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Correios promovem o Bem Estar em Goiânia

Foi realizado ontem, no Espaço Cultural do edifício-sede dos Correios em Goiânia/GO, o lançamento oficial do projeto piloto Clube de Corrida, Caminhada e Ginástica Funcional.

Em parceria com a Top Eventos, o projeto do Clube de Corrida, é uma ação do Programa de Bem-Estar no Trabalho que busca promover saúde e qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas e da adoção de hábitos saudáveis.

Parte dos coordenadores e participantes do projeto
Clube de Corrida, Caminhada e Ginástica Funcional. – Foto: CORREIOS/GO

Todos os participantes receberam as principais informações sobre as atividades, avaliações físicas e consultas com a nutricionista, e serão avaliados por profissionais e professores do departamento de Educação Física e Nutrição da Estácio, antes dos inícios das atividades.

Após a reunião, foi servido um lanche com mini sanduíches saudáveis, suco e salada de frutas. Estive lá para acompanhar a novidade pois quero e pretendo participar das atividades. Em breve trago mais informações!

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TecFit Marista – A academia sem Peso


Evolução e Revolução são itens que a tecnologia e a inovação nos proporcionam. E graças a elas podemos nos conectar ao que tem de melhor no mundo em tempo real.

E falando em tecnologia relacionada à saúde e  em revolucionar e evoluir os treinos de pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, a TecFit trouxe para o Brasil os avanços da XBody Newave, uma tecnologia de treinamento sem pesos.
O interessante nessa experiência é que uma sessão de treinamento com o XBody, podem ser estimulados simultaneamente até 350 músculos superficiais, profundos e médios. E ela promete trazer grandes vantagens, entre tantas, é que em apenas 8 sessões dinâmicas, agradáveis e adaptadas a cada pessoa, já é possível ver os primeiros resultados.
A TecFit já abriu as portas em São Paulo, Rio e Paraná, e agora chegou a vez de Goiás, mas especificamente na nossa linda Goiânia.
Ao me oferecem uma aula experimental gratuita, para o segundo dia de funcionamento da unidade TecFit Marista fui até lá para conhecê-la. Vamos comigo?
— Primeiras impressões:
    • Para os que me acompanham sabem que eu sofro muito pelo fato de muitas empresas que se dizem sérias não possuírem um suporte de atendimento apropriado para um surdo, sim aquele aparelho que você nunca viu falar ou nunca viu ninguém usar trata-se do TDD, que além de ser uma tecnologia de 1964, não é mais útil, como falei disso aqui. Com a TecFit Marista eu não tive esse problema, pois disponibilizam o WhatsApp para atendimento. Nota 10!
Chegando no local com um pouco de receio sabe-se lá por qual motivo, logo me senti à vontade graças aos esforços e boas vindas da simpática recepcionista, e do atendimento individual recebido por parte do professore personal trainer Agrício.
Um ponto alto é que todos que se digiram a mim, foram extremamente respeitosos e pacientes e o que me era dito, era dito num volume normal e pausadamente, e mesmo quando ainda assim eu não entendi, eles repetiam.
    • As instalações e a tecnologia pareceram-me excelentes, ponto. Além dos equipamentos modernos estarem “cheirando o novo”, a novidade vinga.
Na aula experimental grátis, recebi uma roupa específica que é adequada para o uso junto ao XBody, e que devolvi no final do treino.
