Hoje vou falar de um livro que me chamou atenção “Bullying e surdez no ambiente escolar”, que aborda a comparação entre o bullying envolvendo alunos surdos e ouvintes, analisando a percepção dos estudantes surdos em relação ao clima escolar.
Interessante é que os dados apresentados foram coletados através de relatos dos próprios alunos, tanto surdos quanto ouvintes, levando em consideração a visão que eles têm da escola e de si mesmos, o que pode divergir da realidade.
A obra se embasa nos estudos surdos, principalmente na educação de surdos, como o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo, além de compartilhar uma pesquisa descritiva sobre como os surdos enxergam o ambiente escolar e sua relação com o bullying.
O livro enfatiza a questão da identidade do pesquisador como alguém surdo e aborda temas como a vitimização entre os colegas, baseado na teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfen brenner (2011), a definição, classificação e consequências do bullying, os sinais em Libras relacionados ao tema, e o bullying entre surdos, surdos e ouvintes, no contexto escolar.
ISBN: 9788547312507
Casa Editora: Appris Editora; Edição inicial (20 de junho de 2018)
Língua: Portuguesa
Formato padrão: 101 folhas.
ISBN-10: 6525008611
Código de Barras : 978-8547312503
Medidas: 14.8 x 0.6 x 21 centímetros