William Shakespeare – Um poema


Nesta tarde triste e chuvosa em Goiânia meus sentimentos são parecidos com esta tarde, de modo que então achei oportuno aproveitar para colocar aqui um poema que eu gosto muito, talvez o único e que é de William Shakespeare.
Quando a hora dobra em triste e tardo toque
E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,
Quando vejo esvair-se a violeta, ou que
A prata a preta tempora assedia;

Quando vejo sem folha o tronco antigo
Que ao rebanho estendia a sobra franca
E em feixe atado agora o vejo trigo
Seguir o carro, a barba hirsuta e branca;

Sobre tua beleza então questiono
Que há de sofrer do Tempo a dura prova,
Pois as graças do mundo em abandono

Morrem ao ver nascer a graça nova.
Contra a foice do tempo é vão combate
Salvo a prole, que o enfrenta se te abate.

O vi pela primeira vez, no Filme “O Homem que copiava com Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani e Pedro Cardoso. Um filme muito bom para assistir, super indico. Para quem não conhece, segue um pouquinho do autor:
Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói. No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.
Espero que tenham gostado.
Um grande abraço!

Deixe uma resposta