Mercur e Grupo Boticário produzem acessórios para pessoas com deficiência em projeto inédito no mercado de beleza

Projeto piloto distribuirá os acessórios gratuitamente em lojas da marca O Boticário e Quem Disse, Berenice? em cinco cidades do país

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, em parceria com o Grupo Boticário, disponibilizará gratuitamente Engrossador Multiuso e Base Aderente projetados especialmente para pessoas com deficiência, como limitação motora nos membros superiores ou fraqueza muscular. A distribuição acontecerá entre os dias 18 e 24 de março, em lojas selecionadas da marca O Boticário e Quem Disse, Berenice?, localizadas em cinco regiões do País, nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Curitiba (PR) Salvador (BA) e São Paulo (SP). A parceria representa um movimento inédito no mercado da beleza, que reafirma o compromisso da Mercur em cocriar um mundo de um jeito bom pra todo o mundo ao aliar conhecimentos ao Grupo Boticário que busca evoluir na jornada de valorização da diversidade, da equidade e da inclusão. 

A iniciativa do projeto piloto disponibilizará aos consumidores dois tipos de acessórios: uma Base Aderente e um Engrossador Multiuso, que podem ser utilizados para a abertura, manuseio e aplicação de diversos produtos. O Engrossador Multiuso permite facilitar a usabilidade de produtos, como batons, máscara de cílios, pincéis, creme para mãos, entre outros, de modo a facilitar o movimento de pega das pessoas que possuem limitação nos membros superiores. Já a Base Aderente, proporciona fricção para facilitar a abertura de embalagens de perfumes, cremes corporais, loções, produtos de cabelo e outros, evitando que os produtos escorreguem.  

Os acessórios foram desenvolvidos por meio da cocriação. A Mercur compartilhou seu método de criação em oficinas híbridas simultâneas, presencial nos locais, mas virtual entre as empresas.  “Ficamos muito felizes com a parceria. A Mercur, há mais de 10 anos, trabalha com produtos voltados para pessoas com deficiência”, explica Dayani Rodrigues Rabuske, especialista em Projetos na Mercur. Para garantir a precisão e usabilidade de cada um dos itens, o Grupo Boticário contou com a atuação de membros da Comunidade Beleza Livre – coletivo online composto exclusivamente por representantes de grupos minorizados.  

O Jeito Mercur de cocriar um mundo de um jeito bom pra todo o mundo 

Os participantes de oficinas e comunidades com limitações nos membros superiores testaram os acessórios por meio de avaliações e análises, resultando em insights para que os produtos fossem realmente ergonômicos e que oferecessem acessibilidade aos usuários. “Nossa forma de desenvolver produtos é a cocriação com pessoas que precisam dos nossos produtos, entendendo melhor suas reais necessidades. Os resultados são produtos inovadores que possibilitam maior autonomia para o cuidado pessoal e que tornará o dia a dia mais funcional para as pessoas com deficiência”, afirma Dayani. 

Os times de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário e da Mercur trabalharam em conjunto uma equipe multidisciplinar de fisiotetapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora. “O trabalho conjunto possibilitou construções, trocas e a compreensão das necessidades reais e expectativas das pessoas com deficiência”, finaliza a Especialista em Projetos da Mercur. 

“No Grupo Boticário, apoiamos, valorizamos e respeitamos as diferenças, e acreditamos que tais elementos são as maiores alavancas do crescimento e da inovação. Por isso, esse projeto piloto destaca o papel crucial que a indústria da beleza desempenha na promoção da diversidade e na criação de produtos acessíveis a todos os consumidores, que ocupam posição decisória central em nosso modelo de negócio. Nosso time se dedicou neste projeto, trabalhando de forma atenta e cuidadosa para a criação dos acessórios, de modo a garantir maior praticidade para nossos consumidores que tenham limitação nos membros superiores”, diz Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). 

Para retirar gratuitamente os acessórios nas lojas indicadas, os interessados deverão acessar o site www.grupoboticario.com.br/acessoriosinclusivos a partir do dia 05 de fevereiro e realizar um cadastro, além de escolher a data, a loja e o horário desejado. Na ocasião, terapeutas ocupacionais estarão disponíveis para receber o público e dar orientações de uso. Os acessórios também serão distribuídos gratuitamente para os colaboradores com limitações nos membros superiores do Grupo Boticário e de empresas parceiras, como a Mercur e Antilhas – empresa responsável pelo serviço logístico de entrega dos acessórios.  

