Regulamentação do Uber em Goiânia

Veja que legal gente, a Prefeitura de Goiânia publicou o Decreto 2890 / 2017, que detalha algumas das obrigações regulatórias específicas para as empresas de aplicativo, como a Uber, e os motoristas parceiros.

Esta segunda, a Uber entregou à Secretaria Municipal de Trânsito e de Transporte o Pedido de Credenciamento, demonstrando o comprometimento da empresa em relação ao cumprimento dos requisitos estabelecidos no Decreto.

A partir do credenciamento, será possível ver em cada recibo digital de viagem um novo item, chamado “Taxa Municipal”. Um adicional de R$ 0,10 por km será cobrado por viagem e repassado à Prefeitura de Goiânia.

Por exemplo, uma viagem de 5,3 km (como da Praça Cívica ao Shopping Flamboyant), que custa em média R$ 10,90, passará a custar R$ 11,43 compostos da seguinte maneira:

  • Preço inicial: R$ 2,50
  • Preço por km: R$ 1,20 x 5,3 km = R$ 6,36
  • Preço por min: R$ 0,17 x 12 min = R$ 2,04
  • Taxa Municipal: R$ 0,10 x 5,3 km = R$ 0,53

A Uber acredita que Goiânia deu um passo em direção a uma regulação para a mobilidade urbana compartilhada no Brasil. Hoje, a Uber reafirma que segue com sua missão de oferecer, ao simples toque de um botão, uma opção de mobilidade acessível e eficiente para seus usuários.

Nem tudo são flores, mas fiquei feliz por essa conquista. E você, ainda não tem cadastro na Uber? Que tal ganhar R$ 5 GRÁTIS nas duas primeira viagens? Use o código z4njx19aue  e garanta seu desconto.

Leia também:

Minhas novas experiências com a Uber

Requisitos para avaliar sua viagem com o Uber

Minhas novas experiências com a Uber

Desde que o serviço do Uber começou aqui em Goiânia eu virei fã, e  sempre que posso uso, inclusive já fiz vários posts sobre o serviço, sobre como ganhar viagens e sobre como podemos avaliar nossas experiências.

E  defendo a empresa, o serviço, e o direito que temos de ir e vir.

Mas confesso, que nas minhas experiências, o serviço uber piorou muito. Pois o que eu costumava dar 4 a 5 estrelas, em geral está ficando 3, 2 ou 1 estrela. Os motoristas não são mais tão educados, quando no inicio do serviço na cidade, nem sequer abrem a porta, chegam antes do tempo previsto (até mesmo fora de horários de pico), e embora não sejam obrigados não oferecem mimos, e nem ligam o ar, ou perguntam o caminho. Alguns até utilizam determinado caminho, mesmo quando indicamos outro.

Além disso, o atendimento com o suporte caiu, e muito. Sempre que preciso resolver um problema, recebo respostas padronizadas que não resolvem minha situação ou não estão de fato diretamente relacionadas com assunto que quero tratar. Estou de certa forma insatisfeito com o serviço em geral. E meu número de telefone ainda está desatualizado, e a meses já pedi atualização. Todas as vezes fui informado que estava sendo atualizado, que seria necessário aguardar.

Além disso, como surdo nunca recebi um tratamento diferenciado ou no mínimo respeitoso dos motoristas. Ou seja até os surdos são tratados como ouvintes por uma empresa internacional. Se é necessário entrar em contato com o motorista, apenas é feito por telefone, o que torna inviável para mim que não escuto.

Mas entrei em contato com o suporte da empresa neste feriado, falando dos assuntos elencados acima, confiram na integra a resposta:

Olá, Thiago.

Sentimos muito em saber que você tem tido experiências com os motoristas parceiros da maneira que relatou.

Sabemos que você é um usuário assíduo de nossos serviços. Entendemos que por utilizar o aplicativo tão constantemente como você usa, é importante que as viagens que você faça sejam no mínimo, confortáveis. Agradecemos pelo seu tempo em nos escrever.

Nossos parceiros são notificados sempre que algum evento atípico ocorre em suas viagens ou quando cortesia e profissionalismo não são observados durante seu tempo de serviço. Sempre que possível, tentamos também reciclá-los e lembrá-los de posturas que devem ser tomadas quando um de nossos usuários é tranportado. Infelizmente, está fora de nosso controle observar durante todo o tempo se as condutas esperadas estão sendo cumpridas. É neste momento que usuários como você, são nossos olhos e ouvidos nas ruas.

Garantimos que suas avaliações acerca dos motoristas são importantes para que você se conecte outras vezes a quem você deu uma boa nota, ou por outro lado fique “invisível” para com quem você não teve uma boa experiência; Avaliações feitas no aplicativo são sigilosas. Um motorista não saberá qual nota você deu a ele.

Nós também sempre estamos abertos e dispostos a escutar seus relatos sobre suas experiências negativas com nossos parceiros a fim de educá-los, após o ocorrido e, quiçá, tomar medidas necessárias que revogam o acesso do parceiro à plataforma.

O respeito e o cultivo à diversidade, bem como à acessibilidade fazem parte das políticas da Uber, já que prezamos que nosso serviço que tem como função conectar parceiros a toda gama de usuários. Situações que coíbam ou diminuam nossos usuários não são endossadas por nossa empresa.

Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queira nos dizer, estamos à sua disposição.

Atenciosamente.

Gostei da resposta, foi muito profissional e respeitosa, e até concordo em parte.

Mas não recebi resposta sobre a atualização do meu número e nem da situação de quando é necessário entrar em contato com o motorista. Mas qualquer forma, não vou desistir e cobrar e buscar um serviço de qualidade, pois estou afinal, “eu tô pagando”.

E você, ainda não tem cadastro na Uber? Que tal ganhar R$ 10 GRÁTIS nas duas primeira viagens? Use o código z4njx19aue  e garanta seu desconto.