Mulher guerreira de personalidade forte e única, Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón ou apenas como mais conhecida Frida Kahlo, nasceu na Cidade do México, e desde pequena não se deixava influenciar pela moda, artes e tabus impostos pela sociedade em sua época.
Em suas pinturas ela retratava sua triste e sofrida realidade que pode ser resumida em doenças, acidentes, invalidez e traições. Mas apesar de todo sofrimento ela conseguiu com que tudo isso fosse transformado em arte e beleza, tornando-se assim uma inspiração para moda não apenas para o México mas também para o mundo todo.
Impossível alguém nunca ter visto por aí um quadro ou retrato da mulher de sobrancelhas grossas e bigode. Sua vestimenta com tecidos coloridos e rendas vindos da china eram criados por ela mesma.
As Cores e as flores de Frida
Saias longas e floridas que escondiam a atrofia de suas pernas e túnicas artesanais feitas de tela. Vestidos que esbanjavam feminilidade e representavam a cultura de seu país.
Usava xales para se solidarizar com o trabalhadores de sua terra, jóias extravagantes de jade e ônix e penteados ornamentados com laços e flores naturais que colhia em seu jardim.
Além disso Frida abusava de esmaltes e batons vermelhos e amava perfumes franceses.
Frida nas telonas
Em 2012, Frida foi protagonizada por Salma Hayek em sua cinebiografia.
OSCAR
Com grande sucesso, o filme recebeu muitas indicações aos principais prêmios do cinema mundial como Oscar, onde recebeu indicações em 7 categorias (Melhor Atriz – Salma Hayek, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Canção Original – “Burn It Blue”), vencendo 2 (Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora). Além disso, também foi indicado e venceu categorias no Bafta e Globo de Ouro.
Frida e a moda
Que Frida ainda dita e inspira a moda é indiscutível. Para terem uma ideia ela foi capa da revista Vogue Mexicana em novembro de 2012. E ainda hoje recebe inspirações de editorias de moda no mundo todo, vejamos alguns deles:
Frida é vibrante, é colorida e é Show. Ela é a nossa estrela florida, a nossa Diva do Dia.
Continue reading “Diva do dia: As Cores de Frida Kahlo” →