Cadastro  

Lojas de O Boticário e QDB para retirada dos acessórios  

  • Data: 18 de março a 24 de março

Endereços  

  • Loja O Boticário em Belém (PA): Shopping Castanheira: Rodovia BR-316, Km 01 – Castanheira, Belém – PA, 66645-001
  • Loja O Boticário em Brasília (DF): Shopping Conjunto Nacional: SDN, CNB – Asa Norte, Brasília – DF, 70077-900
  • Loja O Boticário em Salvador (BA): Shopping da Bahia: Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41820-020
  • Loja O Boticário em São Paulo (SP): Shopping Bourbon: R. Palestra Itália, 500 – Perdizes, São Paulo – SP, 05005-030
  • Loja Quem Disse, Berenice? em Curitiba (PR): Shopping Mueller: Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-000

Sobre a Mercur         

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br 

Livro: A menina que muda de cor

Todos nós temos sentimentos, bons e ruins. e com Helena não é diferente. Porém ela é uma menina que tem um superpoder já que em situações comuns do dia a dia, experimenta várias emoções e sentimentos que a fazem mudar de cor!

Com a consciência do que sente, pode tomar decisões e fazer escolhas gentis e carinhosas consigo e com os outros mesmo depois de experimentar sentimentos desafiadores. Deixando claro o que sente, conta com a empatia da mamãe e com o afeto de alguém inesperado que a ajuda superar uma grande frustração!

Uma história leve, com a qual toda criança pode se identificar, entendendo o que acontece dentro do seu próprio mundo interior. Dessa forma pode-se ainda facilitar o exercicio da comunicação os pais, de modo a trazer para família um relacionamento baseado em amor, compreensão, e empatia. Um livro da Editora Appris/Arteirinha, minha nova parceria.

Por: Laura Moreira Alves Barreta

Parque Flamboyant em Goiânia oferece brinquedos inclusivos

Opção de lazer para o goianiense e um dos parques mais visitados da capital, o Parque Flamboyant, no Setor Jardim Goiás, está agora ainda mais inclusivo, graças a uma parceria público-privada, denominada “Amigo Verde”, firmada entre o Grupo Flamboyant e a AMMA em dezembro de 2020. Visando proporcionar momentos de diversão e acessibilidade para crianças com deficiência, mobilidade reduzida ou necessidades específicas, o Grupo Flamboyant, através do Flamboyant Shopping e Flamboyant Urbanismo, realizou na última quinta-feira, 17 de agosto, a doação de três brinquedos inclusivos, que já estão totalmente a disposição dos frequentadores do parque. 

Valorizando a diversidade, foram adquiridas as atrações – Gangorra, Gira Gira e Vai e Vem -, doadas aos visitantes para estimular que crianças brinquem juntas, fortalecendo o convívio e principalmente, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo. Para receber a comunidade na data de inauguração, a programação contou com a distribuição de pipoca, algodão doce, picolés e balões coloridos, deixando o espaço infantil ainda mais festivo. Durante o evento, representantes do Grupo Flamboyant e Amepark – Associação de Moradores do Parque Flamboyant, juntamente com autoridades municipais estiveram presentes, relembrando a trajetória do Parque Flamboyant e esse novo marco de agora proporcionar aos frequentadores opções de brinquedos inclusivos.

Programa Amigo Verde da AMMA
Com diversas iniciativas sustentáveis, em 2020, o Flamboyant Shopping Center recebeu pela primeira vez, o Selo de Sustentabilidade Ambiental, concedido pela Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia. Esse selo é concedido a empresas que verdadeiramente aplicam e investem em projetos inovadores e sustentáveis, reconhecendo o compromisso da empresa com a preservação ambiental e seu papel como agente de mudança na sociedade. Entre esses exemplos está a parceria público-privada, que tornou a marca Flamboyant como a primeira empresa da capital a aderir ao Programa Amigo Verde, da AMMA. Com isso, o Parque Flamboyant vem recebendo inúmeras benfeitorias seguindo um cronograma de investimentos e obras, previamente aprovado pela AMMA em termo de cooperação que foi firmado. Além dele, o Parque Sabiá, no Parque das Laranjeiras também recebeu investimentos. 

