O que esperar do Amanhã? Como podemos juntos construir o Amanhã que queremos? Qual o papel de cada um e do Museu neste Amanhã?
Essa é a proposta do Museu do Amanhã: Interagir com o passado, o presente e o futuro numa experiência virtual.
E que eu mais gostei é que o #MuseudoAmanhã é para todos. Há de fato, muita Inclusão, Diversidade e Cultura. Aproveite os painéis interativos, as placas em Braile e os vídeos em audiodescrição e/ ou em Libras.
Que experiência fantástica, amei demais!
Créditos de Fotos: @blogdospernes, @thaisphotographer e @th.oliver_.
Fundado em 1947, por iniciativa de Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido como MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localizado na cidade de São Paulo, em plena Avenida Paulista, em um edifício famoso pelos quatro enormes pilares vermelhos.
Ao longo de sua história, destacou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática, possuindo a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina evidenciando obras relativas a artes italiana e francesa.
No primeiro e segundo andar, está exposto o acervo do Masp, que embora seja um museu especializado na história da arte internacional, o acervo do MASP conserva momentos de grande intensidade das artes no Brasil, como Aleijadinho, Pedro Américo, Almeida Júnior, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Cândido Portinari, entre outros.
Estive em março lá e no subsolo, está a exposição de Agostinho Batista de Freitas. Lindos quadros da Avenida Paulista e Cidade de São Paulo, mas com evidência o MASP. Linda que vale a pena a visita, e foi a parte que mais gostei, vamos aos flashes?
A exposição faz parte do “AVENIDA PAULISTA” que também está no primeiro andar, porem com obras de outros artistas.
Trata-se de um Museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. E é um prédio conservadíssimo e lindo por fora. Além de ser recheado de obras maravilhosas pode dentro.
Sobre o acervo original da Pinacotec, ele foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.
Já fui lá duas vezes e quero voltar mais. Pois estou sempre descobrindo e conhecendo obras que não tinha visto. Alem disso, há o espaço para as exposições por temporada. De modo que sempre terá algo novo para ver.
Pina para Todos
Em outro post quero contar mais sobre algumas obras. Hoje quero enfatizar na parte educacional e inclusiva do Museu.
Então, eles tem o Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE). A Pinacotecabusca promover o acesso de grupos de pessoas com deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e transtornos mentais à Pinacoteca, por meio de uma série de abordagens e recursos multissensoriais.
As visitas educativas são realizadas por educadores especializados, inclusive em Libras – Língua Brasileira de Sinais, por uma educadora surda.
O PEPE também realiza cursos de formação para profissionais interessados em usar a arte e o patrimônio como recursos inclusivos e desenvolve publicações para o público deficiente visual e auditivo.
Para garantir a autonomia de visitação ao público com deficiência visual, foi desenvolvida a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras e um vídeo guia para o público surdo.
Então nada mais apropriado de contar a vocês a minha visita ao MIS – Museu da Imagem e Som, em São Paulo que conta a vida do empresário, comunicador e incone da televisão brasileira. Com vocês: Silvio Santos.
Das emocionantes histórias aos grandes sucessos da TV.
A exposição é a dose certa para quem é fã dos programas campeões de audiência: Qual é a música?, Show do Milhão, Em nome do Amor, Roda a Roda, Topa tudo por dinheiro, entre outros.
Fotos, cenários, revistas da época, jogos, histórias… tudo na medida certa.
A emocionante homenagem ao rei da TV, conta tudo desde seu nascimento ao desfile de carnaval — e não dá outra Silvio Santos é pra sempre!