Estamos “acumulando coisas”. E por isso organizar a casa é um desafio constante: itens de utilidade diária, como chaves, documentos, bolsas, mochilas, sapatos – e até mesmo roupas – podem ficar espalhados devido ao uso frequente.
O problema é que, fora do lugar, costumam gerar a sensação de “caos doméstico” e, muitas vezes, tornam sua busca ainda mais difícil, já que você nunca sabe onde está cada coisa. Segue as dicas da Kiiro, de como deixar tudo organizado:
Banheiros
Para facilitar a rotina e as atividades de higiene diárias, reúna grupos de produtos conforme seus usos em pequenos cestos. Separe os produtos pelas categorias “Rosto”, “Corpo” e “Cabelos”.
“Se os gabinetes armazenarem itens de estoque, como sabonetes, escovas e pasta de dentes, por exemplo, forme fileiras, priorizando aqueles em uso ou com data de vencimento à frente”, afirma Talita Melo, personal organizer e fundadora da Kiiro. “Desta forma, evita-se a abertura de vários produtos ao mesmo tempo, mantendo a gestão de estoque mais simples e evitando desperdícios”, aponta.
Outra dica é: evite expor perfumes e maquiagem neste cômodo, pois a umidade pode favorecer a proliferação de bactérias e, assim, a alteração dos produtos. Esses itens devem ser armazenados em caixas tampadas ou nos armários, especialmente os pincéis de maquiagem.
Cozinha
O grande desafio deste cômodo é otimizar o espaço dos armários mais altos e profundos. Então, para facilitar, a dica é usar produtos organizadores, como aramados e prateleiras multiuso.
Outra dica importante é também fazer a divisão dos produtos e alimentos por setor, otimizando a despensa. Cestos para setorização também ajudam a manter tudo ao alcance das mãos: você pode separar cestos para grãos, farináceos, molhos, massas e assim por diante. Além de deixar a organização mais simples, os cestos são ótimas ferramentas para manter a qualidade dos alimentos por mais tempo.
Já para organizar os recipientes plásticos que são destinados a guardar comida fresca na geladeira, mas não estão sendo usados, agrupe-os um dentro do outro, conforme o formato: retangulares, quadrados ou redondos, isolando as tampas por tamanho e cor, por exemplo.
Sala | HomeOffice
A dica mais importante é: “tenha uma ‘caixa de entrada’ para correspondências e item que tem que estar sempre à mão, como chaves do carro, da casa e os celulares”, indica Talita. Isso vai facilitar, e muito, na hora de sair de casa com pressa.
E, possivelmente, neste cômodo algumas coleções vão merecer atenção, como livros, CDs e DVDs. Escolha algum tipo de metodologia, como ordem por gênero ou alfabética, por exemplo, para organizar sua coleção e facilitar na hora de buscar aquele título que você tanto deseja.
Quarto de adultos
“No quarto, com certeza, guarda-roupas é o maior desafio”, diz a personal organizer. Para mantê-los sempre organizados, reserve um espaço para cada familiar. Depois, agrupe todas as roupas por categorias, como blusas, saias, vestidos, calças e shorts. As peças da estação devem sempre estar nos espaços mais nobres do armário, ou seja, ao alcance das mãos e dos olhos.
Padronizar as dobras das peças e também os cabides que serão utilizados ajuda a ganhar espaços extras internos na altura e na largura do guarda-roupas. Caixas e sacos à vácuo otimizam ainda mais a utilização do armário.
Quarto de crianças
Se for compartilhado por crianças de diferentes faixas etárias, a organização deste cômodo pode se tornar ainda mais importante. “A dica é agrupar categorias afins, como jogos, pelúcias e cia, usando caixas coloridas ao alcance de cada um, assim, além de facilitar o acesso, você estimula o senso de ordem desde sempre. E a dica mais valiosa para a criançada é: chegou brinquedo novo, dê um antigo a outra criança e faça ela feliz como você”, ressalta Talita.
Jardim e Área de Serviço
“Geralmente, nestes ambientes, costumamos juntar tudo aquilo que não cabe nos demais cômodos da casa. E, justamente por isso, a setorização precisa ser eficaz”, ressalta Talita.
A dica é: coloque na mesma caixa organizadora tudo que for relacionado ao seu animalzinho, bem como, separe tudo que for produto de limpeza ou relacionado à manutenção da casa. Algumas categorias de divisão que podem ser replicadas são: “lavadoria e passadoria”; “limpeza dia a dia” e “limpeza especial” ou mesmo “áreas secas” e “áreas úmidas”.
Além disso, a regra do estoque dos banheiros também é aplicável aqui: à frente o que está em uso e que vencerá mais rapidamente.
Manutenção da organização
Talita Melo aponta que a técnica “Operação Visita” é essencial para manter tudo organizado de forma rápida no dia a dia. Em apenas 15 minutos antes de iniciar a faxina ou a manutenção da casa, recolha os itens espalhados em um cesto e, depois, realocando-os em seus devidos lugares durante esse tour. Para se condicionar a tornar o hábito rápido e indolor a dica é usar o cronômetro do celular e selecionar suas músicas preferidas.
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