Conforme explica o superintendente comercial do Flamboyant Shopping João Ricardo Gusmão Ladeia, a novidade no parque fará com que as crianças interajam mais, e o melhor, com toda segurança e sentindo o prazer de brincarem juntos, compartilhando experiências. “O Grupo Flamboyant se orgulha da sua contribuição especial na construção do Parque Flamboyant – Lourival Louza. Além disso, o Flamboyant Shopping foi a primeira empresa da capital a aderir ao Programa Amigo Verde, idealizado pela AMMA, adotando parques municipais de Goiânia, como o Parque Flamboyant e o Parque Sabiá. Agora, damos mais um passo para contribuir com a melhoria do espaço por meio da doação de brinquedos inclusivos. Acreditamos que todos têm o direito de desfrutar de momentos de lazer e diversão, e estamos comprometidos em promover a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todas as crianças”, explica o superintendente. 

Conheça cada um dos brinquedos inclusivos:

Gira-Gira: O cadeirante pode interagir com até quatro outras crianças ou pessoas, mantendo a segurança da cadeira de rodas presa no espaço destinado a ela.  
Vai-e-vem: O cadeirante pode interagir com até duas outras crianças ou pessoas, mantendo a segurança da cadeira de rodas presa no espaço destinado a ela. Sua envergadura de movimento não ultrapassa 50 cm, o que torna o brinquedo mais seguro para quem o utiliza. 
Gangorra: Os cadeirantes podem interagir com quatro crianças, mantendo a segurança das cadeiras de rodas presa no espaço destinado a elas. Seu diferencial é a interação entre dois cadeirantes e o fato de estarem no meio da gangorra, tornando o brinquedo muito mais seguro.
Informações para a imprensa
FatoMais Comunicação – desde 2004, a sua Agência de Comunicação
Telefone: (62) 9 9222-3354 / (62) 9 9610-4088
Ana Paula e Silva / Dienys Rodrigues / Nayara Reis
imprensa@fatomais.com.br

Homenagem a Comunidade Surda na Câmara Municipal de Goiânia

Ontem, 26/09/2023, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo e a Câmara Municipal de Goiânia, por meio de Sessão Especial, por iniciativa do vereador Willian Veloso, celebrou a comunidade surda de Goiás.

Muitos estiveram presentes, surdos e ouvintes (inclusive das associações diversas que representam os surdos), que de alguma forma representam todos os demais e ainda buscam diminuir as barreiras sociais impostas pela sociedade.

Muita alegria ao receber o Diploma de Honra ao Mérito.

E o objetivo foi mostrar que não podemos desistir devido a condições adversas e ao capaticismo. Aos poucos nossos direitos serão reconhecidos e amplamente divulgados, e todos poderão se beneficiar dos mesmos, trazendo assim uma sociedade mais tolerante e igual para todos. Desistir jamais!

E eu estive lá, e com grande alegria, emoção e honra recebi o Diploma de Honra ao Mérito nas mãos do próprio Willian, foi demais. Encontrei também muitos amigos e colegas que também receberam o devido reconhecimento.

Pelas mãos do grande Sr Willian Veloso, recebi o Diploma.


Obrigado mais vez a todos, principalmente ao Sr. Willian e toda sua equipe, tão carinhosa.

A Sessão Especial, pode ser visualizada no YouTube, assista agora mesmo, clicando aqui.

Correios lança projeto piloto de atendimento em Libras

A agência de Correios em Carapicuíba, que fica na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, foi o local escolhido por empregados da empresa para iniciar uma ação inédita na empresa, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Nessa segunda-feira (25), a unidade promoveu o projeto piloto Voz do Silêncio, com o objetivo de tornar o atendimento às pessoas surdas mais inclusivo e humanizado.

Até o dia 27 de outubro, os clientes da agência serão atendidos por uma pessoa capacitada para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), bastando escolher essa opção no totem de atendimento. O operador de Transbordo e Triagem dos Correios, Ricardo Hansen, que é surdo, testou e aprovou o atendimento, ao ser recepcionado em Libras pela atendente da estatal Natali Sousa Machado.

Para marcar a ação, um cartão postal está sendo distribuído à comunidade surda atendida, que traz o registro de outras importantes datas. Além do Dia do Surdo, comemorado nesta terça-feira (26), no mês de setembro também se comemora o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23) e o Dia Internacional do Intérprete de Libras (30).

