Los Copihues – A trilha inclusiva no Chile

A Conaf – Corporación Nacional Forestal , do Chile acaba de inaugurar a primeira parte de uma trilha inclusiva na região Cerro Ñielol, em Temuco, 100% natural. E olha que legal, o trajeto vai permitir que pessoas com deficiência visual e física possam aproveitar mais a natureza.

Imagem: Reprodução/GO Outside

A trilha foi batizada de chamada “Los Copihues”, em referência ao copihue (Lapageria rosea), a flor nacional do Chile. De acordo com o CONAF a trilha tem a proposta de servir como uma “terapia florestal”, onde os indivíduos podem tocar as cascas das árvores, as texturas das folhas, sentir o silêncio que a natureza proporciona, mas também o canto dos pássaros.
Parque Nacional de Turismo Cerro Ñielol fica a 670 km ao sul da cidade de Santiago.

Nesta semana, participantes da Casa da Inclusão do Município de Freire percorreram os primeiros 200 metros da trilha inclusiva. A trilha está localizada ao lado do estacionamento do parque. O acesso é gratuito a pessoas com deficiência e seus acompanhantes

Parque Nacional de Turismo Cerro Ñielol fica a 670 km ao sul da cidade de Santiago.

Segundo o diretor do CONAF Araucanía, Julio Figueroa, a ideia é replicar a iniciativa em outras regiões do país. “Por enquanto, temos cinco trilhas inclusivas, três neste Monumento Natural, outra no Parque Nacional de Huerquehue e a última no Parque Nacional de Tolhuaca.” Arrasou!