Os benefícios da castração de cães e gatos


Meire Silva, coordenadora de Medicina Veterinária do Unipê, relata que previne de doenças e melhora a qualidade de vida do pet

João Pessoa, 25 de janeiro de 2021 – Quem nunca se perguntou qual é a função da castração? Atualmente, essa é a técnica cirúrgica mais realizada em pets, como gatos e cães. Ela se baseia na retirada dos órgãos reprodutivos de fêmeas e machos. A medida é a mais ética, eficaz e segura para o controle populacional de cães e gatos. E ainda previne doenças, trazendo inúmeros benefícios.

“A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a gata e cadela desenvolverem tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos), além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero) ”, elenca a Profa. Dra. Meire Silva, coordenadora de Medicina Veterinária do Unipê.

Resultado de imagem para castrar
Imagem: Wiki/ Reprodução

Em cães castrados entre sete e oito meses de idade, são raros os tumores perianais, estimulados pela testosterona, diz Dra. Meire, que é médica veterinária. A castração evita a propagação de doenças graves, como em cães com características prejudiciais ou doenças hereditárias (hérnias em geral e luxação de patela).

O comportamento melhora? Sim! “Aquele instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território, por exemplo, tende a desaparecer. E quanto antes a castração acontecer, maiores as chances”, orienta. Fim dos latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio, podem desaparecer.

Além disso, a castração de um animal evita sua procriação ou crias indesejadas. “Você está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, você está impedindo que outros nasçam e acabem abandonados. Várias ONGs e organizações que atuam na defesa dos direitos dos animais afirmam que castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua”, pontua Dra. Meire.

Mais benefícios

A Dra. Meire elencou outros benefícios importantes que a castração pode acarretar. Confira:

– Evita gravidez psicológica: algo bem comum em cadelas e gatas, que chegam até a produzir leite sem estarem prenhes;

– Diminui o risco de fugas: cachorros e gatos castrados não têm interesse em sair de casa para buscar cadelas e gatas no cio. Assim, os riscos de morrerem atropelados, envenenados ou simplesmente desaparecerem irá diminuir muito;

– Previne brigas: com a redução da produção de hormônios sexuais, os animais se tornam menos agitados e agressivos, o que ajuda muito a evitar brigas entre machos que vivem na mesma casa;

– Expectativa de vida: principalmente se for feita no animal ainda filhote, a castração aumenta consideravelmente sua expectativa de vida.

Sobre o Unipê – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento e conta com mais de 15mil alunos. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 350 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar

XCOM Agência de Comunicação Unipê

Leia também:


Deixe uma resposta