Fotos: Correios/CCOM/SPM

Inclusão – Considerando que a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil, os Correios oferecem um curso de Libras na Universidade Corporativa dos Correios (UniCorreios) a todos os seus empregados e empregadas. O treinamento contabiliza mas de 28 mil empregados capacitados.

Em 2020, os Correios também destacaram a Libras em uma emissão filatélica especial. A folha composta por 30 selos tem imagens representativas das 26 letras do alfabeto neste idioma e de mais quatro expressões e palavras especiais. Com a emissão, os Correios ajudam a divulgar a Língua Brasileira de Sinais e reforçam o seu apoio à comunidade surda e às políticas de inclusão social.

O projeto piloto Voz do Silêncio está sendo realizado na agência de Carapicuíba, e, após a fase de testes, poderá ser aprimorado e ampliado à rede de atendimento. Com a iniciativa, os Correios se comprometem na defesa de uma comunicação cada vez mais plural e participativa a todos os cidadãos.

Release: Blog dos Correios

Dia Nacional do Surdo

Vocês sabiam que cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez no Brasil — leve, moderado, severo ou profundo?

Conforme já disse por aqui em alguns momentos, a campanha Setembro Azul foi criada para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e conscientizar a sociedade sobre a importância da integração e do respeito a essas diferenças.

Já conhece essa bandeira?

A lei 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no país foi aprovada pelo Congresso há 22 anos. A medida abriu espaço para o trabalho de intérpretes nas transmissões de programas de TV, vídeos na internet, principalmente em veículos públicos de comunicação. Apesar dessas iniciativas, o sistema educacional brasileiro ainda tem sérios problemas quando se trata de incluir surdos nos currículos, bem como a inclusão e acessibilidade na saúde, do trabalho, no esporte e cultura. Mas o dia, é para lembramos que não vamos desistir, vamos continuar buscando mais e mais. Feliz dia dos surdos!

Das Séries que amamos: Ted Lasso

Depois de bastante tempo, volto com a a série “das séries que amamos”, e vim apresentar para vocês uma super legal. Trata-se da premiada série Ted Lasso. Já assistiram?

Ted Lasso, foi produzida e protagonizada por Jason Sudeikis, e contou com a história de um treinador de futebol americano que recebe uma proposta diferente: treinar um time de futebol inglês.


Ted Lasso sempre com humor e empatia, trouxe referências do mundo real, sejam pelas suas atitudes ou simplesmente pela forma de se vestir, indo para um lado mais humano do esporte, trazendo todas as fragilidades dos personagens, transformando até mesmo o jorgador mais clichê em uma pessoa admirável do começo ao final. Com 3 temporadas, está disponivel na Aplee TV.

Elenco:

  • Jason Sudeikis como Ted Lasso
  • Hannah Waddingham como Rebecca Welton
  • Phil Dunster como Jamie Tartt
  • Brett Goldstein como Roy Kent
  • Brendan Hunt como Coach Beard
  • Nick Mohammed como Nathan Shelley
  • Jeremy Swift como Leslie Higgins
  • Juno Temple como Keeley Jones


AD Clinic chega em Goiânia

sO setor de franquias está consolidando seu crescimento em Goiás, a exemplo do que ocorre em todo o país. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que a crise causada pela pandemia da Covid-19 ficou para trás. O Brasil é o terceiro maior mercado de estética e beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. A região Centro-Oeste representa 10,3% do setor nacional e Goiás ocupa a oitava posição no mercado nacional de franquias.

Os dados são bastantes significativos, os segmentos que mais impulsionaram o setor de franquias em Goiás foram: serviços e outros negócios com 59,3%; limpeza e conservação representando 21,6%; hotelaria e turismo marcando 16,1%; e estética, beleza e bem-estar registrando 14,2%. A sede da maior parte das franquias é a região Sudeste, com 83% da quantidade total, enquanto o Centro-Oeste possui apenas 3% delas. No total, o mercado de franquias faturou R$ 4,285 bi em 2020 somente no estado de Goiás.

Tal desempenho atraiu os olhares e os bolsos dos primos que resolveram empreender. Daiane Jácome e Herbert Jácome apostaram na franquia mesmo na contramão da crise imposta pela pandemia do coronavírus. A clínica será inaugurada amanha, 29/07 no Setor Oeste, e posso antecipar um dos os segredos do espaço: terá 400m², com estacionamentos e mais de 100 protocolos de tratamentos faciais e corporais.

Daiane e Lucas, empreendedores AD Clinic Goiânia.