Para as troca de roupas, há um banheiro lindo, limpo e completamente equipado para meu exclusivo uso: ou seja, enquanto eu estiver nele ninguém mais entra. E vai muito além que pia, vaso e ducha: que tal desodorante, sabonete, shampoo, condicionador, toalha, secador e até chapinha? E depois um armário moderno com senha a minha escolha para guardar meus pertences. Rei é rei, né?
Ponto alto: a unidade também tem um banheiro adaptado para pessoas com deficiência física. 
    • Roupa TecFit no corpo e tênis no pé, é hora de vestir o traje especial e conectar-se ao sistema. Vamos começar o treino, e se jogar nos benefícios? São eles:
Economizar o tempo: já que todos os músculos estão sendo exercitados aos mesmo tempo durante cada sessão, foi-me recomendado treinar apenas durante 20 minutos, 2 vezes por semana.
Aumentar a efetividade do treinamento: como os eletrodos estão localizados diretamente sobre os músculos e todos os impulsos são focados, todos os serão feitos corretamente.
Treinar sem riscos de lesões: Os impulsos vão estimular diretamente os músculos e as articulações não serão estressadas. Logo, não há lesões.
Aliviar e até eliminar dores nas costas: os eletrodos localizados na parte traseira do traje estimulam os músculos ao redor da coluna vertebral, reduzindo as dores nas costas relacionadas com músculos fracos e difíceis de exercitar.
Permitir um crescimento seletivo dos músculos: os equipamentos permitem escolher quais grupos musculares se deseja exercitar e com qual intensidade. Dessa maneira é possível calibrar o nível de dificuldade de acordo com o seu gosto.
Treinar de modo personalizado na medida: juntamente com o treinador e equipamentos inteligentes, se desenvolve um plano de exercícios personalizados levando em conta objetivos, limitações e gostos, e assegurando os resultados que se esteja buscando.
    • E deixando os benefícios listados um pouco de lado, a experiência XBody Newave no meu ponto de vista foi maravilhosa sim, apesar de me sentir incomodado um pouco com os impulsos eletromagnéticos no começo. O treino é bem intenso, e está muito além de algum outro que já fiz na vida numa academia, como a SmartFit por exemplo. Com toda certeza juntamente com alguns desconfortos musculares que estão dentro do esperado também me senti os efeitos positivos de ter feito uma atividade física. 
Depois da aula, foi hora de me trocar e voltar a recepção para conhecer os planos e valores. E sinceramente a proposta é muito boa mas infelizmente para mim o investimento fica bem acima das possibilidades, e acredito que está ao alcance de pessoas com um estilo de vida mais confortável. Mas também acredito que os benefícios são rápidos, reais e comprovados, e que todo o investimento feito deva retornar em forma de benefícios para pessoas como eu buscam uma melhor saúde física e principalmente mental.
Possível oportunidade de melhorias: Banheiro adaptado para pessoas com deficiência física. 
Tome nota: O site Curta Mais por Menos oferece gratuitamente a matrícula e a roupa especial TecFit, para seus assinantes premium que fechar qualquer plano na TecFit Marista. Aproveitem!
Serviço: Academia sem Peso
Onde: TecFit Marista 
Rua 1129, Quadra 234 Lote 4 (Esquina com Rua 1129.
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Exercícios Físicos para se fazer em casa

