Luz del Fuego, símbolo do femininismo, destacou-se por ser uma mulher muito à frente de seu tempo. Despida de preconceitos, a escritora, atriz e dançarina prezava a liberdade de expressão, pregava a volta à natureza, e foi a responsável por trazer ao Brasil movimentos que não existiam à época, como o naturismo. E ela realmente causava furor por onde passava.
Nascida no Espírito Santo, a geniosa mulher, não aceitava ordens nem opiniões sobre sua vida. Abominava o uso do sutiã. Desfilava pela praia de calcinha e bustiê improvisado com lenços, quando o biquíni ainda estava longe de constar do vocabulário nacional. Do Rio de Janeiro, onde foi morar depois da morte de seu pai, passou a ser conhecida em todo o país, por seus shows seminuas com serpentes. Não é atoa que Luz del Fuego foi homenageada em música pela cantora Rita Lee, como uma “mulher que não tinha medo”.
Após anos de censura e escândalos, ela mudou-se para a “Ilha do Sol” na ainda paradisíaca Baía de Guanabara e passou a vier de suas reservas financeiras que com o tempo foram terminando, e o entãomito começara a desaparecer. Mas ela sempre arrematava aos que procuravam ajuda-la: “Não se preocupem, eu sou uma “Luz que não se apaga”.
Mas infelizmente em 19 de Julho de 1967, a Luz se apagou, pois fora assassinada pelos irmãos Alfredo Teixeira Dias e Mozart Dias, que armaram uma emboscada, já que as ações criminosas de Mozart haviam sido apontadas à polícia por Luz e ele queria se vingar. O crime só foi desvendado duas semanas depois, quando Alfredo foi preso e confessou a participação nas mortes. Os corpos foram resgatados no dia primeiro de agosto. Já Mozart escapou de forma espetacular, mas depois de 15 dias foi preso e condenado a pena máxima. que foi cumprida no manicômio judiciário do Rio de Janeiro.
Das “Musas que fizeram a história do Rio”, Luz virou filme, onde foi vivida pela atriz Lucélia Santos. Ela também apareceu em exposições — que narravam a trajetória das mulheres “heroínas do século XX”. Também já foi mencionada como uma das mulheres históricas do Brasil por “erguer a bandeira do naturismo e zelar pela causa feminina até à sua morte”. Também foi lembrada como uma das representantes do empoderamento feminino.
E já dizia Rita Lee “hoje ela represento a loucura”. Mas não apenas isso, ela também é o símbolo coragem feminina ao enfrentar os espaços tradicionalmente reservados aos homens”. Dora Vivacqua, seu nome de batismo, se afirmava pela diferença, e nunca obedeceu a nenhum padrão, lutava por suas convicções, tanto é que tudo isso apenas fez dela Luz Del Fuego, nome artístico que foi a sua marca e manchete de revistas e jornais de todo o mundo. Luz Del Fuego buscou a sua própria verdade, e com sua beleza e curvas incitou a fantasia e a curiosidade de uma geração de brasileiros.
Com apenas 16 anos, já participou de 3 peças de Teatro, 3 novelas, 4 discos, 4 dublagens, 6 filmes. E já deu vida a Maria Joaquina, Guilhermina, Dalva, Malu. Além de Bia, Manuela e Isabela. A interprete de tantos personagens, é simplesmente o fenômeno Larissa Manoela, ou simplesmente “Lari”.
Foto: Reprodução/ Site Oficial
Nas livrarias com “O Diário de Larissa Manoela”, ela já ultrapassou a marca de 130 mil livros. Sua carreira na televisão iniciou aos 6 anos de idade,e já passou pela GNT e Globo.
Foto: Reprodução!
No SBT desde 2012, seu contrato vai até 2018. Seu primeiro trabalho, foi quando interpretou Viviane em Corações Feridos. Mas ficou conhecida nacionalmente ao interpretar a mini vilã Maria Joaquina em Carrossel. Que virou até desenho animado, e que teve um spin-off em Patrulha Salvadora. Seu último trabalho, na emissora foi Manuela e Isabela no remake de Cúmplices de um Resgate. Novela campeã de audiência e em licenciamentos, ultrapassando até mesmo Carrossel.
Foto: Reprodução/ SBT
Foto: Tríade Jeans
No cinema atuou com Selton Mello em O Palhaço, e acaba de terminar as gravações no longa Meus Quinze Anos. Além do dom de atuar, ela também canta e atualmente faz shows pelo Brasil afora.
