Os benefícios do Chocolate!

O chocolate é uma delícia, e acho que 99,9% da população mundial gosta. Eu mesmo não consigo ficar sem. Mas além da gostosura inegável, o consumo moderado do chocolate também oferece uma lista enorme de benefícios para saúde principalmente se ele for amargo. Mas lembre-se que deve ser consumido com moderação e que haja uma boa quantidade de cacau na fórmula. E em relação a isso, nunca esqueci que minha nutricionista me orientou que uma quantidade pequena seria permitido desde que fosse com no mínimo 70% de cacau. Vamos descobrir quais são eles?

images (1)

  • Câncer de intestino: Foi divulgado em 2008 que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de “procianidinas”, que possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.
  • Saúde do coração: O chocolate tem efeitos benéficos para o coração. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria. Testes mostraram que saborear o produto duas vezes por semana resultou em 66% menos chances de morrer de doença cardíaca e uma vez por semana reduziu o risco quase pela metade.  Além disso, pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de morrer por problemas do coração, segundo pesquisa a informada acima.
  • Melhora os níveis de colesterol: Ainda relacionado ao coração, cientistas afirmam, que o consumo de chocolate com alto teor de cacau pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) ao mesmo tempo em que diminui os níveis de LDL (colesterol ruim). Para os pesquisadores, esse efeito do chocolate amargo sobre o colesterol ruim se daria pela atuação das catequinas, substâncias estimulantes presentes no cacau e que inibiriam a oxidação do LDL, impedindo sua deposição na parede das artérias e facilitando sua eliminação pelo organismo.
  • Estabiliza os níveis de glicose: O consumo regular de chocolate amargo ajuda a controlar a quantidade de glicose na circulação sanguínea, evitando uma liberação excessiva de insulina, hormônio que está associado a inflamações e ao acúmulo de gordura abdominal. Para os autores do estudo, além da atuação dos flavonoides do cacau, estes benefícios do chocolate amargo também podem ser atribuídos à presença das gorduras do chocolate, que retardam a absorção do açúcar na corrente sanguínea e previnem os temidos picos de insulina.
  • Saúde cerebral: O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas.
  • downloadDores
    Ingerir chocolate pode aliviar dores. A distração de comer ou beber por prazer atuaria como um analgésico natural. Pode ser engraçado, pois testes foram realizados em ratos, mas os pesquisadores acreditam que o mesmo efeito ocorra em pessoas.
  • Na gravidez
    Comer chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Uma pesquisa da Universidade Yale, sugere que mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício.
  • Desgaste físico
    Dois levantamentos realizados por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, concluíram que leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. Os benefícios estariam na quantidade de carboidratos e proteína.
  • Beleza: O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. images (2)Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.
  • Bem-estar: O chocolate amargo pode alterar o mecanismo de funcionamento cerebral através do estímulo para a liberação de alguns neurotransmissores, ou seja, substâncias que transmitem sinais entre as células nervosas, ou neurônios que estão relacionadas ao relaxamento. Alguns benefícios do chocolate amargo são, portanto, através do aumento da concentração da substância no cérebro, prolongar a sensação de paz interna e bem estar. Além do evidente benefício de sentir-se bem, a diminuição da ansiedade pode ser bastante útil para quem costuma descontar na comida (sobretudo nos doces) durante situações difíceis e estressantes. Por isso, o consumo de um pequeno pedaço de chocolate (que em tese poderia engordar) pode na verdade ajudar a controlar o consumo de uma quantidade muito maior de alimentos pouco saudáveis e calóricos – afinal, quem é que ataca um pé de alface quando está estressado?
  • Melhora o metabolismo: Este é um dos maiores benefícios do chocolate amargo e também um dos mais desconhecidos: o aumento do metabolismo. O consumo de chocolate amargo poder aumentar a quantidade de calorias que o organismo utiliza para realizar suas atividades diárias (ou seja, o chocolate amargo queima gordura). Isso pode ocorrer por dois motivos: o chocolate amargo contém gorduras monoinsaturadas que têm a capacidade de estimular o organismo a utilizar mais energia proveniente dos estoques de gordura. Assim, se você mantiver uma dieta equilibrada seu corpo será obrigado a mobilizar os estoques de gordura para serem convertidos em combustível para as células.
  • Diminui o apetite: Além de melhorar o metabolismo, o chocolate amargo serve para controlar o apetite. Parece bom demais para ser verdade? Mas ao retardar a digestão, o chocolate amargo aumenta a sensação de saciedade, impedindo que você tenha fome mesmo tendo acabado de comer. Os flavonoides (substâncias antioxidantes) do chocolate ajudam a diminuir a resistência à insulina, o que por sua vez controla as variações de açúcar no sangue e impede aquela fome absurda que normalmente aparece imediatamente após o consumo de açúcar.

