A nova Kombi

Famosa em todo mundo com nomes diferentes, a Kombi tornou-se presente no nosso dia a dia, e sempre com modelos mais uteis, e espetaculares. E desde antes da descontinuidade global do modelo, já era um assunto muito recorrente da VW a produção de uma nova Kombi.

O que nunca havia ficado claro, é o posicionamento deste novo modelo, até que o presidente da Volkswagen, Herbert  Diess confirmou recententemente que o conceito I.D. Buzz, inspirado na primeira geração da Kombi, será produzido. Ele ainda levantou a possibilidade de a nova Kombi também render derivados, como no modelo original.

 

A velha e a nova

Apresentada no Salão de Detroit de 2017, a I.D. Buzz é mais uma releitura conceitual da Volkswagen Kombi. No entanto, diferentemente de tantos outros modelos apresentados antes, este será produzido. A plataforma é a nova modular MEB, feita apenas para carros elétricos e que dará origem à família I.D. que, para a Volkswagen, tem tanta importância quanto os primeiros Fusca e Golf.

Da Kombi, a I.D. Buzz herda o formato pão de forma, assim como a pintura saia e blusa e o simpático sorriso na dianteira, complementado pelo logo gigante de Volkswagen.

Há também três frisos na coluna traseira que remetem ás entradas de ar da Kombosa. O lado moderno fica por conta das lanternas de LED finas na traseira e dos faróis com estilo semelhante ao I.D. hatch, além do interior completamente tecnológico, com direito a volante retrátil.

Quando suas vendas forem iniciadas provavelmente em 2020, a nova Kombi elétrica terá sistemas de condução autônoma plena, como no conceito, além de dois motores elétricos que, juntos, produzem 363 cv.

Eu apaixonado por kombi, torço o nariz todas as vezes que sai um protótipo, mas confesso que me simpatizei agora. O problema é que o preço deverá ser um grande absurdo. Mas creio que é necessário termos uma “kombi moderna e tecnológica”, afinal o show não pode parar. E que 2020, venha aí.

Veja também:

Colecionismo: Minha paixão por Volkswagen!