Instagram: @lmanoelaoficial: 8 milhões de seguidores;
Facebook: Larissa Manoela News: 1 milhão e meio de seguidores;
Twitter: @larimanoela: 1 milhão de seguidores.
E-mail: contato@larissamanoelaoficial.com.br
Na TV, no Teatro ou nos Palcos a estrela fatura alto também com quase 100 produtos licenciados.
Foto: Thiago Perné Santos e Larissa Manoela, em 2012 – o meu segundo encontro com a estrela..
Já tive o prazer de conhece-la e de reencontra-la. E gostaria de repetir o bis.
E uma coisa é certa: Lari é um doce, se expressa muito bem, tem talento, tem carisma, arrasta multidões por onde passa e soma milhões de seguidores nas redes sociais. Sua estrela à de continuar brilhando!
María Eva Duarte de Perón, conhecida como apenas Eva ou Evita, foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando seu marido, Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Além de extrema beleza e muito talento, ela era bem corajosa e podemos dizer que para muitos, foi a única voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador da Argentina; foi, para os miseráveis, a única referência confiável e capaz de unir, com um simples gesto todas as vontades em uma só, todas as vozes em uma só, a voz do povo explorado pela classe rica e insensível às suas necessidades mais elementares.
Para esses, este milagre, só Evita conseguiu operar.
O mais impressionante na história da vida de Eva foi o caminho que ela percorreu na vida pública. Entre o anonimato ao mais absoluto resplendor pessoal e político da vida e em seguida a morte, tudo ocorreu em apenas 7 anos.
Além de estar sempre linda e elegante como primeira dama, tornou-se uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo e da história da Argentina.
Na breve existência (morreu aos 33 anos de idade) há muitos mistérios, mas também uma personalidade marcante. Tanto é que influenciou gerações.
No cinema: A cantora Madonna, viveu Evita no cinema e recebeu vários prêmios por ter vivido uma personagem da história tão memorável.
Madonna viveu Evita em Musical aclamado pela crítica especializado, levando vários prêmios
Curiosidades sobre o filme:
Madonna obteve o papel principal depois de escrever uma carta ao diretor Alan Parker onde o convencia de que ela era perfeita para o papel de Evita.
Madonna troca de roupa 85 vezes no decorrer do filme, mais do que Elizabeth Taylor em Cleópatra. Madonna usou 39 chapéus, 45 pares de sapatos e 56 pares de brincos.
Cher, Meryl Streep e Maria Conchita Alonso foram consideradas para o papel de Eva.
Michelle Pfeiffer também foi considerada para o papel de Eva Perón quando o filme estava para ser dirigido por Oliver Stone. Ela inclusive treinou durante alguns meses a voz para o papel.
O filme causou uma enorme polêmica na Argentina, pois muitos consideravam uma ofensa à memória de Eva Perón
Prêmios e Indicações:
Oscar 1997 (EUA)
Venceu na categoria de melhor canção originalYou Must Love Me
Indicado nas categorias de melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição/montagem e melhor som.
BAFTA 1997 (Reino Unido)
Indicado ao prêmio Anthony Asquith Award para música original de filme.
Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor figurino, melhor edição/montagem, melhor maquiagem, melhor roteiro adaptado, melhor som e melhor produção de arte.
Globo de Ouro 1997 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme – comédia / musical, melhor canção original – cinema (You Must Love Me) e melhor atuação de atriz em cinema – comédia / musical (Madonna).
Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor atuação de ator em cinema – comédia / musical (Antonio Banderas).
MTV Movie Awards 1997 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor atuação feminina (Madonna) e melhor canção de filme (Don’t Cry For Me Argentina).
Na moda:
Evita era vaidosa, e sempre estava impecável, dos vestidos de gala, das jóias, dos penteados, os chapéis, nos momentos que acompanhava o marido em reuniões políticas, e quando visitava crianças na fundação que levava seu nome. Não importa a ocasião, ela sempre estava divinamente bem vestida e penteada.
Das roupas e acessórios preservados, muitos estão expostos no Museu Evita em Buenos Aires e/ ou em exposições itinerantes pelo mundo.
E ainda falando em Evita e a moda, haja inspiração para estilistas. como por exemplo do estilista argentino Jorge Ibanez que montou um desfile cheio de classe em Buenos Aires.
Neste momento todo mundo já sabe que ontem, 28/02/2016 ocorreu a entrega do Oscar 2016. Evento que finalmente premiou Leonardo DiCaprio como Melhor Ator, pela atuação no filme “O Regresso”, que também ganhou como Melhor Fotografia.