Reprodução/ Organize sem Frescuras

De todas as incertezas na nossa vida, uma é certa: Quem acha que ouvir, “eu te amo” é bom, nunca ouviu; “como você emagreceu”. 

Pois é, todo mundo quer ter uma melhor qualidade de vida, de modo que sempre estão atrás de dicas para emagrecer, e para viver melhor e se for economizar, melhor ainda.
Por isso, o nosso parceiro Givanildo Matias, Personal Trainer e Educador Físico especializado em emagrecimento e condicionamento físico, criou um treino que pode ser feito em casa, por pessoas iniciantes*, usando itens que todo mundo tem.
Então vamos sair do chão? Confira os treinos e que venha uma vida mais feliz e mais significativa:
Exercício 1: Aquecimento: Corrida Estacionada
Duração: 30 segundos
Como fazer: Em pé, corpo ereto, cotovelos flexionados, corra sem sair do lugar, por apenas 30 segundos, em velocidade lenta para moderada. Respeite o limite do seu corpo.
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 2: Agachamento com cabo de vassoura
Duração: 30 segundos
Como fazer: Em pé, afaste os pés, um pouco além da largura do corpo, pontas dos dedos para frente. Apoie as mãos no cabo de vassoura, que deve estar a sua frente, e realize o agachamento, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus com o chão. Não desça mais e mantenha a coluna e o pescoço eretos, olhando para o horizonte, com os braços na mesma posição, segurando o cabo de vassoura.
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 3: Tríceps Francês com garrafa pet
Duração: Dez movimentos com cada braço
Como fazer: Em pé, pés afastados na largura do corpo. Segure uma garrafa cheia de água (de 500 ml) ou um pacote de feijão na mão direita. Eleve os braços acima da cabeça e segure o cotovelo direito com a mão esquerda. Faça movimentos de elevar e abaixar a garrafa de água, transportando-a por trás da cabeça. Repita o movimento dez vezes. Faça o mesmo com o outro braço.
Descanso:30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 4: Polichinelo
Duração: 30 segundos
Como fazer: Em pé, corpo ereto, pés próximos, braços ao lado do corpo, cabeça reta, prepare-se para saltar.
Realize saltos, sem intervalo, abrindo as pernas e elevando os braços acima da cabeça, até os polegares se encontrarem (como na foto).
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 5: Rosca Arnold (para o bíceps) com pacote de feijão ou açúcar
Duração: Dez movimentos
Como fazer: Em pé, pés afastados na largura do corpo. Segure uma garrafa cheia de água (de 500 ml) ou um pacote de feijão (ou açúcar, ou arroz, qualquer um de 1 kg) em cada mão. Com as palmas viradas para cima, eleve apenas os cotovelos (mãos em direção aos ombros), em dez suaves movimentos. Cuidado para manter o braço parado, apenas o antebraço se move.
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 6: Abdominal chunch com elevação de pernas
Duração: 30 segundos
Como fazer: Deitado de costas numa superfície reta (colchonete ou piso), coloque as mãos sob a cabeça, com os cotovelos alinhados aos ombros. Eleve os joelhos na altura da cintura e forme um ângulo de 90 graus com as pernas, mantendo os dedos dos pés apontados para cima (como na foto). Contraia o abdômen.
Eleve levemente o tronco, sem forçar o pescoço ou os braços: quem deve trabalhar é seu abdômen, que está contraído. É importante tentar não mexer muito as pernas neste exercício, elas são o apoio para você trabalhar os músculos abdominais.
Descanso:30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 7: Flexão de tronco com garrafa pet ou pacote de alimento
Duração: Dez movimentos
Como fazer: Em pé, pés afastados na largura do corpo. Segure uma garrafa cheia de água (de 500 ml) ou um pacote de feijão em cada mão. Flexione o tronco, levando as mãos em direção aos pés. Desça lentamente, sem forçar a coluna ou flexionar os joelhos. Volte à posição inicial lentamente. Repita o movimento por dez vezes.
Descanso:30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Sobre Givanildo Matias
O Educador Físico Givanildo Matias, fundador da rede de academias Hiit20, é graduado em Educação Física pela UNICID, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pelo ICB-USP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, palestrante, colunista de veículos de comunicação e autor do livro “Personal Trainer – Como Alavancar suas Vendas e Gerir seu Negócio”. Empreendedor, Matias criou a Test Trainer, primeira rede de franquias de personal trainers do Brasil e, agora, inicia a expansão por franquias da Hiit20, primeira franquia especializada em emagrecimento do Brasil.
*Como todo exercício físico, este também precisa de orientação médica para ser praticado e quem tem lesões nos joelhos, coluna ou ombro, são hipertensos, cardíacos ou possuem outras contraindicações médicas precisam ser avaliados por seus médicos antes de aderirem à modalidade.
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Entenda a Depressão – Os sintomas

Olá, vamos entender um pouco mais a respeito da Depressão?

A depressão se manifesta de diversos modos, de acordo com a pessoa.

Pode haver casos que os sintomas emocionais de tristeza, desânimo, falta de interesse sejam mais ou menos intensos e em outros a depressão pode se manifestar-se sobretudo de forma física como dores, alterações no sono, falta de energia, fadiga.

Os sintomas que geralmente estão associados à depressão são a tristeza, a baixa autoestima e a falta de interesse. No entanto, de acordo com certo estudo as dores de cabeça, nas costas e ombros, e as dores generalizadas são também exemplos de sintomas físicos dolorosos que afetam em média 65% das pessoas deprimidas. Fizemos uma pesquisa e relacionamos abaixo um dos principais sintomas, que tal conhece-los melhor?

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Humor Deprimido: O indivíduo com o humor deprimido ocasionalmente se apresenta triste, denota sinais de desesperança e descrença em si mesmo. O pessimismo é uma característica marcante nestes casos, pois o indivíduo entende que a vida lhe ofereceu obstáculos insuperáveis. Em alguns casos queixas somáticas, indiferença ou ansiedade são descritas no lugar do sentimento de tristeza.  A vida parece não ter mais sentido e há a presença de uma anestesia afetiva. Algumas características como expressão facial carregada, rugas fortes, olhos lacrimejantes e aspecto descuidado são muito presentes. Não há regras, mas normalmente o humor deprimido é mais forte pela manhã, aliviando um pouco ao longo do dia.

