar durante todo o tempo se as condutas esperadas estão sendo cumpridas. É neste momento que usuários como você, são nossos olhos e ouvidos nas ruas.

Garantimos que suas avaliações acerca dos motoristas são importantes para que você se conecte outras vezes a quem você deu uma boa nota, ou por outro lado fique “invisível” para com quem você não teve uma boa experiência; Avaliações feitas no aplicativo são sigilosas. Um motorista não saberá qual nota você deu a ele.

Nós também sempre estamos abertos e dispostos a escutar seus relatos sobre suas experiências negativas com nossos parceiros a fim de educá-los, após o ocorrido e, quiçá, tomar medidas necessárias que revogam o acesso do parceiro à plataforma.

O respeito e o cultivo à diversidade, bem como à acessibilidade fazem parte das políticas da Uber, já que prezamos que nosso serviço que tem como função conectar parceiros a toda gama de usuários. Situações que coíbam ou diminuam nossos usuários não são endossadas por nossa empresa.

Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queira nos dizer, estamos à sua disposição.

Atenciosamente.

Gostei da resposta, foi muito profissional e respeitosa, e até concordo em parte.

Mas não recebi resposta sobre a atualização do meu número e nem da situação de quando é necessário entrar em contato com o motorista. Mas qualquer forma, não vou desistir e cobrar e buscar um serviço de qualidade, pois estou afinal, “eu tô pagando”.

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Requisitos para avaliar sua viagem com o Uber

O Uber chegou ao Brasil no ano passado e aqui em Goiânia já está rumo ao sexto mês. Conforme já contei aqui no blog, o serviço é bem em conta, e o maior diferencial começa na cortesia dos motoristas. Além disso é uma oportunidade de trabalho para uma grande quantidade de pessoas, que muitos deles estavam até então desempregados ou  que precisam de uma renda extra. Os benefícios são muitos, e somos totalmente a favor da regularização do serviço no país, especificamente em Goiânia.

Com o tempo, tive a oportunidade de utilizar várias vezes este serviço e posso dizer que estou satisfeito, exceto com uma ou outra situação atípica. Pensando nisso, resolvi escrever este post de modo a padronizar um serviço de qualidade e merecedor de 1 a 5 estrelas.

  • 1 estrela:
    • A experiência Uber responsabiliza o próprio motorista por sua vida e de seus passageiros, de modo que situações graves como desobediência a sinalização e as leis de trânsito, bem como a não utilização do cinto de segurança pelo motorista e o uso de celular tanto para falar quanto para ler e responder mensagens de textos não devem ser toleradas, pelos passageiros e situações assim, devem ser informadas quando na avaliação da viagem, uma vez que motoristas assim  merecem ser punidos e excluídos do serviço. Além disso, como ele é responsável pela vida de seus passageiros, o cinto de segurança deve ser exigido a todos, incluindo os do banco traseiro antes do inicio da viagem.  Para todos estes: 1 estrela ou melhor nenhuma se fosse possível. Extorsão e Assédio e ameaças também devem ser denunciados. Bem como dirigir fumando, bebendo ou sob influencias do álcool e drogas lícitas e ilícitas.
  • 2 estrelas: 
    • Alguns motoristas que decidem fazer uma viagem mais longa que o esperado, afim de aumentar o valor final da viagem e as vezes até triplicando o valor estimado, solicitar pagamento em dinheiro, ou uma avaliação especifica, não merecem nosso respeito. E nem uma nota maior que 2 estrelas. O mesmo acontece para os que sem motivo aparente como trânsito lento, demorar muito mais que o tempo estimado.
  • 3 estrelas: 
    • Aqueles que não se enquadram nos perfis mencionados de 1 ou 2 estrelas estão a caminho de um serviço de qualidade. Mas pode ser que por algum motivo sem explicação, apresentar sinais de ódio ou desrespeito por outros motoristas ou pedestres no trânsito, fazer comentários preconceituosos  a quem quer que seja, ou fazer piadas obscenas não merecem 4 ou 5 estrelas.
  • 4 estrelas:
    • Um dos diferenciais do Uber em todo mundo, é a educação do motorista, rapidez na chegada, qualidade  e segurança no serviço prestado. Posso dizer que já encontrei motoristas maravilhosos aqui em Goiânia, além de em Recife, Olinda e Fortaleza, cidades que já tive a oportunidade de utilizar este serviço. Mimos como água, balas ou bombons são recomendados embora não sejam obrigatórios, apesar de ter virado cartões de visita do Uber. E acho que todos estão esperando por essa comodidade quando entram no carro. Então, se você é motorista ofereça estes mimos. Não esqueça de perguntar o caminho que a pessoa deseja seguir e se o ar condicionado está ok. Com certeza causará uma grande impressão nos passageiros, e o mínimo que você conseguirá será 4 estrelas.
  • 5 estrelas:
    • É bom ser bem recebido com um bom dia e um sorriso. Também não faço questão, mas acho que em duas oportunidades abriram a porta para mim, e me deram boas vindas.  Me senti um rei com esse pequeno esforço e me causou uma grande impressão. Para aqueles que querem um serviço de qualidade está aí uma boa oportunidade. Aqueles motoristas simpáticos que fazem se sentir bem, dirigem de maneira responsável merecem mais que 5 estrelas. Ponto para estes!

