Os benefícios da castração de cães e gatos

Meire Silva, coordenadora de Medicina Veterinária do Unipê, relata que previne de doenças e melhora a qualidade de vida do pet

João Pessoa, 25 de janeiro de 2021 – Quem nunca se perguntou qual é a função da castração? Atualmente, essa é a técnica cirúrgica mais realizada em pets, como gatos e cães. Ela se baseia na retirada dos órgãos reprodutivos de fêmeas e machos. A medida é a mais ética, eficaz e segura para o controle populacional de cães e gatos. E ainda previne doenças, trazendo inúmeros benefícios.

“A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a gata e cadela desenvolverem tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos), além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero) ”, elenca a Profa. Dra. Meire Silva, coordenadora de Medicina Veterinária do Unipê.

Resultado de imagem para castrar
Imagem: Wiki/ Reprodução

Em cães castrados entre sete e oito meses de idade, são raros os tumores perianais, estimulados pela testosterona, diz Dra. Meire, que é médica veterinária. A castração evita a propagação de doenças graves, como em cães com características prejudiciais ou doenças hereditárias (hérnias em geral e luxação de patela).

O comportamento melhora? Sim! “Aquele instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território, por exemplo, tende a desaparecer. E quanto antes a castração acontecer, maiores as chances”, orienta. Fim dos latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio, podem desaparecer.

Além disso, a castração de um animal evita sua procriação ou crias indesejadas. “Você está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, você está impedindo que outros nasçam e acabem abandonados. Várias ONGs e organizações que atuam na defesa dos direitos dos animais afirmam que castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua”, pontua Dra. Meire.

Mais benefícios

A Dra. Meire elencou outros benefícios importantes que a castração pode acarretar. Confira:

– Evita gravidez psicológica: algo bem comum em cadelas e gatas, que chegam até a produzir leite sem estarem prenhes;

– Diminui o risco de fugas: cachorros e gatos castrados não têm interesse em sair de casa para buscar cadelas e gatas no cio. Assim, os riscos de morrerem atropelados, envenenados ou simplesmente desaparecerem irá diminuir muito;

– Previne brigas: com a redução da produção de hormônios sexuais, os animais se tornam menos agitados e agressivos, o que ajuda muito a evitar brigas entre machos que vivem na mesma casa;

– Expectativa de vida: principalmente se for feita no animal ainda filhote, a castração aumenta consideravelmente sua expectativa de vida.

Sobre o Unipê – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento e conta com mais de 15mil alunos. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 350 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar

XCOM Agência de Comunicação Unipê

Leia também:

Minha casa tem Pet, e é cheia de amor!

Napoleão,

Chegou a quase dois anos ainda filhote aqui em casa.

Um dia de alegria com a chegada do bebê, Napoleão. Chegou e descansou e parece que nunca mais foi tão calmo e nunca mais esteve tão cansado. Hoje esta cena é rara, pois só a pulos, “lambeijos” e mordidas e muita alegria.

E ele foi abandonado na rua e uma colega de trabalho da minha mãe o encontrou mas não podia ficar com ele, de modo que veio pra nossa casa para nos dar mais alegria e fazer cia para o nosso outro doguinho, o Leopoldo.

A família completa!

Sempre ativos e muito espertos, certa vez fugiram para rua e não consegui pega-los. E o que poderia ser só um passeio onde estariam livres, leves e soltos, tem um enredo que quase terminou numa tragédia. O que claro, não poderíamos imaginar, e que nos entristeceu muito: Napoleão, o recém chegado na nossa casa, voltou com o olho esquerdo todo machucado de modo que tivemos que ir para o veterinário as pressas, e que infelizmente tiveram que arrancá-lo numa cirugia.

Não sabemos o que aconteceu, mas muito provável que um ser bem irracional também conhecido como humanos, deve ter o machucado.

Esta história toda, me veio à mente essa semana com o acontecido que entristeceu todo o país, quando numa unidade do Carrefour na cidade do Osasco/ SP, um funcionário espancou até a morte um cachorro que só queira um pouco de água e comida, um carinho e amor. Por aqui não tivemos um final tão triste,  diante da covardia de um ser frio como este, mas sinceramente penso que poderia ter.