– Perda de interesse e prazer: A perda do interesse ou prazer frequentemente está presente pelo menos em algum grau. Os indivíduos costumam relatar a perda de interesse por atividades que anteriormente despertavam prazer, incluindo as atividades profissionais, sexuais ou mesmo algum tipo de lazer.

images– Alteração no apetite: O apetite normalmente fica reduzido, mas há casos em que ele aumenta significativamente. Nos casos de aumento do apetite o indivíduo privilegia alguns alimentos específicos, tais como doces ou carboidratos em sua dieta. Em casos graves, a perda ou ganho de peso também pode ser visivelmente percebido. A perda de peso marcante pode ser identificada através do parâmetro indicado na CID 10 – perda de 5% ou mais do peso corporal no mês anterior.

– Perturbação do sono: O indivíduo pode apresentar insônia intermediária, terminal ou inicial. Insônia inicial é entendida pela dificuldade para adormecer. Insônia intermediária é aquela em que o indivíduo desperta durante a noite e então sente dificuldade para adormecer novamente. Insônia terminal é caracterizada por um despertar muito cedo e impossibilidade de retomar o sono. Com menor frequência a sonolência excessiva, seja noturna ou diurna, é observada em pessoas com o diagnóstico de depressão.

– Alteração nas atividades psicomotoras: As alterações incluem agitação ou retardo psicomotores e são observáveis no comportamento do indivíduo que elas apresentam. A agitação pode ser indicada por alguns comportamentos como: incapacidade de ficar sentado quieto, ficar andando sem parar de um lado para outro, agitar as mãos, manipular a pele, roupas e outros objetos ansiosamente. Já o retardo psicomotor pode ser identificado por outros comportamentos como: discurso, pensamentos ou movimentos corporais lentos, como por exemplo longas pausas antes de responder a uma pergunta, fala diminuída com volume excessivamente baixo e pouco repertório ou mutismo. É importante ressaltar que para ser utilizada como critério diagnóstico a agitação ou retardo psicomotor devem ser suficientemente graves a ponto de ser nítidos à observação de outra pessoa.

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– Fadiga: Frequentemente o indivíduo apresenta energia diminuída, cansaço e fadiga persistentes, mesmo quando não há esforço físico. Tarefas leves e simples se tornam demasiadamente exaustivas nestes casos.

– Sentimento de culpa e inutilidade: pode incluir uma avaliação negativa que um indivíduo faz de si, não reconhecendo seu valor ou potencial. Se sente culpado ou recrimina-se acerca de pequenos fracassos do passado.

Prejuízo na capacidade de pensar, atenção e concentração reduzidas e dificuldade para tomar decisões: A queixa de dificuldade de memória nestes casos também é frequente, tendem a se recuperar por completo, após tratamento adequado as faculdades do pensamento, atenção, concentração e memória.

– Ideias recorrentes de morte ou suicídio: Pensamentos sobre morte, ideação suicida ou tentativa de suicídio são comuns, porém a frequência, intensidade e letalidade destes pensamentos são variáveis. O grau de prejuízo associado com um Episódio Depressivo Maior varia, mas mesmo nos casos leves deve haver um sofrimento clinicamente significativo ou alguma interferência no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes. Quanto a este fato, somos enfáticos em dizer: NÃO recorra a ele, mesmo quando tudo parecer sem saída, pois SEMPRE há uma alternativa em vida, SEMPRE haverá uma pessoa que te ama mais que você e que pode e está louca para te ajudar.

A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 sugere que a avaliação do desempenho social e laborativa habituais de um indivíduo se torna um guia útil para a avaliação provável do nível de gravidade do episódio, pois normalmente o episódio depressivo desencadeia sofrimento ou prejuízo nas várias esferas da vida de uma pessoa.

No entanto, enfatiza a importância de se levar em consideração as influências individuais, sociais e culturais no julgamento clínico, uma vez que estes fatores podem perturbar a relação entre a gravidade dos sintomas e o desempenho social.

Nesta classificação sugerida pela CID-10, um indivíduo com episódio depressivo leve apesar de sentir-se angustiado pelos sintomas e apresentar alguma dificuldade em desempenhar as atividades laborativas e sociais não as deixa de exercer por completo. Um indivíduo com episódio depressivo moderado apresentará dificuldade considerável para continuar exercendo suas atividades. No caso de um indivíduo com episódio depressivo grave é muito pouco provável que seja capaz de exercer as atividades laborativas, sociais e domésticas.

images (4)Nos casos de depressão a dor psíquica não é só pelo que se passou, mas também pelo estado atual em que a pessoa encontra-se. É muito comum que uma pessoa deprimida deprima-se ainda mais quando se dá conta de seu estado letárgico e imóvel frente à própria vida.