“Spotlight: Segredos revelados” foi o Melhor Filme de 2015, e além do prêmio principal também levou Melhor Roteiro. Mas apesar de não ter ganho nenhum dos prêmios principais, o campeão da noite foi “Mad Max: Estrada da fúria”, que levou seis estatuetas.
Mas então, para os fashionistas, fãs e curiosos do mundo da moda de plantão, um dos principais assuntos de um noite como Oscar são os vestidos, as jóias e os sapatos das beldades mais lindas e bem pagas do mundo. Pensando nisso, segue as minhas selecionadas, pelo conjunto da obra, de todos os tempos.
Amanda Seyfried:
Em 2010 vestiu Armani Privé.Em 2013, Amanda escolheu um AlexanderMcQueen.
America Ferrera:
America Ferrera, a Ugly Betty americada aderiu em 2015 a moda degradê.
Amy Adams:
Amy Adams, foi de Proenza Schouler em 2008.Em 2013, foi toda trabalhada no “barbiezinha” (alô , alô, Inês Brasil) de Oscar de La Renta.Gucci foi o escolhido em 2014.
Angelina Jolie:
Em 2009, a mãe dos filhos de Brad Pitt arrasou com Elie Saab.Em 2014, repetiu a marca e estava linda.
Anne Hathaway:
Em 2007, a 9 anos atrás a Emily de “O Diabo Veste Prada”, arrasou de Armani Privé.Em 2008, de Marchesa vermelho foi uma das mais elogiadas. Muito gata!Em 2009, Armani Privé de novo. Ponto pra ela!Ela está sempre impecável e bem produzida, e em 2010 não foi diferente. Se jogou no Valentino, sorriu e colocou a mão na cintura, pronto: todos os flashes foram para ela.Anne Hathaway, em 2011 de Valentino. De novo e ficou Linda!Em 2013, o ano que ganhou sua primeira estatueta com a atuação em “Os Miseráveis”, ela vestiu Prada.Gucci pra ficar perfeita em 2014!Agora em 2016, toda gravidinha parece que foi direto pra festa da Vanity Fair: A mamãe mais linda do ano.
Brie Larson:
Uma das mais elogiadas desse ano, Brie Larson de Gucci.
Cameron Diaz:
Rainha de 2010, com Oscar de La Renta
Cate Blanchet:
Essa é soberana, além de ótima atriz, está sempre linda. E em 2011 escolheu Givenchy.2014, Armani Privé.Apesar de usar John Galliano, ão muito elogiada em 2015, por causa do colar. Eu gostei!Armani Privé foi a escolha de 2016.
Catherine Zeta Jones:
Zuhair Murad em 2014.
Charlize Theron:
Escolheu em 2004, o Dior azul.Em 2013, foi a vez de Christian Dior novamente.Mais uma vez Charlize Theron, escolheu Dior. (FOTO: Jason Merritt/Getty Images).
Emilly Blunt:
A outra Emily de “O Diabo Veste Prada”, também está gravida esse ano, e escolheu Prada.
Emma Watson:
Emma, é queridinha dos adolescentes, e em 2014 foi de Vera Wang.
Gwyment Paltrow:
Em 1999, de Ralph Lauren. Muito linda! Tirando o xale, até arrisco que dá pra usar hoje em dia.De Tom Ford, ela foi a mais linda de 2002. (Photo by Dan MacMedan/WireImage)Calvin Klein em 2011.Em 2012, Tom Ford. Lançou moda com a capa!Em 2015, de Ralph & Russo.
Halle Barry:
De Elie Saab, em 2003. Foi sucesso!Versace em 2013. Essa morena é show!
Hillary Swank
No ano de 2005, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz por “Menina de Ouro”.
Jennifer Aniston:
Jennifer Garner:
A atriz de “De repente 30” usou em 2013 um Gucci.Em 2014 aderiu a moda das franjas em um Oscar de La Renta.Esse ano foi de Versace. Tá perfeita!
Jennifer Lopez:
Bem diva, em 2015 escolheu um Elie Saab.
Jessica Chantain
Sou vidrado nessa ruiva, que em 2012 foi de Alexander McQueen.Armani em 2013, nossa babei: Que olhos, que sorriso.
Azul foi a cor desse Givenchy em 2015.
Jennifer Lawrence:
2013: O ano do primeiro oscar, mas também do primeiro tombo a gente nunca esquece. Mas se for pra cair no Oscar que seja de Dior.O segundo tombo e o segundo Dior em 2014.Dior novamente em 2016, não tem jeito!