Acredito que a diferença entre avaliar o motorista com 4 ou 5 estrelas é muito pequena, sendo que um pequeno gesto, pode fazer uma grande diferença, e não que seja regra avaliar um serviço baseado em minhas dicas, e nem necessariamente os avalio dessa forma, mas é comum esperar que ao contratarmos algo, o serviço ultrapasse a nossa expectativa. Um exemplo: recentemente um motorista utilizou o celular. Se o atendimento dele tivesse sido como tantos outros, com certeza ele seria avaliado com 1 estrela por mim, mas a forma que fui recebido, e a atenção e respeito demonstrado em toda a viagem me motivou a dar 5 estrelas. Ainda assim, mas isso não impediu de eu ter reportado o acontecido ao Uber, pois ainda acho que é uma atitude a ser evitada. Portanto não deixe de avisar!

Sinceramente desejo que a sua experiencia Uber seja satisfatória, assim como tem sido 98% das vezes que utilizei. Aproveite as avaliações para sugerir mudanças e melhorias. Apoie a concorrência e legalidade deste serviço que tem gerado oportunidade de trabalho que muitos de nossas cidades não tinham antes.

Aproveito a oportunidade para reforçar a equipe do Uber a necessidade urgente em melhorar a forma da localização, que temos que marcar para nos buscar. Muitas vezes, sendo a maioria o motorista não recebe a mesma, ficando esperando em outro local. Além disso, é necessário corrigir erros como: ligar ou enviar mensagens para o motorista, pois nunca consegui utilizar estes, pois sempre dão erros.

Essa não é a primeira vez que falo sobre o Uber, para ler outros posts: Uber em Goiânia e Código Promocional – Ganhe Viagem grátis.

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Viagem R$ 20 Grátis: Uber em Goiânia – Código Promocional

Bom dia pessoal,

Já contei aqui como foi minha primeira viagem utilizando o Uber aqui em Goiânia.

Voltei aqui hoje para contar a vocês sobre a viagem grátis que ganhei. Isso mesmo, alguém que utilizou-o pela primeira vez e utilizou o meu código: Z4NJX19AUE. Isso me deu o direito a uma viagem grátis de até R$ 20. Olha só:

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Assim que sua viagem primeira for finalizada, você receberá além do e-mail de confirmação de pagamento um número que você divulgar entre seus amigos. E a cada vez que um deles utilizar o serviço do Uber, colocando o número que você irá divulgar você ganhará R$ 20 para cada viagem. O meu deu certo e estou hiper feliz, espero que possam ganhar viagens também. É só começar!

 

Abraços!