A associação de fármacos e psicoterapia é a maneira mais eficaz e adequada no tratamento da Depressão, provocando melhores resultados que ambas as intervenções isoladas. Quando uma pessoa apresenta um conjunto destes sintomas e estes interferem de forma importante com a vivência cotidiana, é fundamental consultar o médico. O reconhecimento dos sintomas e o diagnóstico em fase inicial é importantíssimo e ajudam a ultrapassar a doença com maior sucesso e a minimizar o número de recaídas.

Independente do grau dos sintomas não desvalorize nenhum deles, sejam emocionais ou físicos, pois podem estar associados à depressão, principalmente se se agravarem ou perdurarem por mais de duas semanas consecutivas.

 

Sorriso

Lembre-se, a depressão tem tratamento e cura. E num próximo artigo falaremos mais sobre esse assunto de forma mais detalhada. Enquanto isso: Busque ajuda. Faça atividades físicas, recorra aos profissionais da área como psiquiatras e psicólogos, a amigos e parentes e o mais importante a Deus!

 Juntos nós venceremos a depressão e seus terríveis sintomas! Até a próxima e sorriso no rosto!

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Mais Saúde: Benefícios de fazer Atividades Físicas regulares!

No final de 2014, postei aqui que eu gostaria de melhorar minha saúde, e que em 2015 estaria determinado a me empenhar por esse objetivo.

Demorei bastante mas em 29/11/2015, finalmente me matriculei numa academia. A princípio demorei perceber os benefícios, principalmente relacionados a perda de peso, uma vez que não mudei muito minha alimentação e continuei com a mesma rotina de sempre, comendo muito bacon, doce e refrigerante e fast-food.

Saia do sedentarismo e vamos ser feliz!

Saia do sedentarismo e vamos ser feliz!

Mas apenas por praticar atividades físicas regulares (muitas vezes mais de 4 vezes por semana) coisa que eu nunca tinha feito antes, o principal benefício e que me surpreendeu além do esperado e muito além do que sempre ouvi falar: atividades físicas melhora o humor, da mais disposição para a vida e melhora a autoestima. E o melhor essa semana, em que fiz com 3 meses diretos na academia estou com quase 4 kg a menos. Lembro-me que passei do 86 kg. Hoje ao pesar estava 82,4kg. Legal né? Relacionei para vocês resumidamente alguns benefícios entre os já mencionados e outros que selecionei:

  • Autoestima lá em cima e mais disposição;
  • Perda de peso e ter uma vida mais Saudável;
  • Usar as roupas que estão guardadas e não entrava mais;
  • Qualquer roupa cair bem e não ter problema pra entrar em minhas roupinhas preferidas;
  • Deixar de ter “um rosto bonito” para “ser bonito”;
  • Me sentir mais forte e estar com o rosto mais magrinho;
  • Conseguir fazer coisas que você nunca pensou ser capaz, por estar acima do peso;
  • Mais disposição para atividades simples, como subir escadas;
  • Ser inspiração para outras pessoas;
  • Não ser mais um ponto de referência “É lá onde aquele gordinho entrou”;
  • Poder tirar foto de corpo inteiro sem murchar a barriga;
  • Sentar e não dobrar a barriga;
  • Provar pra muitos e, principalmente, pra mim mesmo, que EU CONSIGO;
  • Amor próprio e vontade de viver!

É algo “inexplicável” e surpreendente a quantidade de benefícios e indico a todos a prática de atividades físicas regulares.

Mas sei que ainda preciso focar em melhorar minha alimentação, diminuir o consumo de açúcar e gordura. Para isso pretendo continuar nas atividades físicas, voltar nas minhas médicas nutricionistas e endocrinologistas para melhorar minha dieta. Além disso firmei um acordo com outros amigos de que vamos ficar 30 dias sem refrigerante, hoje estamos no terceiro dia, o que tem sido muito fácil não. É um vício né? Mas vamos conseguir!

E vocês praticam alguma atividade física? Se sim, quais benefícios tem sentido e quais dicas que dão para quem está começando? E você, ainda sedentário?  Vamos suar a camisa, na prática de atividades físicas prazerosas e melhorar nossa saúde?

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