Jornalista por formação, casada e mãe do Lucca, Daiane empreendeu na sociedade para registrar a entrada da marca Ad Clinic. “As franquias apresentam diversas vantagens em relação a uma empresa que começa do zero e passa a ser uma alternativa perfeita para quem não quer correr riscos desnecessários. Franquear hoje é a melhor opção para quem deseja um negócio seguro.”, comenta a empreendedora.

O mesmo propósito tem o sócio Herbert. Em 2014, o engenheiro de formação decidiu fazer parte do ranking dos 53,4 milhões de empreendedores brasileiros. Aos 29 anos, ele abriu a primeira empresa especializada na área de engenharia clínica e hospitalar. Posteriormente, em 2020, investiu em uma pizzaria com objetivo de abocanhar novos franqueados, além de uma importadora e uma loja de e-commerce e, em 2021, investiu em mais um empreendimento para ampliar o leque de negócios. “Independentemente da crise, temos muito para contribuir com a marca e estamos otimistas em trazer a Ad Clinic para o estado de Goiás.”, conclui Herbert.

O CEO da rede é a prova viva de que otimismo é o segredo. “Eu entregava panfletos nas ruas para divulgar a marca”, comenta Rodrigo Nunes ao mencionar que, se o franqueado tiver um objetivo final, não importa o tamanho da crise.

Release: Cla Cri Assessoria de Imprensa

Solidão e Saudade

E a hora bate mais uma vez, e com ela a dor, a saudade, o sofrimento. E sei o que é sentir tudo isso. E hoje quero compartilhar com vocês um texto muito especial que encontrei na internet, me fez pensar, falou o que eu não consigo explicar. Segue:

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já…

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida…

Saudade é sentir que existe o que não existe mais…

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam…

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

Reprodução

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Aguinaldo Silva

Veja também:

Uma mesa de cabeceira (100% de encaixe) para chamar de sua

A Mesa de Cabeceira Bertha foi criada especialmente para ser um apoio às laterais da cama e ainda decoram o quatro com design clean, autoral. E o melhor? As peças são feitas em chapas de madeira e apostam no DIY, são 100% de encaixe.

A marca que está se tornando a queridinha de arquitetos e decoradores também está caindo nas graças de quem quer dar um ar diferente na casa, sem fazer muito esforço. Quer fazer você mesmo na quarentena? Então, aposte no móvel 100% de encaixe! O mais novo modelo, totalmente reformulado, é a Mesa de Cabeceira Bertha, que ganhou outro tamanho, ainda mais prático.

A ideia, segundo Andresa Caparroz, sócia da marca, é deixar o ambiente charmoso, com um toque contemporâneo e natural: “vai sempre depender das combinações que o cliente faz. O cômodo pode ficar super natureza ou ter um ar clean e industrial”. O sistema de encaixe é simples, resistente e permite, com segurança, o apoio de luminárias, livros e objetos pessoais sejam dispostos em seu tampo ou nicho na parte inferior.

A Mesa de Cabeceira Bertha vem em um kit com:

  • 01 mesinha de cabeceira com nicho;
  • 01 manual de instruções para montagem e manutenção do produto;
  • 01 martelo de borracha;
  • 01 manual de montagem.

Feita em chapa de madeira produzida com fibras de Pinus (MDF), revestida nas duas faces com fórmica, com acabamento arredondado no topo e nos cantos. Próprio para ambientes internos, quartos, escritórios ou até para ser usado como mesa de canto. A peça pode ser montada com as mãos, com o auxílio do martelo de borracha, basta seguir o passo a passo descrito no manual. O produto é 100% de encaixe, NÃO há necessidade do uso de cola ou pregos para reforço.

Dimensões do produto (montado):

  • Altura: 59,5 cm
  • Largura: 40 cm
  • Profundidade: 32,5 cm
  • Peso médio: 6,200 kg

As peças podem ser adquiridas separadamente e em diferentes cores. No catálogo da empresa, podem ser encontrados mesas, racks, bancos e poltronas, nas cores Azul Jeans, Cerâmica, Frapê, Rosa Milk-shake e Verde Tropical. Conheça mais em: www.berthahome.com.br

Mais informações:

@berthahome | olar@berthahome.com.br | 11 98251-8262

Informações para a imprensa

Planta e Cresce | katizanatta@plantaecresce.com.br | 11 2594-7891 e 11 99497-8523