Mais Saúde: Como melhorar a alimentação – Off no Colesterol

Tem sendo um desafio para mim perder peso, abaixar o triglicérides e o colesterol ruim. Confesso que apesar de fazer academia, de 3 a 5 vezes por semana, a mesma tem dado resultado sim, mas mais no lado emocional, já o cérebro produz a endorfina, que uma substância natural produzida durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. Neste contexto tenho sentido grandes avanços e ajuda imensurável para tratar com a depressão, e pretendo continuar fazendo.

Mas estou devendo com a alimentação, e embora esteja ciente que os alimentos funcionais são nutritivos e saudáveis e atuam na redução do risco de doenças, não tenho uma boa dieta. Sei também que de fato é que esses nutrientes prometem atuar na redução do risco de doenças crônicas, como câncer, diabetes e mal de Alzheimer, além de problemas cardiovasculares, ósseos, inflamatórios e intestinais. Contudo, para você conseguirmos alcançar os benefícios desses alimentos, é preciso consumi-los regularmente. Eita, que desafio!

Mas vamos a luta? Primeiro passo: Evite frituras e embutidos

Pois bem, para beneficiar seu organismo é deixar mais de lado gorduras, frituras e embutidos. E montar um cardápio mais equilibrado, com frutas, grãos integrais, peixes, aves e legumes, já que são as principais fontes dos componentes ativos dos alimentos funcionais.

Imagem: Proteste/Reprodução

No entanto, se você estiver consumindo um alimento funcional com a intenção de controlar o colesterol, por exemplo, apenas terá bons resultados caso ele esteja associado a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. Isso quer dizer que você deve evitar comer carnes à milanesa, peixe frito, salsicha, salaminho, mortadela, biscoitos, bolos industrializados e queijos amarelos.

Saiba ainda que, para ser considerado um funcional ou alegar propriedade funcional, o alimento deve conter alguns componentes essenciais. Por isso, você precisa ficar atento aos rótulos dos produtos nos supermercados, principalmente dos alimentos processados.

Os ácidos graxos (conhecidos como ômega 3 e ômega 6) – são muito benéficos à nossa saúde. Eles ajudam a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (causadores de trombose) e depósitos de gordura nas artérias, diminuindo o colesterol total e ainda desempenhando um importante papel em alergias e processos inflamatórios.

Você pode encontrar os ácidos graxos com facilidade em óleos vegetais (azeite e óleos de soja, girassol e milho), oleaginosas (amêndoas e castanhas), peixes (atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha) frutos do mar, linhaça e cereais.

E então, vamos melhorar nossa alimentação?

Texto: Proteste

Leia também no Blog:

Cuidado com o Colesterol alto!

Os benefícios da Castanha do Pará

 

O poder nutritivo da banana

Ela é cultivada em 130 países. uma variedade imensa, indo da prata, ouro, terra, maça e nanica. Ela é consumida de diversas formas pelos brasileiros, e possui um alto valor nutricional.

Mas será que as pessoas têm noção do bem que a fruta faz para a saúde? Convidamos a nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, para nos dar um motivo para incluir incluir a banana no cardápio, e ela nos de 6. Vamos a lista?

Banana: O amarelo que faz bem.                                                       Imagem: Reprodução

 

1 – Possui triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e regula o sono.

2 – Rica em fibras e, combinada com aveia, granola, flocos de milho e mel, traz maior sensação de saciedade.

3 – Pelo fato de a fruta ter aproximadamente 70% de água em sua composição, ela é digerida em tempo normal, derrubando mitos de que a sua digestão é demorada.

4 – Tem maior concentração de frutose, o que dificulta picos de glicose.

5- Quanto mais verde, mais contribuirá para o bom funcionamento do intestino.

6 – Quanto mais madura, mais antioxidantes terá, ajudando a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Créditos: Grupo Imagem

Técnicas para se manter calmo antes das provas

Desde a pré escola até a idade adulta somos sujeitos a testes e é normal se sentir insegurança e com medo, principalmente quando algo é muito importante para nós e que só depende de nós mesmos. As provas são sempre motivos de preocupação, porém, nem sempre tal preocupação pode nos ajudar a enfrentar os possíveis avaliações.

Escola, Faculdade, OAB, ou Concursos, não importa qual etapa você está. É válido saber que para que você obtenha sucesso é necessário calma e paz. Quando seu corpo está em equilíbrio e calmo, ele tem uma maior probabilidade em solucionar problemas e até mesmo raciocinar melhor. Por isso, para que a pressão sobre essas datas não deixe afetar seu desempenho, listamos algumas técnicas que serão muito úteis para você manter o foco e a calma:

  • Proibido: rever as matérias

Você teve muito tempo para se preparar para a avaliação, e um dia antes do exame você não deve querer rever tudo e se capacitar de tudo. Isso irá sobrecarregar suas ideias e sua mente o que pode ocasionar em um certo desespero e confusão mental. Uma dica importante é fazer um cronograma de revisão uma semana antes da prova, portanto, não deve-se estudar um dia antes da prova.

blog-dos-pernes-imag2-dicas-estudar-sem-estresse-antiestresse-antiansiedade
Foto: Reprodução
  • Alimente-se e durma bem

Seu corpo precisa estar em excelência vitalidade, e você só obtém isso através da alimentação. Não fuja da sua rotina, alimente-se nos horários certos e de maneira correta, abusando das frutas e da água, evite alimentos que não está acostumado, o que você menos quer é passar mal. É muito importante também que seu sono esteja em dia, recomendam-se também que comece a tomar algum tratamento natural para melhorar o sono pelo menos uns 2 meses antes. E na véspera da prova fique em casa e priorize seu descanso, durma pelo menos 08 horas antes da prova.

  • Esteja focado

Já percebeu que nosso corpo não nos obedece em momentos que estamos muito ansiosos ou prestes a fazer algo importante, então como controlar a ansiedade? E ainda mais, a mente viaja para outro plano e nos faz pensar em coisas inusitadas. Uma dica é tentar esquecer o que virá amanhã, mantenha-se ocupado durante a véspera da data, faça uma atividade física, uma leve caminhada ou até alongamentos relaxantes ou leia um jornal, ouça uma música, procura fazer algo que te acalme e que te mantém ligado.

  • Exercício de relaxamento

Caso sua ansiedade e nervosismo estiverem altos, pratique a meditação. Em um primeiro momento você deve deitar no chão e seu quadril e suas pernas devem estar apoiados na parede, formando um ângulo de 90º. Isso aumenta a oxigenação no cérebro. Também respire profundamente de modo constante. Após isso, feche os olhos e pense em seu potencial, que se preparou muito para essa prova, pense que você é inteligente e é capaz de vencer barreiras. Fique meditando e pensando em coisas positivas, se necessário ligue uma música calma e baixa.

Leia também: Como obter uma alimentação balanceada.