Mas graças a Deus não, e caso do Napoleão continuamos dar amor a ele, e a sua vida segui normalmente mesmo com um olho, e ele está a cada dia mais esperto, carinhoso e amoroso e me enche de “lambeijos”, toda vez que chego ou quando ele tem a rara oportunidade de entrar em casa, e de pular na minha cama.

Isso é o amor mais sincero e me enche de esperanças em que eu tenho certeza que devemos encher os animais não de porrada, mas de amor, gratidão e carinho!

Pets: Porque que amamos tanto os animais?

Na psicologia, o laço que une mãe e filho é chamado de apego. E este é um tipo de vínculo em que os adultos transmitem segurança, conforto e proteção, para que as crianças explorem seus sentimentos e desenvolvam sua identidade em segurança.

Imagem: Reprodução

Já em relação ao amor de humanos e animais,  alguns especialistas ficam Intrigados simplesmente pelo fato de muitos proprietários tratarem seus animais como filhos,  e cogitam a possibilidade de que a ligação emocional entre humanos e seus animais seja do mesmo tipo da que temos com nossa prole.

Na minha casa sempre tivemos animais, e sempre doamos amor e recebemos o amor destes. E com o tempo se foram tantos amores e muitas boas lembranças ficaram registradas em minha memória. Bianca, Pretinha, Maguila, Duque e Leopoldo foram alguns deles que não mediram seu amor, segurança e cuidado para comigo, minha casa e minha família. E não posso esquecer o atual amorzinho e energético vira lata: Napoleão.

Então mesmo que os cães não se comportam como nossos filhos – sugere-se que nós, emocionalmente, os percebemos assim. De modo que é muito óbvio que eu acredito e acredito firmemente que a ligação a ligação emocional entre humanos e seus animais seja do mesmo tipo da de pais para filhos. Afinal nós donos de pets também recebemos destes queridões um abraço, um beijo e um afago e porque não um “que bom que você voltou, estava com saudades” e “eu te amo”. É, e recebemos tudo isso, mas estes são em forma de um olhar amoroso, um carinhoso chamego, uma lambida, vários latidos/ miados e também várias balançadas de rabo e pulos de alegria. Uma coisa é certa não estamos imunes ao amor dos animais. Viva os bichos!

E aí na sua casa, qual seu bicho preferido e qual o nome dele? Conte pra gente nos comentários.

Leia mais:

Veja também:

Adoção de Animais – ONG’s e Voluntários do Brasil

Macacos me mordam – profissão fotógrafo!

Cães que virariam comida na Coreia são resgatados

 

Cães que virariam comida na Coreia são resgatados

Boa noite,

Um pingo de esperança, na humanidade. Vamos cuidar mais dos pets? #Adote!

Quarenta e seis cachorros foram levados em um avião da Coreia do Sul para Nova York, nos Estados Unidos, depois de serem resgatados em uma fazenda onde seriam abatidos para consumo humano, de acordo com uma organização em defesa dos animais.
A Humane Society International é responsável por salvar cachorros que não foram alimentados o suficiente para sobreviver.


Os animais chegaram ao Aeroporto Internacional Kennedy na noite deste sábado e foram levados neste domingo (26) a abrigos de emergência em Nova York, Maryland e Pensilvânia.
A fazenda em Goyang, cidade ao norte de Seoul, “era mais como um calabouço, onde há pouca luz, pouca ou nenhuma ventilação, então o cheiro de amônia faria com que escorressem lágrimas dos seus olhos quando você entrasse”, disse Kelly O’Meara, que supervisiona projetos internacionais da organização. “Você veria olhos olhando para você, mas seria difícil ver os próprios cães no escuro”.
De acordo com O’Meara, os cachorros não recebiam qualquer atendimento veterinário na Coreia do Sul.
Nos EUA, os cachorros resgatados serão colocados para adoção depois de os abrigos avaliarem seus comportamentos e necessidades médicas.
Segundo O’Meara, a indústria de carne de cachorro está diminuindo na Coreia do Sul. No entanto, a carne de cerca de 2 milhões de cachorros ainda é consumida a cada ano na Coreia do Sul.
Nas sete fazendas de onde a Humane Society resgatou mais de 800 cães desde 2015, os animais que seriam abatidos incluíam cães de raça pura e misturas, desde Chihuahua e Maltês a vários spaniels e um São Bernardo.

