Informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo o respeito à diversidade humana. Muitas vezes, a principal barreira é a atitude em relação às pessoas com deficiência.
Portanto, lembre-se:
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Sempre que quiser ajudar, pergunte qual é a melhor maneira de proceder;
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Bom senso e naturalidade são essenciais no relacionamento com as pessoas com deficiência. Trate-as conforme a sua idade. Se for uma criança, trate-a como uma criança, ser for um adulto, trate-a como um adulto.
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Não se ofenda se a oferta for recusada, pois nem sempre ela é necessária;
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Não faça de conta que a deficiência não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com deficiência como se ela não tivesse uma deficiência, você vai ignorar uma característica muito importante dela. Dessa forma, você não estará se relacionando com ela, mas com outra pessoa, uma que você inventou, que não é real.
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Aceite a deficiência. Ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa.
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As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas. A isso chamamos de empoderamento das pessoas com deficiência, ou seja, ao fato de tomarem o poder de suas próprias vidas.
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Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa sem deficiência. Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades e, por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas. Pessoas com deficiência são iguais na diferença que as caracterizam.
Falando nisso, na última semana falei sobre alguma das dificuldades que enfrento por ser surdo, e esclareci alguns mitos e termos relacionados as pessoas com deficiência. Ainda não leu? Clique aqui.
E continuando, essa semana é a vez de discutirmos as barreiras das pessoas com deficiência visual. Vamos nessa?
- Utilize naturalmente termos como “cego”, “ver” e “olhar”. Os cegos também os utilizam.
- Ao conversar com uma pessoa cega, não é necessário falar mais alto, a menos que ela o solicite.
- Ao conduzir uma pessoa cega, ofereça seu braço (cotovelo) para que ela segure. Não agarre-a, nem puxe pelo braço ou pela bengala.
- Ao explicar a direção para um cego, indique distância e pontos de referência com clareza: “tantos metros à direita, à esquerda”.
- Evite termos como: “por aqui” e “por ali”.
- Informe sobre os obstáculos existentes, como degraus, desníveis e outros;
- Quando houver necessidade de passar por lugares estreitos, como portas e corredores, posicione seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa segui-lo;
- Sempre que se ausentar do local, informe a pessoa, caso contrário ela ficará falando sozinha. O cão-guia nunca deve ser distraído de seu dever;
- Evite brincar com o cão, pois a segurança de uma pessoa pode depender do alerta e da concentração do cão.
E se for cego e surdo?
- Pergunte como deve se comunicar com o surdocego ao seu guia-intérprete ou acompanhante;
- Ao chegar perto de uma pessoa surdocega, toque-o levemente nas mãos, para sinalizar que está a seu lado;
- Alguns surdocegos comunicam-se colocando a mão em seu maxilar, para sentir a vibração do som que você está emitindo.
Sou surdo, mas tenho voz e exijo respeito – Mitos e Verdades!
Fonte: Bengala Legal, Prefeitura de São Paulo.
Edicão e Atualização: Blog dos Pernés.
Imagens: Reprodução!
Até a próxima!
One thought on “Como ajudar pessoas cegas!”