Julia Roberts:
Com Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento, Julia ganhou seu primeiro Oscar em 2001. O modelito é Valentino.
No ano de 2014 em que foi indicada mas não venceu, ela elegeu a marca Givenchy.
Kate Hudson:
Kate Hudson de Versace em 2013, a mais bem vestida de todos os tempos, de acordo com alguns críticos. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)Em 2014 ela está linda também.
Kerry Washington:
2013, de MiuMiu.Grávida, ela escolheu Jason Wu.
Lupita Nyong’o:
Recebeu seu primeiro Oscar em 2014 vestindo Prada.Calvin Klein todo de perola em 2015.
Margot Robbie:
Tom Ford dourado em 2016. Princesa demais essa loira!
Meryl Streep:
Garota propaganda, Fã ou patrocinadora da Lanvin, escolheu esse dourado para 2012.Lanvin em 2013.Lanvin em 2015.
Mila Jovovitch:
Em 2012.
Naomi Watts:
Naomi Watts de Armani em 2016 (Photo by Jason Merritt/Getty Images)
Natalie Portman:
De Rodarte em 2011.
Nicole Kidman:
Sempre linda, em 2015 de Louis Vuitton.
Octavia Spencer:
Em 2012.De Tadashi Shoj, em 2015.
Olivia Wilde:
Muito gata, sou apaixonado por ela. Gravida em 2014 ela foi de Dior.Esse ano, Valentino. (Photo by Jason Merritt/Getty Images)
Oprah:
De Vera Wang.
Penélope Cruz:
Versace em 2007.2012 de Armani.
Rachel McAdams:
A eterna Regina George de “Meninas Malvadas” escolheu o Elie Saab.Rachel McAdams, escolheu certo em 2016 e foi uma das mais elogiadas. (Photo by Jason Merritt/Getty Images).
Resse Wisterpoon:
Legalmente Loira e Linda a 10 anos atrás.Sempre de tomara que caia. Muito linda.2015 de Tom Ford.
Rene Zellweger:
Carolina Herrerra em 2013.
Rita Ora:
Marchesa em 2015.
Rosamund Pike:
A garota exemplar, escolheu Givenchy em 2015.
Sandra Bullock:
Oscar de La Renta em 2004.Todo o brilho do dourado do Marchesa em 2010.
O vermelho de Alexander McQueen em 2011.
2013 de Elie Saab ela concorreu o Oscar de Melhor Atriz por “Gravidade”.Em 2014 de Alexander McQueen.
Sofia Vergara:
Sofia de Marchesa em 2016.
Tina Fey:
2012.
Em 2016, de Versace.
Por hoje é só, essas foram as minhas escolhidas, e vocês o que acharam?
Débora Ida Szafran, ou Débora Olivieri como é mais conhecida, tem 58 anos de idade, sendo 42 de atriz. Ela tem duas filhas, a Julia de 31 anos e a Fernanda de 28. Já fez muita teatro, cinema e novela. Namora atualmente o holandês Rudd Dankers, que conheceu através do aplicativo de relacionamentos Tinder.
Quais cuidados que você tomou e que devem ser tomados pelos que usam esse tipo de aplicativo?
Minha filha insistiu para que eu entrasse neste aplicativo e conhecesse alguém interessante. Resisti bastante, mas eu estava há 15 anos sem me relacionar com ninguém e sentia falta de um companheiro.
O Ruud estava no Rio, tinha chegado ao Brasil naquele dia. Procurei na Interpol e na internet tudo o que pudesse ter sobre ele contra ou a favor. Começamos a conversar, saímos e, desde então, sempre que possível estamos juntos. E por incrível que pareça tive muita sorte. Não conseguimos ficar mais de um mês separados e posso dizer que fui sorteada sozinha na Mega Sena, ao encontrar este amor incrível, sincero, honesto e cheio de outros adjetivos absolutos que me fazem feliz e completa.
Débora e Rudd
Por que escolheu atriz, como profissão? Sabe dizer quantas participações em Novelas, Filmes e Teatros? Qual mais gostou?
Sou atriz há 42 anos e amo o que faço. Acho que foi a profissão que me escolheu. Amo ser atriz, desde criança. Se for contar todas as participações não caberia nesta entrevista. Mas confesso que meu melhor papel é sempre aquele que vivo no momento. Não consigo lhe dizer o melhor deles. Gosto de todos eles. Vivo o presente e dou a cada personagem a vida que ele merece.
Já trabalhou em algo que não gostava? Na sua opinião qual a importância em trabalhar com o que gostamos?