Quantidade ideal de chocolate

Se há tantos benefícios do chocolate amargo, isso significa que você pode consumi-lo à vontade? Infelizmente, não. O chocolate ainda é uma fonte significativa de calorias e gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação para não trazerem o efeito oposto ao que você procura.

Uma porção de 25 a 30 gramas por dia é mais do que suficiente para você obter todos os benefícios do chocolate amargo sem ficar com peso na consciência e sem atrapalhar a dieta. E lembre-se, para perder peso você deverá consumir menos calorias do que gasta com seu metabolismo e com a atividade física.

Sem exageros
Lembrem-se que exageros não são bem vindos. Controle-se e seja feliz!

Continue reading “Os benefícios do Chocolate!”

Os benefícios da Castanha do Pará

Para começar a semana nada melhor que uma super dica de saúde. É isso aí, pequenas alternativas podem sim fazer uma grande diferença em nossas vidas. E hoje gostaria de falar sobre a Castanha do Pará.

372095-castanha-de-para

O nome científico da castanha é Bertholletia excelsa. Ela é conhecida por vários nomes como castanha-do-pará, castanha-do-acre, ocari e tururi. No exterior, é comumente associada ao Brasil (Brazil nut, noce del Brazile, noix du Para,etc.). Entretanto, a Bolívia é o maior exportador do produto do mundo. Legalmente, desde 1961, para efeito de comércio exterior, é denominada como castanha-do-brasil.

Nativa da Floresta Amazônica, a castanha do Pará é superpoderosa, possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo, magnésio e selênio.

Benefícios:

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais.

O selênio combate várias doenças por exemplo, o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

Além de nutrir, ela promove outros benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. O ômega 3 diminui o triglicérides e o colesterol e ainda ajudam a elevar os níveis de HDL colesterol, o “colesterol bom”. Controla a hipertensão (já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos) e é anti-inflamatório.

As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribuem para diminuir a ansiedade e melhorar o humor e ainda afastam a depressão.

Popularmente chamada de “carne vegetal”. A castanha é consumida, normalmente, “in natura”, cozida ou cristalizada. É usada, também, em confeitarias e indústrias de chocolates.

castanha-do-para-media1

Cuidados

Como qualquer oleaginosa, essa noz é rica em gorduras. Em excesso, contribui para o aumento de peso. E pode causar reações adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular.

Curiosidades e Recomendações

No Brasil, o Acre é um principais produtores dessa castanha, atingindo cerca de 10 mil toneladas anuais;

A castanheira-do-pará é uma grande árvore, chegando a medir entre 30 e 50 metros de altura. Está entre as maiores árvores da Amazônia e pode viver de 500 até 1.600 anos;

O óleo da castanha, por suas características semi-secativas, é um ótimo ingrediente para elaboração de tintas. Na cozinha, ele pode substituir facilmente o azeite de oliva. Da prensagem da amêndoa no processo de extração do óleo podemos obter a farinha e o farelo;

Uma única unidade contém 27 calorias;

A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, ou seja a dose ideal e suficiente é de 1 castanha-do-Pará por dia.