Médico do SUS garante a Inclusão de um Casal de surdos ao atendê-los em Libras

A internet divulgou nos quatros cantos a história do médico carioca Frederico Nicário (@fredinacio) que nos surpreendeu ao aparecer atendendo um casal de surdos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

Fred, é médico no Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução @fredinacio/ Instagram

Ainda não tínhamos falado, mas finalmente chegou a nossa vez de falar sobre, e para compensar a demora, trouxe para vocês uma entrevista exclusiva e também uma mensagem especial em Libras que o Fred fez especialmente para nós. 

— 

Fred, por que você escolheu a medicina? 

Sempre quis ajudar o próximo e escolhi a medicina para poder exercer em totalidade o amor que cura. 

Foi difícil chegar até aqui? Pensou em desistir em algum momento?

Sim, até por quê existem muitos preconceitos quanto a ser negro. Mas todos esses eu resisto para que possamos existir! É uma grande luta e barreiras diárias a serem transpostas.

Posso ter pensado, mas escolhi perseverar, pois era a única chance que eu tinha de dar certo na vida.

E sobre a Língua de Sinais, como aprendeu e o que significou para conseguir fazer um atendimento com o casal de surdos? 

Eu aprendi quando era adolescente na igreja, e me aprimorarei na faculdade UNIG – Itaperuna, que foi onde me formei. Conseguir atender em Libras um casal de surdos foi muito gratificante, e fiquei muito feliz. 

É muito bom poder ser instrumento de Deus para mudar a vida de pessoas. Falta muito amor e empatia no mundo. Seguimos firmes. Representatividade, acessibilidade e inclusão! 

— 

Sobre o atendimento do casal dos surdos: 

Casal de surdos que foi atendido em Libras. Imagem: Reprodução @fredinacio/ Instagram.

     – Hoje fui surpreendido no meu plantão do SUS. Um casal de pacientes com deficiência auditiva veio se consultar. Ao entrar, ela já foi logo demonstrando que não era ouvinte. Eu não sou fluente, mas sei um pouco de Libras, e comecei a estabelecer o primeiro contato. Foi incrível ver nos olhos deles o brilho e a expressão de felicidade ao ver que o médico do lado de cá estava literalmente entendendo a sua dor. 

Relatou Fred sobre o que aconteceu em seu perfil do Instagram.

Fred, quero agradecê-lo por nao ter desistido de fazer parte de um mundo mais justo e inclusivo. Como surdo, me sinto honrado em ter um ser humano como você que procura nos representar e nos incluir. 

Obrigado também pelo carinho e atenção e por ter respondido todas nossas perguntas. Continue assim. 

Muito amor, paz e sucesso em sua vida!