Já fui gerente de boutique, tesoureira de banco e trabalhar com o que gosta e viver do que trabalha é tudo na vida. Todos trabalhos que fiz foram necessários para sobreviver, mas junto a isso, sempre fui atriz, tendo começado aos 16 anos. Por sorte, hoje sou independente com na minha profissão, e isso não tem preço.
Com Glória Pires, Thalita Lippi, Thiago Rodrigues e outros colegas de elenco da novela Guerra do Sexos.Semiramis, a personagem em Guerra dos Sexos. FOTO: Rede Globo.
Quais preparativos que você faz para viver uma personagem? Consegue se desligar da personagem quando acaba a gravação?
Sou muito dedicada a cada personagem que recebo para viver. Estudo muito e quando saio do teatro, set de filmagem ou TV, deixo os personagens no cabide do camarim e não os levo para casa.
Na TV já foi a Inês de Terra Nostra, Matilde de Aquarela do Brasil, Carmem de Chiquititas, Semiramis de Guerra dos Sexos, e atualmente vive a Ana de Êta Mundo Bom! Qual desses personagens foram mais marcantes?
Viver a Inês de Terra Nostra me deu muito prazer. Talvez posso dizer que que até agora foi o que mais gostei.
Em Chiquititas viveu a vilã Carmem. Também se mudou para Argentina? Como foi trabalhar com crianças?
Sim, vivi na Argentina por quase 4 anos, e amei essa experiência. Adorei a experiência de trabalhar com crianças e saber que influenciei artisticamente mãos deles. Às vezes encontro o pessoal que agora são adultos, e acho lindo ver a trajetória que cada um deles seguiu.
Em Chiquititas ela viveu a Carmem por 3 temporadas e contracenou com muitos artistas talentosos e reconhecidos hoje em dia: como Flávia Monteiro, Oscar Magrini, Fernanda Souza, Jonata Faro, Carla Diaz, Nelson Freitas entre outros. (Foto de 1998, 1ª Temporada da novela)
Caracterizada como Rosa, personagem que viveu recentemente no Teatro, na peça de mesmo nome.
Hoje, está novamente na Globo, mas já trabalhou em várias emissoras, passando por SBT, Band e Cultura. O que mudou na TV nos últimos 30 anos na sua opinião para melhor e para pior? O que você acha da programação televisiva hoje? Qual o futuro da TV?
Acho que é um avanço a TV se acoplar com a internet. E creio que quanto mais emissoras e programas alternativos houver, melhor será para o ator que tem mais oportunidades de trabalho e melhor será aos espectadores, no sentido do poder de escolha por ter variedades. Não haverá monotonia e cada um poderia ver o que quiser em que veículo puder ver e a qualquer hora. Muita coisa mudou nestes últimos anos e acho que muito ainda haverá de mudar. Gosto disto: Mudanças e avanços.
Arquivo Pessoal da Atriz.
O que faz e gosta de fazer nos momentos de folga?
Gosto de ir ao cinema e ao teatro. Amo ouvir música, ler e correr, ler. E de vez em quando, não faço nada mesmo (risos).
E viajar? Das Viagens pelo Brasil e mundo: onde já foi? Qual lugar preferido? E onde ainda não foi e quer ir?
Amo viajar e sempre que posso viajo. Já fui a China fazer cinema e adorei a experiência. Na Argentina como já disse, morei por 4 anos, devido as gravações de Chiquititas.
Amo a Holanda e na Europa amo Itália, Espanha, Portugal Quero conhecer mais e mais. Amo também Nova York e confesso que do Brasil conheço pouco. E quero muito viajar um pouco no Brasil e conhecer Natal, O Pantanal, Fernando de Noronha e Inhotim. Quais os projetos e expectativas para o futuro como atriz, mulher e brasileira?
Queria muito ver o Brasil sair desta situação tão difícil que se encontra. Queria muito um Brasil sustentável, honesto e diversificado. Queria que o futuro fosse mais saudável e menos desigual. Meus projetos de futuro são estar sempre com lindos personagens para viver, e muita saúde para sempre estar no ar, no palco e no set de filmagem. Amo trabalhar e é isso que quero. E claro: Mais amor, por favor.
Débora,
Agradecemos o carinho e atenção para conosco. Estamos lisonjeados e muito felizes por poder nos respondido e cedido seu tempo para responder essas perguntas. Desejamos muita saúde, amor e felicidades, pois você merece!
Mande lembranças para o Rudd, para a Luciana e Fernanda.