“Carrossel representa cerca de 70% dos artigos administrados por nosso setor”, afirma Fernanda Brozinga, executiva de contas da área de licenciamento. Em geral, esses itens evaporam das prateleiras em poucos dias. A Cacau Show, por exemplo, espalhou seis bilhetes dourados em um lote de 200.000 tabletes de chocolate, a 4,50 reais cada um. Os cupons davam direito a uma visita à linha de produção da indústria e às gravações da novela, nos moldes da trama do clássico filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971).
Numa jogada de marketing espertalhona, para dizer o mínimo, colocaram um dos personagens da trama (Jaime) comendo o tal chocolate e encontrando, facinho, facinho, o tal bilhete premiado — depois dessa, que pai consegue convencer o filho de 5, 6 anos de que a probabilidade real de achar outro dentro da embalagem é de 1 em 33.000?
O produto sumiu das lojas em vinte dias, o que acabou rendendo uma encrenca com o Procon, que ordenou a retirada do comercial de televisão do ar. “A quantidade disponibilizada já foi 30% maior do que o normal e nem assim demos conta”, explica o dono da empresa, Alexandre Costa.
Lançado em 1º de agosto, um álbum de figurinhas teve 150.000 unidades despejadas nas mãos dos consumidores. “É o nosso maior sucesso da linha de entretenimento, só fica atrás do futebol”, conta o diretor-presidente da Panini no Brasil, José Eduardo Severo Martins.
A Estrela, por sua vez, vendeu 100.000 bonecos dos personagens Cirilo, Maria Joaquina, Valéria e Carmen. “Acho que podemos chegar a 500.000, o que representaria um lucro de 15 milhões de reais e seria o nosso maior sucesso na década”, projeta o diretor de marketing, Aires Leal Fernandes.
A área musical lucra da mesma forma com a trama. O CD com a trilha sonora vendeu 120.000 cópias, o dobro do que era previsto inicialmente. “Estamos ameaçando a hegemonia da cantora Paula Fernandes no primeiro lugar em vendas no país”, diz o produtor musical Arnaldo Saccomani. Uma segunda versão, com novas músicas, e um DVD com clipes musicais dos personagens serão lançados em outubro: a expectativa é que os três produtos cheguem a 500.000 unidades vendidas.
O mais inusitado é que o auê causado pela criançada vem a reboque de uma fórmula naaaaada original: “Carrossel” é um remake quase idêntico de uma novela mexicana produzida nos anos 80 e já exibida pelo próprio SBT em 1991 e 1995.
Segundo análises dos números do Ibope, ela tem conseguido atrair um público que estava nos canais pagos ou até mesmo longe da televisão. “A novela não é maravilhosa, é apenas correta, mas faltam boas opções de atrações infantis, o que abre espaço para esse fenômeno”, diz José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente de operações da Rede Globo.
Apostando nisso, o SBT repensa sua grade e promete destinar a faixa das 20h30 (com o horário político, o início foi antecipado para as 19h50) ao público infantil. É praticamente certo que a próxima novela, a partir de abril, seja igualmente direcionada à criançada.
“São incontroláveis, terríveis, um chuta o outro. Preciso de muito senso de humor para lidar com eles”, admite o diretor-geral, Reynaldo Boury. “O mais complicado é administrar cenas que exigem bagunça na sala de aula. Eles não entendem que a confusão tem de acabar quando a câmera é desligada”, completa a diretora de elenco, Marcia Italo.
Para ajudar a controlar os ânimos da turma, o SBT conta com uma profissional que acompanha o comportamento de cada “aluno”. Ela produz uma espécie de boletim, em que são avaliados itens como atenção, obediência e respeito à autoridade, entre outros. “Faço anotações diárias e depois entrego o relatório mensal a todos eles, enfatizando os pontos em que precisam melhorar”, afirma a psicóloga Rosa Maria Naccarato Szwarcberg.
Os problemas de administração do grupo são agravados pelo fato de as crianças só poderem trabalhar por seis horas diárias (14h às 20h, nesse caso), segundo acordo firmado com o Conselho Tutelar. Isso faz com que a equipe grave meio capítulo por jornada, metade do que é recomendado para novelas. O resultado é um déficit permanente: na época da estreia, a produção tinha seis meses de episódios prontos; hoje são apenas três meses.
Além de gravarem de segunda a sábado nos horários em que não estão no colégio (o de verdade), os atores mirins — eles recebem cerca de 5.000 reais mensais fixos para participar da novela, mas com os ganhos de publicidade e venda de produtos esse valor pode dobrar — encaram eventos extras nos dias de folga.
No domingo (26), 500 crianças esgotaram os ingressos de 15 reais para participar de um encontro com Lucas Santos (intérprete do encrenqueiro Paulo Guerra), de 11 anos, no bufê infantil Santa Bagunça, no Tatuapé. “Vim de Mairinque (a 71 quilômetros da capital) e acordei às 6h da manhã para minha filha não perder a chance de tirar uma foto com ele”, contava Sandra Moraes, mãe de Raiane, de 10 anos.
O garoto chegou ao pequeno palco montado no local por volta das 12h40, distribuiu abraços e fotografias, recebeu presentes das fãs e apresentou um número de dança ao som de uma das canções do CD da novela. “Sou muito procurado pelas meninas, principalmente pelo Facebook”, diz Lucas, que sonha em ocupar o cargo do apresentador Celso Portiolli quando for adulto.