Fonte: G1

Adoção de Animais – ONG’s e Voluntários do Brasil

Adoção de Animais – A Daia já falou um pouco sobre o assunto e contou sua experiência de quando resgatou o seu adorável cãozinho Snoopy das ruas daqui de Goiânia. Antes de mais nada, vamos ler? É só clicar aqui.

sissi2_1024x768

Já tem meses que estou querendo falar um pouco mais desse assunto aqui no Blog, e hoje falaremos um pouco das inúmeras ONGs e/ou voluntários de várias cidades de todo o Brasil. Muitas delas com grande número de cães e gatos prontos para fazer companhia, dar carinho e demonstrar lealdade e super disponíveis para receber amor . Eles podem estar saudáveis ou doentes, podem ser de grande ou pequeno porte, filhotes e adultos. Tem de todo tipo e para todos os gostos.

Todas elas sem exceção necessitam de ajudas como ração, água e medicamentos veterinários e etc.. Assim, pesquisei no Instagram e selecionei algumas por estado e cidade, que tal conhece-las e quem sabe levar um melhor amigo para casa?

AM

Manaus

@adotemanaus

screen-shot-2011-06-27-at-4-54-58-pm

BA

Salvador

@gatil_irma_francisca

@Abpabahia

@geamoong

@adotabrasil

@adotarsalvador

Lauro de Freitas

@filantropet

adotar adultos3

CE

Fortaleza

@adoteumamor

@abrigosaolazaro

Cariri

@adotacariri

@apaccariri

Iguatu

@adotaiguatu

 

DF

@adotevocetambem

@savepets

 

ES

@patinhascarentes

AF_CE1

GO

Anápolis

@projetosalva

@aspaananapolis

Goiânia

@patinhasdeanjos

@aspaangoiania

@recantodospitbulls

@lar.amicao

@grupomiauauau

Jataí

@adoteanimaisjatai

Formosa

@amigocaofsa

MA

São Luiz

@atodeamoor

@caesegatosderua

cao_gato1

MG

Belo Horizonte

@adotepet

@caoviver

@grupoamorempatas

 

Betim

@adotebetim

Contagem

@caoviver

Governador Valadares

@aprobemgv

Ipatinga

@meuamigocao

Uberlândia

@petamigouberlandia

 7-vantagens-adotar-um-cc3a3o-adulto

MS

@grupoammar

@mapancg

 

MT

Cuiabá

@adotecuiaba

@animaisperdidoscuiaba

@opamt

 

PA

Belém

@adote1amigo

@anjos_viralatas

@aufamilyabrigo

@projetopeludinhosufpa

@viralatasderacabelem

@amordepatas

@patinhasemacao

 

PB

João Pessoa

@Harpiaspb

@missaopatinhasfelizes

Souza

@Apas_souza

 

PE

Arcoverde

@amor_animalarco

 

RJ

Rio de Janeiro

@aninharibfio

Macaé

@casadosanjos

@rafaelamorimmacae

nao_ao_abandono_vida_insolita2

RO

Boa Vista

@arcaboavista

RN

Natal

@amorsrd


RR

Boa Vista

@arcabv

@yawara_RR

 

RS

Porto Alegre

@adocaoanimalrs

@turnyourlove

 download

SC

Criciúma

@pe_pezinha

Florianópolis

@adoteumronron

@paginadodarci

 

SP

São Paulo

@Ong_apaa

@osdoguinhos

@institutoluizamell

@animalslovestore

@adoteumgatinho

@protecaoanimalresgate

@luizprotecaoanimal

@desabandone

@hopet

@patinhasderua

@estopinharossi

@bartorossi

@luisamell

@segundachance

@caopanheiras

@amigosdesaofrancisco

nao-abandone-adote-animal-nao-e-brinquedo-etc

Campinas

@amordebichocampinas

@caopineiros

@operacaoresgatecampinas

Guarulhos

@sosamicao

Limeira

@alpalimeira

@amorcanino

@adoteaumiau

@adote_e_salve

@deniseadote

@grupo_salvar

@sosamicao

@trabalhovoluntario_

@adoteumgatinho

@adocaodeanimaisbrasil

Legal né? Então vamos ajudar? Sei que tem milhares de outras contas mas não consegui linkar, informações ou região de onde ficam, mas independente se apareceram aqui, podemos ajuda-las.