A nova Kombi

Famosa em todo mundo com nomes diferentes, a Kombi tornou-se presente no nosso dia a dia, e sempre com modelos mais uteis, e espetaculares. E desde antes da descontinuidade global do modelo, já era um assunto muito recorrente da VW a produção de uma nova Kombi.

O que nunca havia ficado claro, é o posicionamento deste novo modelo, até que o presidente da Volkswagen, Herbert  Diess confirmou recententemente que o conceito I.D. Buzz, inspirado na primeira geração da Kombi, será produzido. Ele ainda levantou a possibilidade de a nova Kombi também render derivados, como no modelo original.

 

A velha e a nova

Apresentada no Salão de Detroit de 2017, a I.D. Buzz é mais uma releitura conceitual da Volkswagen Kombi. No entanto, diferentemente de tantos outros modelos apresentados antes, este será produzido. A plataforma é a nova modular MEB, feita apenas para carros elétricos e que dará origem à família I.D. que, para a Volkswagen, tem tanta importância quanto os primeiros Fusca e Golf.

Da Kombi, a I.D. Buzz herda o formato pão de forma, assim como a pintura saia e blusa e o simpático sorriso na dianteira, complementado pelo logo gigante de Volkswagen.

Há também três frisos na coluna traseira que remetem ás entradas de ar da Kombosa. O lado moderno fica por conta das lanternas de LED finas na traseira e dos faróis com estilo semelhante ao I.D. hatch, além do interior completamente tecnológico, com direito a volante retrátil.

Quando suas vendas forem iniciadas provavelmente em 2020, a nova Kombi elétrica terá sistemas de condução autônoma plena, como no conceito, além de dois motores elétricos que, juntos, produzem 363 cv.

Eu apaixonado por kombi, torço o nariz todas as vezes que sai um protótipo, mas confesso que me simpatizei agora. O problema é que o preço deverá ser um grande absurdo. Mas creio que é necessário termos uma “kombi moderna e tecnológica”, afinal o show não pode parar. E que 2020, venha aí.

Veja também:

Colecionismo: Minha paixão por Volkswagen!

Dia Mundial da Conscientização do Autismo – O meteoro Erick

Hoje é o dia Mundial da Conscientização do Autismo, e vamos homenagear o goiano de Leopoldo de Bulhóes, Erick Henrique de 11 anos, que já está famoso nas redes sociais devido ser fã do cantor Luan Santana. Vamos conhece-lo?

Imagem: Reprodução – Cristiano Borges/ Jornal O Popular

Histórico e dificuldades: 

Em entrevista ao Blog dos Perné’s, Suellen (mãe de Erick) nos informou que com 5 anos, ele começou a apresentar um comportamento incomum. tornando uma criança muito inquieta, nervosa e que não conseguia dormir bem. Aos 6 anos passou a ter crises convulsivas.

Em consulta a um Neurologista, embora não preencha todos os critérios, ele foi pré diagnosticado com autismo e encaminhado para um Neuropediatra.

Porém, sem condições financeiras de pagar um atendimento particular, a mãe só conseguiu uma consulta pelo SUS mais de três anos depois, sendo que em dezembro do ano passado foi atendido no Hospital das Clínicas em Goiânia. E o pré diagnosticou com Epilepsia e Autismo de grau Leve. O diagnostico final só sairá depois de fazer exames genéticos como Cariotipo e CMA, sendo que este último não conseguiu fazer, devido a falta de verba pelo SUS.

 

O fenômeno Luan Santana:

A música do Luan Santana entrou na vida de Erick após as primeiras crises nervosas e convulsões, ou seja após os 6 anos. A mãe tinha comprado o primeiro DVD e quando nas crises de raiva, choro ou inquietações, ela percebia que Erick se acalmava.

– É como jogar água no fogo. Ele muda o comportamento totalmente, diz Suellen.

Então hoje já sabemos a terapia, em casa ou na escola, e Erick é fã, pois até mesmo falando um pouco enrolado, ele as vezes até mesmo pede pra colocar, a sua música preferida: Meteoro. .

Dependência, brincadeiras e educação: 

Ele também não brinca, com brinquedos “normais”. Se der, ele quebra. E depois com agressividade fica tentando arrumar. Mas se diverte, é com embalagens de shampoo, colheres, galhos e etc..

Ainda assim, ele estuda na APAE de Silvânia/Goiás, a 19 km de onde mora, e o trajeto é feito na Van Escolar da prefeitura. A escola onde tem professores capacitados e tratamento psiquiátrico e psicológico. Mas ainda não consegue aprender nada, nem escrever o nome. E também não se enturma.

Apesar de tudo, Erick é muito carinhoso, mas também dependente até para atividades simples como tomar banho, e escovar os dentes. Segundo Suellen, ela precisa sempre ficar de olho, pois ele não tem noção do perigo.

Futuro: 

Pode ser incerto, mas a família espera que o diagnostico correto seja concluído ainda este ano. Só assim ele pode de fato receber um atendimento mais adequado. E também espera poder ter disponível um atendimento médico gratuito que Erick tanto precisa, e quem sabe um Suellen, possa se emocionar vendo  Erick e Luan cantando juntos:: “Te dei o sol, te dei o mar / Pra ganhar seu coração / Você é raio de saudade / Meteoro da paixão …”

E claro que essa dupla a gente quer ver e rever!