Requisitos para avaliar sua viagem com o Uber

O Uber chegou ao Brasil no ano passado e aqui em Goiânia já está rumo ao sexto mês. Conforme já contei aqui no blog, o serviço é bem em conta, e o maior diferencial começa na cortesia dos motoristas. Além disso é uma oportunidade de trabalho para uma grande quantidade de pessoas, que muitos deles estavam até então desempregados ou  que precisam de uma renda extra. Os benefícios são muitos, e somos totalmente a favor da regularização do serviço no país, especificamente em Goiânia.

Com o tempo, tive a oportunidade de utilizar várias vezes este serviço e posso dizer que estou satisfeito, exceto com uma ou outra situação atípica. Pensando nisso, resolvi escrever este post de modo a padronizar um serviço de qualidade e merecedor de 1 a 5 estrelas.

  • 1 estrela:
    • A experiência Uber responsabiliza o próprio motorista por sua vida e de seus passageiros, de modo que situações graves como desobediência a sinalização e as leis de trânsito, bem como a não utilização do cinto de segurança pelo motorista e o uso de celular tanto para falar quanto para ler e responder mensagens de textos não devem ser toleradas, pelos passageiros e situações assim, devem ser informadas quando na avaliação da viagem, uma vez que motoristas assim  merecem ser punidos e excluídos do serviço. Além disso, como ele é responsável pela vida de seus passageiros, o cinto de segurança deve ser exigido a todos, incluindo os do banco traseiro antes do inicio da viagem.  Para todos estes: 1 estrela ou melhor nenhuma se fosse possível. Extorsão e Assédio e ameaças também devem ser denunciados. Bem como dirigir fumando, bebendo ou sob influencias do álcool e drogas lícitas e ilícitas.
  • 2 estrelas: 
    • Alguns motoristas que decidem fazer uma viagem mais longa que o esperado, afim de aumentar o valor final da viagem e as vezes até triplicando o valor estimado, solicitar pagamento em dinheiro, ou uma avaliação especifica, não merecem nosso respeito. E nem uma nota maior que 2 estrelas. O mesmo acontece para os que sem motivo aparente como trânsito lento, demorar muito mais que o tempo estimado.
  • 3 estrelas: 
    • Aqueles que não se enquadram nos perfis mencionados de 1 ou 2 estrelas estão a caminho de um serviço de qualidade. Mas pode ser que por algum motivo sem explicação, apresentar sinais de ódio ou desrespeito por outros motoristas ou pedestres no trânsito, fazer comentários preconceituosos  a quem quer que seja, ou fazer piadas obscenas não merecem 4 ou 5 estrelas.
  • 4 estrelas:
    • Um dos diferenciais do Uber em todo mundo, é a educação do motorista, rapidez na chegada, qualidade  e segurança no serviço prestado. Posso dizer que já encontrei motoristas maravilhosos aqui em Goiânia, além de em Recife, Olinda e Fortaleza, cidades que já tive a oportunidade de utilizar este serviço. Mimos como água, balas ou bombons são recomendados embora não sejam obrigatórios, apesar de ter virado cartões de visita do Uber. E acho que todos estão esperando por essa comodidade quando entram no carro. Então, se você é motorista ofereça estes mimos. Não esqueça de perguntar o caminho que a pessoa deseja seguir e se o ar condicionado está ok. Com certeza causará uma grande impressão nos passageiros, e o mínimo que você conseguirá será 4 estrelas.
  • 5 estrelas:
    • É bom ser bem recebido com um bom dia e um sorriso. Também não faço questão, mas acho que em duas oportunidades abriram a porta para mim, e me deram boas vindas.  Me senti um rei com esse pequeno esforço e me causou uma grande impressão. Para aqueles que querem um serviço de qualidade está aí uma boa oportunidade. Aqueles motoristas simpáticos que fazem se sentir bem, dirigem de maneira responsável merecem mais que 5 estrelas. Ponto para estes!

Acredito que a diferença entre avaliar o motorista com 4 ou 5 estrelas é muito pequena, sendo que um pequeno gesto, pode fazer uma grande diferença, e não que seja regra avaliar um serviço baseado em minhas dicas, e nem necessariamente os avalio dessa forma, mas é comum esperar que ao contratarmos algo, o serviço ultrapasse a nossa expectativa. Um exemplo: recentemente um motorista utilizou o celular. Se o atendimento dele tivesse sido como tantos outros, com certeza ele seria avaliado com 1 estrela por mim, mas a forma que fui recebido, e a atenção e respeito demonstrado em toda a viagem me motivou a dar 5 estrelas. Ainda assim, mas isso não impediu de eu ter reportado o acontecido ao Uber, pois ainda acho que é uma atitude a ser evitada. Portanto não deixe de avisar!

Sinceramente desejo que a sua experiencia Uber seja satisfatória, assim como tem sido 98% das vezes que utilizei. Aproveite as avaliações para sugerir mudanças e melhorias. Apoie a concorrência e legalidade deste serviço que tem gerado oportunidade de trabalho que muitos de nossas cidades não tinham antes.

Aproveito a oportunidade para reforçar a equipe do Uber a necessidade urgente em melhorar a forma da localização, que temos que marcar para nos buscar. Muitas vezes, sendo a maioria o motorista não recebe a mesma, ficando esperando em outro local. Além disso, é necessário corrigir erros como: ligar ou enviar mensagens para o motorista, pois nunca consegui utilizar estes, pois sempre dão erros.

Essa não é a primeira vez que falo sobre o Uber, para ler outros posts: Uber em Goiânia e Código Promocional – Ganhe Viagem grátis.

E se você quer ganhar R$ 25 de desconto em todas as suas viagens utilizando o Uber?

⁃ Baixe o aplicativo e faça o cadastro;
⁃ Quando for o chamar o primeiro motorista, acrescente o código promocional: Z4NJX19AUE.