Por que ser feliz apenas no carnaval? – por Elaine Ribeiro


Máscaras serão usadas. Bandeiras serão levantadas e balançadas. Serpentinas e confetes serão jogados ao ar. O som de pandeiros, tamborins, surdos e baterias vibrarão. Neste feriado de Carnaval, cada um decide como quer passar, mas é importante nunca esquecermos, nossos princípios, valores e nossas crenças nesses dias.

E também não menos importante nunca podemos esquecermos de quem realmente somos. E nossos amigos? Serão terão o poder de nos influenciar? Lembrem-se que máscaras podem ser usadas, mas uma hora podem cair, por isso cuidado, Seja feliz e esteja alerta, o ano todo. E ele só está começando. 

Falando um pouco mais sobre a data, reproduzo na íntegra o artigo de Elaine Ribeiro sobre a data, pois achei bastante interessante. E espero que gostem:

Carnaval: tempo de diversão, de folia, e para muitos, dias de extravasar e de colocar todas suas energias nestes 4 ou 5 dias de comemorações. Muitos preparam-se o ano todo para o Carnaval. Roupas, viagens, blocos carnavalescos e todo o aparato do marketing que leva o consumo para esta época do ano.

É uma festa tradicional, que movimenta milhões em recursos para a economia do Brasil. Para tantos outros, tempo apenas para descansar e de buscar totalmente o contrário do que muitos desejam: a tranquilidade.

Vivemos um tempo onde tudo sugere uma urgência e uma necessidade de exposição e intensidade. As redes sociais estão aí e como uma vitrine, expõe tudo e todos que nela se colocam, ou mesmo aqueles que não se colocaram e são alvos daqueles que tudo fotografam ou filmam.

A reflexão para este tempo é: será que a felicidade só mora nestes 5 dias do ano? Será que ao final de tanta intensidade e entrega, você se sente completo, ou acaba estes dias com a sensação de ter exagerado na dose? Claro que a liberdade e a capacidade de reflexão pertence a cada um. Porém, é importante pensar quais são as consequências no pós-carnaval.

As fantasias assumidas nesta época podem envolver as pessoas com o evento. É como se fosse um tempo de liberdade e de rituais como forma encontrada pela sociedade de esquecer o mundo real e fixar-se num local onde a imaginação impera. É como se uma necessidade seja imposta e mergulhada nas brincadeiras, na sensualidade, no prazer, e num estado de alegria.

Imagem: Reprodução/Canção Nova

Mas, por estarmos em sociedade, um dos aspectos a serem avaliados é a pressão que se faz sobre aqueles que não gostam destas comemorações e para eles é sugerido que precisem estar ali, felizes e foliões, com máscaras ou vestimentas típicas, bebendo muito ou fazendo tudo o que é possível em 5 dias.

A atenção que se deve dar então é: por que agir assim? Por que preciso ir ao encontro do que a massa quer e me envolver indiscriminadamente com Carnaval? Se pudéssemos olhar a fundo o que a festa representa, ela vai muito além dos 5 dias de folia. Comportamentos tipicamente privados, são expressos através das fantasias, máscaras e festa. Aquilo que é vergonhoso, que nos causa medo ou desconforto, pelo contexto, e pela situação, é favorecido no Carnaval.

Vale uma reflexão para que aquilo que é momentâneo não provoque depois o sofrimento e o arrependimento. Para que estejamos atentos àquilo que não condiz com o que somos ou ainda possa ser uma pressão desnecessária do grupo sobre o nosso comportamento. Não deixe de ser quem você é para ser conduzido pela “levada do bloco”.

*Elaine Ribeiro é psicóloga clínica e organizacional da Fundação João Paulo II / Canção Nova.
www.elaineribeiropsicologia.com.br

Twitter: @elaineribeirosp

Veja também o que vestir para curtir ou não o Feriado:

Plus Size Masculino: Para curtir ou fugir do Feriado!


Deixe uma resposta