Amanhã é 23, de novo!

Sou surdo mas gosto ou gostava de cantar. E a expressão em forma de música faz bem pra vida. Seja para animar e agita, acalmar e ou relaxar. E para mim, mesmo silenciosamente ou não muito afinado, todos os dias são dias de cantar.

E todos os dias, todos os anos, a cada mês de agosto: amanhã é 23!

Quer saber mais? Então, cantada por Paula Toller, a música fala de uma mulher que sofre de depressão no final de agosto de cada ano. O motivo? no dia seguinte (23 de agosto, daí o título) é o vigésimo aniversário de sua filha adolescente rebelde que ela não via há anos. Ela deseja beijar e abraçar sua filha, mas tem certeza de que isso não acontecerá. A filha, presumivelmente, fugiu de casa por causa de sua indiferença para com a mãe.

Imagem: Reprodução

E para quem não conhece, tem ouvir já. E essa linda música, é do disco Tomate do Kid Abelha e foi lançado originalmente em 1987 pela Warner Music. O álbum levou disco de ouro e vendeu 100 mil cópias. Som na Caixa!

Veja também o dia 22 de agosto de 2017.

Leia também:

Maio

Quando falamos SIM, e queremos falar NÃO.

Agosto e suas Cores

Instituições, Empresas e Movimentos de Conscientização e Prevenção de Doenças tem ganhado destaque da sociedade e representados em determinados meses por fitas e cores. Apesar que para muitas dessas não existem um calendário oficial sobre as cores dos meses,as campanhas são cada vez mais conhecidas, divulgadas e abraçadas pelas pessoas ao redor do mundo.

Agosto chegou, e ciente da importância do conhecimento dessas causas, trago os assuntos que encontrei na web, de modo a termos a maior quantidade de informações e engajamentos às ações. Vamos nessa?

Agosto Dourado

A campanha “Agosto Dourado” tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno. Entre eles, podemos destacar que: 

Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil.

Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda.

Projetos de lei no Brasil: Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno.

Entre eles, uma proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que estabelece punição com multa de até R$ 477 mil quem constranger uma mãe que esteja amamentando em locais públicos (PLS 514/2015). 

Para ler a matéria na íntegra, clique aquiSe liga que já começou a Semana mundial da Amamentação (01 a 07 de agosto). 

 

Agosto laranja

Como o 30 de agosto é celebrado em o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla – EM, nada mais óbvio que passar todo o mês promovendo ações, para falar sobre diagnósticos, tratamentos e sobre como conviver com a EM.

Para quem não sabe, a EM é uma doença autoimune do sistema nervoso central. Sua causa é desconhecida e embora não haja cura, existem tratamentos eficazes. Entre os principais sintomas estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função, perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).

Para ampliar o conhecimento sobre essa doença, que atinge jovens adultos no mundo inteiro, indicamos a AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, que promove diversas ações do Agosto Laranja.

Agosto Verde Claro

No início do mês de Agosto de 2016, o Grupo Erviegas através da marca da Divisão Diagnósticos: Biocare Medical lançaram a campanha: Agosto Verde Claro. Nos últimos anos, Edson Celulari,  Reynaldo Gianecchini, a ex-presidente Dilma Rousseff e a autora de telenovelas Glória Perez tiveram o diagnóstico da Linfoma.

Esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos.

A incidência de novos casos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 70 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes com esta enfermidade pode ser curada com tratamento atual.

 

O diagnóstico do linfoma é realizado pela presença de alteração nos gânglios linfáticos, que, de acordo com a localização, podem provocar sintomatologia distinta e, principalmente, pela avaliação histopatológica (avaliação em microscópio). Os gânglios linfáticos aumentam de tamanho, apresentando uma consistência tipo borrachosa. Podem disseminar-se para o fígado e para a medula óssea. 

Os exames utilizados para o diagnóstico da doença são: exames laboratoriais, biópsia do gânglio linfático acometido, radiografia do tórax, tomografia computadorizada do abdome e pelve, biópsia da medula óssea, laparoscopia para casos especiais em que permanece a dúvida de presença da doença dentro do abdome.

Agosto Azul

Em diversos estados, o mês de agosto é destinado para ações de cuidado e prevenção da saúde do homem.

O Estado do Paraná por exemplo definiu que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012).

Atualmente, as mulheres vivem mais do que os homens, no Paraná elas vivem em média sete anos a mais. Entre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice de mortes masculinas ligadas à doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inadequada.

Assim, o objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Mais cores

Agosto Verde em Palmas/TO: Com programação variada e voltada à discussão e à apresentação das técnicas e conceitos que, agregados ao agronegócio e à agricultura familiar, podem favorecer o homem do campo na Capital, acontecerá o Agosto Verde, com diversas ações previstas para o decorrer do mês.

Agosto Violeta no Shopping Anália Franco em São Paulo/SP: O Movimento Agosto Violeta surge alusivo ao Dia Nacional do Perdão, comemorado todo dia 30 de agosto. Com isso, o Shopping Anália Franco, em parceria com o Instituto Ives Ota, apoia a causa e muda suas luzes noturnas para a cor violeta podendo ser visto de diferentes pontos do bairro.

O empreendimento incentiva o movimento com o intuito de promover uma reflexão ao perdão, ação que traz benefícios à saúde física, emocional e mental.

A campanha tem como objetivo final propagar e incentivar a paz. “O mês de agosto é o mês da conscientização e o Shopping Anália Franco busca trazer maior visibilidade para o tema, para que ações de perdão sejam realizadas durante o ano todo.

Convidamos parceiros e clientes a abraçar a causa, praticando pequenas mudanças e atitudes todos os dias” afirma a gerente de marketing do empreendimento Fabíola Soares.

Viva Agosto!

Amanhã é 23

Finalmente depois de 14 anos, 17 semanas e 29 dias agosto está quase no final.

E isso me faz lembrar que “Amanhã é 23“, que além de uma data, é uma música do Kid Abelha que super gosto.

Pois há um sinal de melancolia, um sentimento de nostalgia. E aquelas esperanças que não se concretizaram? Aquele amor que não volta?

Tudo isso fala na letra. Alguns dizem que é de amor não correspondido, outros dizem que seria de pai para filho (gay), outros de mãe para filha e etc… Mas enfim a letra é linda isso ninguém pode negar. Vamos canta-la?

As entradas do meu rosto
E os meus cabelos brancos
Aparecem a cada ano
No final de um mês de Agosto…

Há vinte anos você nasceu
Ainda guardo um retrato antigo
Mas agora que você cresceu
Não se parece nada comigo…

Esse seu ar de tristeza
Alimenta a minha dor
Tua pose de princesa
De onde você tirou…

Amanhã! Amanhã!
Amanhã! Amanhã!…

Amanhã é 23
São 8 dias para o fim do mês
Faz tanto tempo
Que eu não te vejo
Queria o seu beijo
Outra vez…

Há vinte anos você nasceu
Ainda guardo um retrato antigo
Mas agora que você cresceu
Não se parece nada comigo…

Esse seu ar de tristeza
Alimenta a minha dor
Tua pose de princesa
De onde você tirou…

Amanhã! Amanhã!
Amanhã! Amanhã!…

Amanhã é 23
São 8 dias para o fim do mês
Faz tanto tempo
Que eu não te vejo
Queria o seu beijo
Outra vez…(2x)

Amanhã é 23
Faltam 8 dias prá acabar o mês
Faz tanto tempo
Que eu não te vejo
Queria o seu beijo
Outra vez…

Veja também:

Maio