Existem hoje mais de 100 páginas dedicadas à novela na rede social (o sucesso global “Avenida Brasil” tem cerca de vinte), que juntas concentram pelo menos 200.000 fãs. Só o “Carrossel Brasil” reúne 9.000 seguidores, além de outros 18.000 no Twitter e 7.000 acessos diários no blog.
A febre tem trazido disputas pela TV dentro dos lares. “Desde que ‘Carrossel’ começou, nunca mais consegui ver o ‘Jornal Nacional’ inteiro”, diz a relações-públicas Juliana Matheus, mãe de Anna Maria, de 6 anos, que não perde um capítulo. Ela costuma reunir amigas do colégio em sua casa para assistir aos episódios, enquanto comem pão de queijo e bombom. “Minha preferida é a Marcelina”, elege a pequena Anna, apontando a personagem meiga da trama. Pelo jeito, a criançada está no comando do controle remoto e Silvio Santos, fã de Cirilo e Valéria, rindo à toa. Rarrai.
Além disso, o fenômeno criou uma romaria ao salão de beleza da família — seu pai é cabeleireiro e sua mãe, manicure. “Vem muita gente de longe, de cidades do interior, só para conhecer o Jean. Acabam ficando decepcionados, porque ele não vai muito até lá”, diz o pai, Claudio de Campos. “Mas ninguém corta o cabelo, o faturamento continua o mesmo”, lamenta a mãe, Nilza de Fátima, referindo-se aos 3.000 reais mensais que lhe rende o negócio.
A maratona diária de Jean começa às 6h, quando acorda para ir à escola particular João XXIII, na Penha, onde já estudava. Às 12h, um carro do SBT vai apanhá-lo no colégio e, no caminho para o Complexo Anhanguera, ele lê o texto que terá de gravar à tarde. Almoça às 13h com a nutricionista Bruna Mello, contratada pela emissora, e vai para o camarim trocar de roupa. Entra no estúdio por volta das 14h e lá fica até as 20h. Uma hora depois está em casa, faz as tarefas da escola e brinca.
Mesmo em meio ao furacão que tomou conta de sua rotina aos 9 anos de idade, ele se mantém aparentemente inabalado. “O que mudou na minha vida? O meu quarto!”, exclama, com seu sorriso contagiante. Há um mês, seu cantinho na casa foi repaginado, um presente entregue pelo apresentador Celso Portiolli durante o programa “Domingo Legal”. O garoto ganhou uma TV de plasma, um videogame Xbox (“Ainda não usei, não tenho nenhum jogo”) e bonecos de super-heróis espalhados por todo lado. Entre o Hulk, o Homem de Ferro e o Thor, está lá, em um canto, o próprio Jean na versão Cirilo, comprado pela mãe há poucos dias e ainda na caixa.
O sucesso de “Carrossel” surpreendeu muitos profissionais de televisão até dentro do próprio SBT, mas não é inédito. Sua versão original, produzida pela Televisa, do México, no fim dos anos 80, foi apresentada pela emissora em duas ocasiões, ambas com sucesso parecido ou até superior. A primeira exibição, entre maio de 1991 e abril de 1992, teve média de 16 pontos de audiência; a segunda, entre julho de 1995 e fevereiro de 1996, ficou nos 12 pontos.
A trama da atual produção nacional é quase idêntica à estrangeira. Não só os personagens são os mesmos como também diversos episódios seguem enredo similar. A atriz que interpretava a professora Helena, a mexicana Gabriela Rivero, visitou o Brasil em 1991 com status de estrela internacional, sendo recebida até pelo então presidente Fernando Collor. “Eu acompanhei a primeira versão, tinha por volta de 10 anos”, diz a atual dona do papel, a brasiliense Rosanne Mulholland, que ainda não conquistou fama semelhante.
A roteirista da novela, Iris Abravanel, conta que vai apimentar a trama com uma professora substituta mais cruel que a original. A mulher de Silvio Santos faz suspense e promete inovar no final da novela, previsto para março. “O Silvio era resistente às mudanças, mas ganhei autonomia com os bons resultados.”
SUCESSO DE VENDAS
A prova de que a criançada embarcou no Carrossel
Lançado em 1º de agosto, o álbum teve sete reimpressões pela Panini, que trabalha nos fins de semana para suprir a demanda
200.000 tabletes de chocolate
Em vinte dias, o produto lançado pela Cacau Show esgotou-se. Nos chocolates havia seis “bilhetes premiados”, que davam direito aos sortudos de conhecer o elenco e a fábrica
30.000 livros-diário
Foram vendidos pela Editora Online
50.000 maletas com oito livros e um CD
120.000 CDs
A Building Records prepara o lançamento do segundo CD para o Dia das Crianças (70.000 cópias já estão pré-vendidas)
500.000 bonecos
Número de unidades enviadas às lojas por quatro fabricantes
PAIS, PREPAREM O BOLSO
Os novos produtos que serão lançados
■ Cara a Cara, da Estrela: nas lojas em setembro, por R$ 69,90
■ Caderno da Tilibra: capas com a vilã Maria Joaquina
■ O uniforme da Escola Mundial, da Fantasias Sulamericana: R$ 89,90 o masculino e R$ 129,90 a versão para as meninas